500 milhas de Indianápolis 2010 – Franchitti vence e brasileiros não tiveram sorte na estratégia

Esta foi a segunda vitória de Franchitti em Indianápolis, o escocês que é o atual campeão da Indy havia ganho em 2008


fotos: IndyCar

O escocês Dario Franchitti, conseguiu neste domingo sua segunda vitória nas famosas 500 milhas de Indianápolis, o piloto da equipe Ganassi liderou boa parte da corrida, andou do jeito que queria, soube economizar combustível e no final da prova, ainda contou com a sorte de uma bandeira amarela, na penultima volta, causada pelo forte e impressionante acidente de Mark Conway (confira mais logo a seguir). Dan Wheldon ficou em 2° e Alex Lloyd foi o terceiro. Já os brasileiros não tiveram sorte. Confira em detalhes…

Hélio Castroneves largou na pole pela quarta vez em Indianápolis, o brasileiro já venceu três vezes no lendário circuito

foto: IndyCar

Os pilotos brasileiros…

Hélio Castroneves, largou na pole, mas logo no começo foi ultrapassado. Na parte final da corrida, o piloto da equipe Penske apostou em uma estratégia diferente, porém quando faltavam 8 voltas para o fim o brasileiro teve que fazer “splash and go” e acabou terminado em 9°.

Tony Kanaan também andou forte em Indianápolis, o baiano, largou na penultima posição (32°) e venho fazendo uma corrida de recuperação, somente na primeira volta, o piloto da Andretti fez sete ultrapassagens. Nas 50 voltas finais das 200 previstas, Tony chegou a andar em 2° e iria ameaçar a liderança de Franchitti, porém também precisou fazer um reabastecimento quando faltavam apenas 5 passagens. Com isso Kannan teve que se contentar com o 12 lugar.

Mario Romancini que foi o melhor estreante das 500 milhas, terminou em 14°, Bia Figueredo que também correu pela primeira vez na Indy 500, conseguiu chegar ao final na 21° posição. Já Raphael Matos, Vitor Meira, Mario Moraes e Bruno Junqueira abandonaram a prova.

Um público de cerca de 400 mil pessoas estiveram presente no circuito, para confererir a 94° edição das 500 milhas

Foto: Larry Seidman / Indycar

Como foram as 500 Milhas de Indianápolis 2010…. Em detalhes

Dario Franchitti largou em terceiro porém ultrapassou Hélio Castroneves assim que a corrida começou a engrenar logo nas primeiras voltas. Após as duas primeiras bandeiras amarelas causadas pela batida de Davey Hamilton e algum tempo depois por Bruno Junqueira, ambos ficaram na curva 2 do circuito de Indiana.
Na 17° passagem outro brasileiro abandonu, Mario Moraes tocou no muro foi para os boxes, mas não conseguiu voltar a pista.

O carro vermelho de Franchitti ditava o ritmo da corrida, enquanto Hélio Castroneves e Will Power se revezavam na terceira posição.

Pouco antes da primeira parada, Will Power, assumiu a liderança, mas teve que ir para o reabastecimento, e acabou se afobando na hora de deixar os boxes, saindo antes da hora e arrastando um pedaço da magueira de reabastecimento que acabou ficou presa em seu carro. Power, foi punido e tomou uma volta.

Enquanto Franchitti se isolava ainda mais na frente, e era agora seguido por Castroneves e Raphael Matos.

Acima Raphael Matos que fazia uma boa prova teve problemas no seu pit-stop

foto: IndyCar

A corrida continuou sem complicações até a volta 62, quando John Andretti, perdeu o controle de seu carro e provocou a quarta bandeira amarela da prova. Durante o pit-stop Raphael Matos (foto acima), que fazia uma boa corrida saiu dos boxes antes do seu mecânico haver parafusado a roda direita traseira de seu carro, Raphel rodou ainda dentro do pit-lane, a mesma coisa aconteceu com Scott Dixon, que nesta mesma parada perdeu sua roda dianteira direita. Ambos voltaram para a pista, porém o brasileiro bateu algumas voltas depois e abandonou.

Na 106 volta, Vitor Meira ficou de fora da corrida após lamber o muro com seu carro e entortar sua suspensão. Isto gerou mais uma badeira amarela e alguns pilotos não pararam o que embolou a disputa, que era agora liderada temporariamente por Tomas Scheckter, que era seguido de perto por Franchitti e Castro Neves. Quem também vinha logo atrás era Briscoe e Will Power que se recuperaram do erros nos pit-stop, Tony Kanaan também já estava andando com os líderes.

Com a relargada Franchitti logo voltou para a liderança, enquanto que os outros atrás dele, duelavam ferozmente por posições.

Após a volta 140 houve mais uma rodada de pit-stop, Tony Kanaan que já estava na segunda posição foi um dos primeiros a fazer a parada, enquanto que Hélio Castroneves, que parou na volta seguinte perdeu tempo ao deixar seu carro morrer. Neste momento a corrida começava a ser definida, já que Franchitti conseguiu parar um pouco mais adiante.

Ryan Briscoe bateu forte na reta principal, quando buscava a liderança

foto: IndyCar.com

Voltando a pista, Ryan Briscoe que andava entre os lideres acertou o muro da reta principal violentamente, espalhando os pedaços de sua Penske na pista e causando uma demorada bandeira amarela.

Na relargada Franchitti era primeiro, seguido por Marco Andretti e Tony Kanaan.

Contando com mais bandeiras amarelas, Hélio Castroneves, optou por uma estratégia diferente, ele foi para os boxes e apenas reabasteceu seu carro, isto na volta 162 ainda como o safety-car na pista.

A 35 voltas para o final o colombiano Sebastian Saavedra rodou e bateu, causando mais uma bandeira amarela. Todos foram para os boxes, com exceção de Castroneves, Mark Conway e Max Wilson, que pularam para a liderança e precisavam de sorte para tentar ir até o final sem parar mais.

A bandeira amarela esperado pelos pilotos com estratégias diferentes, não veio e quando faltavam 11 voltas para o fim, Max Wilson e Mike Conway, que chegaram a liderar, foram para os boxes, Hélio Castroneves, ainda tentou permanecer um pouco mais na pista, mas foi para os pits, trocar os pneus e fazer o reabastecimento, dando adeus a vitória, que seria sua quarta em Indianápolis.

foto: Ron McQueeney / IndyCar

A liderança da corrida, mais uma vez ficava com Dario Franchitti, o escocês começava a diminuir sua velocidade para economizar combustível, com isto Tony Kanaan chegava muito rápido, parecendo que irira disputar a vitória, porém o brasileiro gastou mais combustível do que o previsto, e se viu obrigado a parar nos boxes mais uma vez para fazer um “splash & go”, quando faltavam apenas 4 voltas para o fim.

foto: Jeff Richards / Indycar.com

Mesmo com pista livre, a vitória de Franchitti ainda não estava decidida, restava a dúvida se ele também precisaria parar para reabastecer. O carro da equipe Ganassi começou a perder rendimento e Dan Wheldon que vinha na segunda posição se aproximava muito rápido de Franchitti, até que todos foram surpreendidos pelo forte acidente entre Mike Conway e Ryan Hunter-Reay, quando faltava somente 1 volta e meia para o fim.

foto: Jeff Richards / Indycar.com

Confira acima o vídeo do impressionate acidente entre Mike Conway e Hunter-Reay

Conway foi tocado por Hunter-Reay, e seu carro voou (literalmente falando), violentamente em direção ao alambrado, a batida foi tão forte que o carro de Mike literalmente se partiu em dois. Confira as fotos e o vídeo acima. (Felizmente o acidente de Conway não teve tanta gravidade, ele foi levado ao hospital de helicóptero, mas segundos os médicos só fraturou uma perna e passa bem).

Como é costume, o vencedor das 500 Milhas toma leite após a vitória, e tem seu nome e rosto esculpido no trofeu, junto com todos os outros vencedores

Com a bandeira amarela, Dario Frachitti apenas completou a última volta e garantiu sua segunda vitória na Indy 500, embolsando o prêmio de mais de 1 milhão de dólares.

Dan Wheldon, o segundo colocado e Alex Lloyd terceiro, surpreenderam no final, Scott Dixon, completou a prova na quarta posição, logo a frente de Danica Petrick (5°), Marco Andretti sexto colocado, e Justin Wilson 7°. Will Power, Hélio Castroneves e Alex Tagliani completaram os 10 primeiros na 94° edição das 500 milhas de Indianápolis. Confira a classificação completa abaixo.

Após a badalada 500 Milhas de Indianapolis, a Fórmula Indy continua seu campeonato, já na semana que vem no sábado dia 5 de junho para o GP do Texas.

Confira o resultado completo das 500 milhas de Indianápolis 2010:

1°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 200 voltas
2°. Dan Wheldon (ING/Panther), 200
3°. Marco Andretti (EUA/Andretti), 200
4°. Alex Lloyd (ING/Dreyer & Reinbold) 200
5°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 200
6°. Danica Patrick (EUA/Andretti), 200
7°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), 200
8°. Will Power (AUS/Penske), 200
9°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), 200
10°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), 200
11°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), 200
12°. Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman), 200
13°. Mário Romancini (BRA/Conquest), 200
14°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), 200
15°. Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), a 1 volta
16°. Townsend Bell (EUA/Sam Schmidt), a 1 volta
17°. Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1 volta
18°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 2 voltas
19°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
20°. Takuma Sato (JAP/KV), a 2 voltas
21°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 4 voltas
22°. Bertrand Baguette (BEL/Conquest), a 17 voltas

Abandonaram a prova:

23°. Sebastian Saavedra (COL/Bryan Herta), 159/acidente
24°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), 147/acidente
25°. Ernesto Viso (VEN/KV), 139/abandono
26°. Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), 125/abandono
27°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), 105/acidente
28°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), 76/abandono
29°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), 72/acidente
30°. John Andretti (EUA/Petty Andretti), 62/acidente
31°. Mario Moraes (BRA/KV), 17/acidente
32°. Bruno Junqueira (BRA/Fazzt), 7/acidente
33°. Davey Hamilton (EUA/De Ferran Luczo Dragon), 0/acidente

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

6 horas atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.