Esta foi a segunda vitória de Franchitti em Indianápolis, o escocês que é o atual campeão da Indy havia ganho em 2008
fotos: IndyCar
O escocês Dario Franchitti, conseguiu neste domingo sua segunda vitória nas famosas 500 milhas de Indianápolis, o piloto da equipe Ganassi liderou boa parte da corrida, andou do jeito que queria, soube economizar combustível e no final da prova, ainda contou com a sorte de uma bandeira amarela, na penultima volta, causada pelo forte e impressionante acidente de Mark Conway (confira mais logo a seguir). Dan Wheldon ficou em 2° e Alex Lloyd foi o terceiro. Já os brasileiros não tiveram sorte. Confira em detalhes…
Hélio Castroneves largou na pole pela quarta vez em Indianápolis, o brasileiro já venceu três vezes no lendário circuito
foto: IndyCar
Os pilotos brasileiros…
Hélio Castroneves, largou na pole, mas logo no começo foi ultrapassado. Na parte final da corrida, o piloto da equipe Penske apostou em uma estratégia diferente, porém quando faltavam 8 voltas para o fim o brasileiro teve que fazer “splash and go” e acabou terminado em 9°.
Tony Kanaan também andou forte em Indianápolis, o baiano, largou na penultima posição (32°) e venho fazendo uma corrida de recuperação, somente na primeira volta, o piloto da Andretti fez sete ultrapassagens. Nas 50 voltas finais das 200 previstas, Tony chegou a andar em 2° e iria ameaçar a liderança de Franchitti, porém também precisou fazer um reabastecimento quando faltavam apenas 5 passagens. Com isso Kannan teve que se contentar com o 12 lugar.
Mario Romancini que foi o melhor estreante das 500 milhas, terminou em 14°, Bia Figueredo que também correu pela primeira vez na Indy 500, conseguiu chegar ao final na 21° posição. Já Raphael Matos, Vitor Meira, Mario Moraes e Bruno Junqueira abandonaram a prova.
Um público de cerca de 400 mil pessoas estiveram presente no circuito, para confererir a 94° edição das 500 milhas
Foto: Larry Seidman / Indycar
Como foram as 500 Milhas de Indianápolis 2010…. Em detalhes
Dario Franchitti largou em terceiro porém ultrapassou Hélio Castroneves assim que a corrida começou a engrenar logo nas primeiras voltas. Após as duas primeiras bandeiras amarelas causadas pela batida de Davey Hamilton e algum tempo depois por Bruno Junqueira, ambos ficaram na curva 2 do circuito de Indiana.
Na 17° passagem outro brasileiro abandonu, Mario Moraes tocou no muro foi para os boxes, mas não conseguiu voltar a pista.
O carro vermelho de Franchitti ditava o ritmo da corrida, enquanto Hélio Castroneves e Will Power se revezavam na terceira posição.
Pouco antes da primeira parada, Will Power, assumiu a liderança, mas teve que ir para o reabastecimento, e acabou se afobando na hora de deixar os boxes, saindo antes da hora e arrastando um pedaço da magueira de reabastecimento que acabou ficou presa em seu carro. Power, foi punido e tomou uma volta.
Enquanto Franchitti se isolava ainda mais na frente, e era agora seguido por Castroneves e Raphael Matos.
Acima Raphael Matos que fazia uma boa prova teve problemas no seu pit-stop
foto: IndyCar
A corrida continuou sem complicações até a volta 62, quando John Andretti, perdeu o controle de seu carro e provocou a quarta bandeira amarela da prova. Durante o pit-stop Raphael Matos (foto acima), que fazia uma boa corrida saiu dos boxes antes do seu mecânico haver parafusado a roda direita traseira de seu carro, Raphel rodou ainda dentro do pit-lane, a mesma coisa aconteceu com Scott Dixon, que nesta mesma parada perdeu sua roda dianteira direita. Ambos voltaram para a pista, porém o brasileiro bateu algumas voltas depois e abandonou.
Na 106 volta, Vitor Meira ficou de fora da corrida após lamber o muro com seu carro e entortar sua suspensão. Isto gerou mais uma badeira amarela e alguns pilotos não pararam o que embolou a disputa, que era agora liderada temporariamente por Tomas Scheckter, que era seguido de perto por Franchitti e Castro Neves. Quem também vinha logo atrás era Briscoe e Will Power que se recuperaram do erros nos pit-stop, Tony Kanaan também já estava andando com os líderes.
Com a relargada Franchitti logo voltou para a liderança, enquanto que os outros atrás dele, duelavam ferozmente por posições.
Após a volta 140 houve mais uma rodada de pit-stop, Tony Kanaan que já estava na segunda posição foi um dos primeiros a fazer a parada, enquanto que Hélio Castroneves, que parou na volta seguinte perdeu tempo ao deixar seu carro morrer. Neste momento a corrida começava a ser definida, já que Franchitti conseguiu parar um pouco mais adiante.
Ryan Briscoe bateu forte na reta principal, quando buscava a liderança
foto: IndyCar.com
Voltando a pista, Ryan Briscoe que andava entre os lideres acertou o muro da reta principal violentamente, espalhando os pedaços de sua Penske na pista e causando uma demorada bandeira amarela.
Na relargada Franchitti era primeiro, seguido por Marco Andretti e Tony Kanaan.
Contando com mais bandeiras amarelas, Hélio Castroneves, optou por uma estratégia diferente, ele foi para os boxes e apenas reabasteceu seu carro, isto na volta 162 ainda como o safety-car na pista.
A 35 voltas para o final o colombiano Sebastian Saavedra rodou e bateu, causando mais uma bandeira amarela. Todos foram para os boxes, com exceção de Castroneves, Mark Conway e Max Wilson, que pularam para a liderança e precisavam de sorte para tentar ir até o final sem parar mais.
A bandeira amarela esperado pelos pilotos com estratégias diferentes, não veio e quando faltavam 11 voltas para o fim, Max Wilson e Mike Conway, que chegaram a liderar, foram para os boxes, Hélio Castroneves, ainda tentou permanecer um pouco mais na pista, mas foi para os pits, trocar os pneus e fazer o reabastecimento, dando adeus a vitória, que seria sua quarta em Indianápolis.
foto: Ron McQueeney / IndyCar
A liderança da corrida, mais uma vez ficava com Dario Franchitti, o escocês começava a diminuir sua velocidade para economizar combustível, com isto Tony Kanaan chegava muito rápido, parecendo que irira disputar a vitória, porém o brasileiro gastou mais combustível do que o previsto, e se viu obrigado a parar nos boxes mais uma vez para fazer um “splash & go”, quando faltavam apenas 4 voltas para o fim.
foto: Jeff Richards / Indycar.com
Mesmo com pista livre, a vitória de Franchitti ainda não estava decidida, restava a dúvida se ele também precisaria parar para reabastecer. O carro da equipe Ganassi começou a perder rendimento e Dan Wheldon que vinha na segunda posição se aproximava muito rápido de Franchitti, até que todos foram surpreendidos pelo forte acidente entre Mike Conway e Ryan Hunter-Reay, quando faltava somente 1 volta e meia para o fim.
foto: Jeff Richards / Indycar.com
Confira acima o vídeo do impressionate acidente entre Mike Conway e Hunter-Reay
Conway foi tocado por Hunter-Reay, e seu carro voou (literalmente falando), violentamente em direção ao alambrado, a batida foi tão forte que o carro de Mike literalmente se partiu em dois. Confira as fotos e o vídeo acima. (Felizmente o acidente de Conway não teve tanta gravidade, ele foi levado ao hospital de helicóptero, mas segundos os médicos só fraturou uma perna e passa bem).
Como é costume, o vencedor das 500 Milhas toma leite após a vitória, e tem seu nome e rosto esculpido no trofeu, junto com todos os outros vencedores
Com a bandeira amarela, Dario Frachitti apenas completou a última volta e garantiu sua segunda vitória na Indy 500, embolsando o prêmio de mais de 1 milhão de dólares.
Dan Wheldon, o segundo colocado e Alex Lloyd terceiro, surpreenderam no final, Scott Dixon, completou a prova na quarta posição, logo a frente de Danica Petrick (5°), Marco Andretti sexto colocado, e Justin Wilson 7°. Will Power, Hélio Castroneves e Alex Tagliani completaram os 10 primeiros na 94° edição das 500 milhas de Indianápolis. Confira a classificação completa abaixo.
Após a badalada 500 Milhas de Indianapolis, a Fórmula Indy continua seu campeonato, já na semana que vem no sábado dia 5 de junho para o GP do Texas.
Confira o resultado completo das 500 milhas de Indianápolis 2010:
1°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 200 voltas
2°. Dan Wheldon (ING/Panther), 200
3°. Marco Andretti (EUA/Andretti), 200
4°. Alex Lloyd (ING/Dreyer & Reinbold) 200
5°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 200
6°. Danica Patrick (EUA/Andretti), 200
7°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), 200
8°. Will Power (AUS/Penske), 200
9°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), 200
10°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), 200
11°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), 200
12°. Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman), 200
13°. Mário Romancini (BRA/Conquest), 200
14°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), 200
15°. Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), a 1 volta
16°. Townsend Bell (EUA/Sam Schmidt), a 1 volta
17°. Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1 volta
18°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 2 voltas
19°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
20°. Takuma Sato (JAP/KV), a 2 voltas
21°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 4 voltas
22°. Bertrand Baguette (BEL/Conquest), a 17 voltas
Abandonaram a prova:
23°. Sebastian Saavedra (COL/Bryan Herta), 159/acidente
24°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), 147/acidente
25°. Ernesto Viso (VEN/KV), 139/abandono
26°. Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), 125/abandono
27°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), 105/acidente
28°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), 76/abandono
29°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), 72/acidente
30°. John Andretti (EUA/Petty Andretti), 62/acidente
31°. Mario Moraes (BRA/KV), 17/acidente
32°. Bruno Junqueira (BRA/Fazzt), 7/acidente
33°. Davey Hamilton (EUA/De Ferran Luczo Dragon), 0/acidente
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Eu esperava mais dos brasileiros, fica pra proxima.
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