As 12 horas de Sebring teve sua primeira edição disputada em 1950 e é ao lado das 24 horas de Le Mans e das 24 horas de Nurburgring uma das provas de endurance mais tradicionais e respeitadas do mundo. Este ano a corrida foi bastante disputada com a vitória ficando nas mãos do Peugeot 908 HDI FAP da equipe independente Oreca, guiado pelo trio Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Pedro Lamy. Confira mais detalhes..
Como já se previa os Peugeot 908 iriam dominar a prova, fato que realmente aconteceu nas primeiras sete horas de corrida, porém o carro de fábrica da Peugeot pilotado pelo trio Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Pedro Lamy acabou tendo problemas deixando a liderança nas mãos do Peugeot 908 da equipe Oreca que foi guiado pelo trio Nicolas Lapierre, Loic Duval e Olivier Panis.
Equipe Oreca alias que correu com o modelo 908 do ano passado enquanto a Peugeot já usou o modelo 2011 com qual a marca francesa irá disputar as 24 horas de Le Mans deste ano.
Na segunda posição também outra surpresa, com o protótipo HPD ARX-01 equipado com um motor Honda/Acura da tímida equipe Highcroft fazendo bonito em Sebring chegando a apenas 31 segundos atrás do badalado Peugeot 908 da equipe Oreca e a 13 segundos à frente do carro de fábrica da Peugeot, o 908 HDI 2011.
A Audi que optou por correr Sebring com o R15 “+” de 2010, ao invés de usar o novo R18, teve alguns imprevistos durante a prova e não chegou a ameaçar a liderança dos Peugeot, ao final o trio da Audi Allan McNish, Tom Kristensen e Rinaldo Capello terminaram na razoável 4° posição.
Na categoria LMP2 a vitória ficou com o Lola Honda da equipe Level 5, este modelo guiado por Ryan Hunter-Reay, Scott Tucker e Luiz Dias terminou a 32 voltas atrás do líder e mesmo assim venceu em sua categoria já que os outros concorrentes sequer chegaram ao final.
Na categoria GT a briga foi boa e envolveu Ferrari 458 Italia, Chevrolet Corvette e BMW M3 GT, ao final a BMW comemorou muito ficando com o primeiro e segundo lugar, com o trio Andy Priaulx, Dirk Muller e Joey Hand vencendo, seguido pelo outro BMW M3 GT guiado pelo brasileiro Augusto Farfus Jr, em parceria com Dirk Werner e Bill Auberlen.
O brasileiro Jaime Melo JR com a Ferrari 458 da Ricci Competizione (foto acima) estava liderando nesta categoria GT quando foi deixado na mão pelo seu carro a poucas horas do final da prova.
Este ano as 12 Horas de Sebring faz parte do campeonato Intercontinental Le Mans Cup e pelo American Le Mans Series, sendo que a próxima etapa do ALMS acontece no dia 16 de abril em Long Beach.
Confira abaixo o resultado das 12 horas de Sebring 2011:
Legenda: Posição – categoria – Pilotos Equipe/Carro Tempo/Diferença
1. LMP1 Voltaierre/Duval/Panis ORECA Peugeot 12h00m28.423s
2. LMP1 Brabham/Franchitti/Pagenaud Highcroft HPD + 31.868s
3. LMP1 Montagny/Sarrazin/Lamy Peugeot + 44.502s
4. LMP1 Capello/Kristensen/McNish Audi + 5 voltas
5. LMP1 Bernhard/Dumas/Rockenfeller Audi + 6 voltas
6. LMP1 Dyson/Smith/Cochran Dyson Lola-Mazda + 8 voltas
7. LMP1 Prost/Jani/Bleekemolen Rebellion Lola-Toyota + 12 voltas
8. LMP1 Wurz/Gene/Davidson Peugeot + 17 voltas
9. LMPC Petersen/Cameron/Guasch Genoa ORECA + 20 voltas
10. GT Priaulx/Muller/Hand BMW + 20 voltas
11. LMPC Bennett/Montecalvo/Dalziel Core ORECA + 20 voltas
12. GT Farfus/Auberlen/Werner BMW + 20 voltas
13. GT Beretta/Milner/Garcia Corvette + 20 voltas
14. GT Gavin/Magnussen/Westbrook Corvette + 21 voltas
15. GT Fisichella/Bruni/Kaffer AF Corse Ferrari + 21 voltas
16. GT Bergmeister/Long/Lieb Flying Lizard Porsche + 22 voltas
17. GT Law/Neiman/Holzer Flying Lizard Porsche + 26 voltas
18. LMPC Jeannette/Gonzalez/Junco Core ORECA + 27 voltas
19. GTE Am Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari + 30 voltas
20. LMP2 Tucker/Hunter-Reay/Diaz Level 5 Lola-Honda + 32 voltas
21. GTC Pappas/Faulkner/Bleekemolen Black Swan Porsche + 33 voltas
22. GTC Enda/Pumpelly/Li TRG Porsche + 33 voltas
23. GTC Cisneros/Kauffmann/Edwards NGT Porsche + 36 voltas
24. GTC Ham/Blackett/Cumming JDX Porsche + 37 voltas
25. GTC Von Moltke/Ludwig/Norman TRG Porsche + 37 voltas
26. GT Robertson/Robertson/Said Robertson Doran Ford + 38 voltas
27. LMPC Lux/Julian/Zugel Genoa ORECA + 38 voltas
28. GT Ortelli/Mackowiecki/Deletraz Luxury Ferrari + 40 voltas
29. GTC LeSaffre/Davis/Faieta Kelly Moss Porsche + 41 voltas
30. LMP2 Mailleux/Ordonez/Ayari Signatech ORECA-Nissan + 42 voltas
31. LMP2 Barlesi/da Rocha/Lafargue OAK Pescarolo-Judd + 45 voltas
32. GTC Potter/Stanton/Marsh Magnus Porsche + 50 voltas
33. LMP2 Tucker/Bouchut/Barbosa Level 5 Lola-Honda + 52 voltas
34. GTC Sweedler/Keen/Wong Alex Job Porsche + 53 voltas
35. GT Brown/Cosmo/Bell Extreme Speed Ferrari + 64 voltas
36. GT Melo/Vilander/Salo Risi Ferrari + 66 voltas
37. GT Murry/Lazzaro/Braun Robertson Doran Ford + 71 voltas
38. GT Jones/Moran/Wilden RSR Jaguar + 76 voltas
39. GTE Am Lietz/Roda/Ried Proton Porsche + 80 voltas
Não classificados:
LMPC Nicolosi/Boon/Lueders Performance Tech ORECA 246 voltas
GT Miller/Rast/Maassen Miller Porsche 231 voltas
GTE Am Ehret/Lynn/Wills CRS Ferrari 226 voltas
LMP1 Lahaye/Moreau/Ragues OAK Pescarolo-Judd 222 voltas
GT Henzler/Sellers/Ragginger Falken Porsche 220 voltas
LMPC Moro/Mowlem/Lombard WRO ORECA 203 voltas
LMPC Dobson/Lewis/Richard PR1 Mathiasen ORECA 185 voltas
LMP1 Pickett/Graf/Luhr Muscle Milk Lola-Aston 151 voltas
LMP1 Nicolet/Hein/Yvon OAK Pescarolo-Judd 111 voltas
GTC Curtis/Sofronas/Seyffarth GMG Porsche 87 voltas
LMPC Marcelli/Drissi/Mitchell Intersport ORECA 86 voltas
GT Sharp/van Overbeek/Farnbacher Extreme Speed Ferrari 49 voltas
GTE Am Bornhauser/Canal/Gardel Larbre Corvette 37 voltas
GT Junqueira/da Matta/Servia RSR Jaguar 35 voltas
GT James/Leuenberger Panoz 19 voltas
GT Pastorelli/Schwager West Lamborghini 10 voltas
GTE Am Giroix/Goethe/Wainwright Gulf Aston Martin 5 voltas