Fotos: Divulgação/ALMS.com
As 12 Horas de Sebring, é uma das corridas de longa duração mais famosa do mundo, a prova que é disputa há 58 anos, serviu de abertura para o campeonato 2010 da ALMS, (America Le Mans Series), e neste ano sem os bólidos da Audi na disputa, a Peugeot com seus protótipos 980 HDi dominou a corrida terminando em 1 e 2° lugar.
O trio vencedor foi Marc Gené/Alexander Wurz/Anthony Davidson, travaram uma apertada disputa com seu companheiros de equipe, se revezando na liderança por várias vezes, e ao final eles terminaram 13s817 a frente do outro carro da Peugeot guiado por Nicolas Minassian, Sébastien Bourdais e Pedro Lamy.
Para se ter uma idéia do domínio dos carros da montadora francesa o trio vencedor completaram a prova com 3 voltas a frente do terceiro colocado, o Lola B09 Aston Martin Racing pilotado por Stefan Mucke/Harold Primat/Adrian Fernandez.
Acima o protótipo da Lola e Astor Martin terceiro colocado na prova
Teve brasileiro na pista em Sebring, o experiente em provas de turismo Jaime Melo, pelo terceiro ano seguido conquistou a vitória na categoria GT2. O brasileiro disputou a prova no trio formado por Gianmaria Bruni e Pierre Kaffer, eles correram com uma Ferrari F430 GT e ficaram em 6° na classificação geral a 36 voltas atrás dos lideres.
Já na categoria LMP2, quem ficou com a vitória foi o protótipo RS Spyder da Porsche, guiado por Greg Pickett, Klaus Graf e Sascha Maassen, 4° na geral.
Na nova categoria a LMPC, que se saiu melhor foi o protótipo Oreca FLM09, de Scott Tucker/Christophe Bouchut/Mark Wilkins, eles foram 10° na classificação geral.
Enquanto que na categoria GTC o Porsche do trio Leh Keen, Juan Gonzalez e Butch Leitzinger.
Confira abaixo a classificação completa das edição 2010 das 12 Horas de Sebring:
1. Gene/Wurz/Davidson (Peugeot – LMP1) 12h00m54.362s
2. Lamy/Bourdais/Minassian (Peugeot – LMP1) + 13.817s
3. Mucke/Primat/Fernandez (Aston Martin – LMP1) + 3 voltas
4. Pickett/Graf/Maassen ((Porsche – GTC) – LMP2) + 14 voltas
5. Brabham/Pagenaud/Franchitti (Acura – LMP2) + 18 voltas
6. Melo/Bruni/Kaffer (Ferrari – GT2) + 36 voltas
7. Auberlen/Milner/Werner (BMW – GT2) + 37 voltas
8. Muller/Hand/Priaulx (BMW – GT2) + 37 voltas
9. Bergmeister/Long/Lieb (Porsche – GT2) + 38 voltas
10. Tucker/Bouchut/Wilkins (Oreca – LMPC) + 40 voltas
11. Law/Neiman/Lietz (Porsche – GT2) + 42 voltas
12. Drayson/Cocker/Pirro (Lola – LMP1) + 43 voltas
13. Brown/Cosmo/Barbosa (Ferrari – GT2) + 44 voltas
14. Krohn/Jonsson/van de Poele (Ferrari – GT2) + 46 voltas
15. Magnussen/OConnell/Garcia (Corvette – GT2) + 47 voltas
16. Beretta/Gavin/Collard (Corvette – GT2) + 47 voltas
17. Zugel/Jeannette/Julian (Oreca – LMPC) + 56 voltas
18. Gonzalez/Leitzinger/Keen (Porsche – GTC) + 59 voltas
19. Sweedler/Kapudija/Lueders (Porsche – GTC) + 62 voltas
20. Gonzalez/Diaz/Kelly (Porsche – GTC) + 63 voltas
21. Dyson/Smith/Meyrick (Mazda – LMP2) + 64 voltas
22. Rodriguez/Bieker/Friedman (Porsche – GTC) + 65 voltas
23. Robertson/Robertson/Murry (Doran Ford – GT2) + 67 voltas
24. Lewis/Vento/Aschenbach (Porsche – GTC) + 68 voltas
25. Richard/Ende/Lally (Porsche – GTC) + 85 voltas
26. Wallace/Sutherland/Hildebrand (Oreca – LMPC) + 86 voltas
27. Curtis/Sofronas/Pilgrim (Porsche – GTC) + 87 voltas
28. Sharp/van Overbeek/Farnbacher (Ferrari – GT2) + 96 voltas
29. Sellers/Henzler/Pilet (Porsche – GT2) + 112 voltas
30. Feinberg/Marcelli/Weickardt (Oreca – LMPC) + 133 voltas
31. Pagerey/Wong/Ducote (Oreca – LMPC) + 135 voltas
32. Tucker/Hunter-Reay/Gue (Oreca – LMPC) + 143 voltas
33. Gentilozzi/Goossens/Dalziel (Jaguar – GT2) + 356 voltas
34. Willman/Burgess/Ehret (Lola – LMP1) + 367 voltas