12 horas de Sebring 2011 – Equipe Oreca vence com Peugeot

As 12 horas de Sebring teve sua primeira edição disputada em 1950 e é ao lado das 24 horas de Le Mans e das 24 horas de Nurburgring uma das provas de endurance mais tradicionais e respeitadas do mundo. Este ano a corrida foi bastante disputada com a vitória ficando nas mãos do Peugeot 908 HDI FAP da equipe independente Oreca, guiado pelo trio Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Pedro Lamy. Confira mais detalhes..

Como já se previa os Peugeot 908 iriam dominar a prova, fato que realmente aconteceu nas primeiras sete horas de corrida, porém o carro de fábrica da Peugeot pilotado pelo trio Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Pedro Lamy acabou tendo problemas deixando a liderança nas mãos do Peugeot 908 da equipe Oreca que foi guiado pelo trio Nicolas Lapierre, Loic Duval e Olivier Panis.

Equipe Oreca alias que correu com o modelo 908 do ano passado enquanto a Peugeot já usou o modelo 2011 com qual a marca francesa irá disputar as 24 horas de Le Mans deste ano.

Na segunda posição também outra surpresa, com o protótipo HPD ARX-01  equipado com um motor Honda/Acura da tímida equipe Highcroft fazendo bonito em Sebring chegando a apenas 31 segundos atrás do badalado Peugeot 908 da equipe Oreca e a 13 segundos à frente do carro de fábrica da Peugeot, o 908 HDI 2011.

A Audi que optou por correr Sebring com o R15 “+” de 2010, ao invés de usar o novo R18, teve alguns imprevistos durante a prova e não chegou a ameaçar a liderança dos Peugeot, ao final o trio da Audi Allan McNish, Tom Kristensen e Rinaldo Capello terminaram na razoável 4° posição.

Na categoria LMP2 a vitória ficou com o Lola Honda da equipe Level 5, este modelo guiado por Ryan Hunter-Reay, Scott Tucker e Luiz Dias terminou a 32 voltas atrás do líder e mesmo assim venceu em sua categoria já que os outros concorrentes sequer chegaram ao final.

Na categoria GT a briga foi boa e envolveu Ferrari 458 Italia, Chevrolet Corvette e BMW M3 GT, ao final a BMW comemorou muito ficando com o primeiro e segundo lugar, com o trio Andy Priaulx, Dirk Muller e Joey Hand vencendo, seguido pelo outro BMW M3 GT guiado pelo brasileiro Augusto Farfus Jr, em parceria com Dirk Werner e Bill Auberlen.

O brasileiro Jaime Melo JR com a Ferrari 458 da Ricci Competizione (foto acima) estava liderando nesta categoria GT quando foi deixado na mão pelo seu carro a poucas horas do final da prova.

Este ano as 12 Horas de Sebring faz parte do campeonato Intercontinental Le Mans Cup e pelo American Le Mans Series, sendo que a próxima etapa do ALMS acontece no dia 16 de abril em Long Beach.

Confira abaixo o resultado das 12 horas de Sebring 2011:

Legenda: Posição – categoria – Pilotos Equipe/Carro Tempo/Diferença

1. LMP1 Voltaierre/Duval/Panis ORECA Peugeot 12h00m28.423s

2. LMP1 Brabham/Franchitti/Pagenaud Highcroft HPD + 31.868s

3. LMP1 Montagny/Sarrazin/Lamy Peugeot + 44.502s

4. LMP1 Capello/Kristensen/McNish Audi + 5 voltas

5. LMP1 Bernhard/Dumas/Rockenfeller Audi + 6 voltas

6. LMP1 Dyson/Smith/Cochran Dyson Lola-Mazda + 8 voltas

7. LMP1 Prost/Jani/Bleekemolen Rebellion Lola-Toyota + 12 voltas

8. LMP1 Wurz/Gene/Davidson Peugeot + 17 voltas

9. LMPC Petersen/Cameron/Guasch Genoa ORECA + 20 voltas

10. GT Priaulx/Muller/Hand BMW + 20 voltas

11. LMPC Bennett/Montecalvo/Dalziel Core ORECA + 20 voltas

12. GT Farfus/Auberlen/Werner BMW + 20 voltas

13. GT Beretta/Milner/Garcia Corvette + 20 voltas

14. GT Gavin/Magnussen/Westbrook Corvette + 21 voltas

15. GT Fisichella/Bruni/Kaffer AF Corse Ferrari + 21 voltas

16. GT Bergmeister/Long/Lieb Flying Lizard Porsche + 22 voltas

17. GT Law/Neiman/Holzer Flying Lizard Porsche + 26 voltas

18. LMPC Jeannette/Gonzalez/Junco Core ORECA + 27 voltas

19. GTE Am Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari + 30 voltas

20. LMP2 Tucker/Hunter-Reay/Diaz Level 5 Lola-Honda + 32 voltas

21. GTC Pappas/Faulkner/Bleekemolen Black Swan Porsche + 33 voltas

22. GTC Enda/Pumpelly/Li TRG Porsche + 33 voltas

23. GTC Cisneros/Kauffmann/Edwards NGT Porsche + 36 voltas

24. GTC Ham/Blackett/Cumming JDX Porsche + 37 voltas

25. GTC Von Moltke/Ludwig/Norman TRG Porsche + 37 voltas

26. GT Robertson/Robertson/Said Robertson Doran Ford + 38 voltas

27. LMPC Lux/Julian/Zugel Genoa ORECA + 38 voltas

28. GT Ortelli/Mackowiecki/Deletraz Luxury Ferrari + 40 voltas

29. GTC LeSaffre/Davis/Faieta Kelly Moss Porsche + 41 voltas

30. LMP2 Mailleux/Ordonez/Ayari Signatech ORECA-Nissan + 42 voltas

31. LMP2 Barlesi/da Rocha/Lafargue OAK Pescarolo-Judd + 45 voltas

32. GTC Potter/Stanton/Marsh Magnus Porsche + 50 voltas

33. LMP2 Tucker/Bouchut/Barbosa Level 5 Lola-Honda + 52 voltas

34. GTC Sweedler/Keen/Wong Alex Job Porsche + 53 voltas

35. GT Brown/Cosmo/Bell Extreme Speed Ferrari + 64 voltas

36. GT Melo/Vilander/Salo Risi Ferrari + 66 voltas

37. GT Murry/Lazzaro/Braun Robertson Doran Ford + 71 voltas

38. GT Jones/Moran/Wilden RSR Jaguar + 76 voltas

39. GTE Am Lietz/Roda/Ried Proton Porsche + 80 voltas

Não classificados:

LMPC Nicolosi/Boon/Lueders Performance Tech ORECA 246 voltas

GT Miller/Rast/Maassen Miller Porsche 231 voltas

GTE Am Ehret/Lynn/Wills CRS Ferrari 226 voltas

LMP1 Lahaye/Moreau/Ragues OAK Pescarolo-Judd 222 voltas

GT Henzler/Sellers/Ragginger Falken Porsche 220 voltas

LMPC Moro/Mowlem/Lombard WRO ORECA 203 voltas

LMPC Dobson/Lewis/Richard PR1 Mathiasen ORECA 185 voltas

LMP1 Pickett/Graf/Luhr Muscle Milk Lola-Aston 151 voltas

LMP1 Nicolet/Hein/Yvon OAK Pescarolo-Judd 111 voltas

GTC Curtis/Sofronas/Seyffarth GMG Porsche 87 voltas

LMPC Marcelli/Drissi/Mitchell Intersport ORECA 86 voltas

GT Sharp/van Overbeek/Farnbacher Extreme Speed Ferrari 49 voltas

GTE Am Bornhauser/Canal/Gardel Larbre Corvette 37 voltas

GT Junqueira/da Matta/Servia RSR Jaguar 35 voltas

GT James/Leuenberger Panoz 19 voltas

GT Pastorelli/Schwager West Lamborghini 10 voltas

GTE Am Giroix/Goethe/Wainwright Gulf Aston Martin 5 voltas

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

3 horas atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.