Fiat Linea 1.4 T Jet – Conheça um pouco mais sobre a versão turbo do novo Fiat Linea, e compare com outros turbinados nacionais

Fiat Linea Turbo

O Fiat Linea foi lançado semana passada e é vendido em quatro versões: são elas, 1.9 16v (versão de entrada que custa R$60.900), 1.9 16v Dualogic, (com câmbio Dualogic automatizado que tem seu preço partindo de R$63.900), 1.9 Absolute, este última é a versão mais luxuosa e sai por R$68.900. Mas nesta matéria vamos falar um pouco da versão “esportiva” do Linea, a 1.4 TJet que traz um motor turbo de 153cv.

Fiat Linea 1.4 T jet,

Custando cerca de R$78.900 reais, R$10mil reais a mais que a versão Absolute (top de linha). O Fiat Linea Turbo é equipado com motor 1.4 TJet de 153cv, que segundo dados de fabrica, é capaz de levar o sedan de 0 aos 100km/h em 8.5 segundos e alcança a velocidade máxima de 202km/h.

Desempenho que acaba decepcionando quem esperava encontrar na versão Turbo do Linea um comportamento mais agressivo, ao exemplo dos outros esportivos nacionais, como o Honda Civic Si que custa quase R$100 mil reais e tem o potente motor de 192cv.

Civic Si

Civic Si

E ainda o Golf GTi que sai por R$90 mil reais e é hoje carro nacional mais potente com 193cv, apenas 1 cavalo a mais que o Civic. Os dois carros tem desempenho similares, segundo testes feitos pela revista Quatro Rodas o Civic Si acelera de 0 a 100km/h em 7.9 segundos, já o Golf GTi é apenas 1 segundo mais lento, chegando aos 100km/h em 8 segundos.

Golf GTi

Golf GTi

Outro bom exemplo de esportivo, era o Marea Turbo, versão do Fiat Marea lançada em 1999, que trazia um ótimo motor 2.0l com 20v e 182 cavalos, que levava o Marea de 0 a 100km/h em 7 segundos e a atingir os 220km/h de máxima, motor aliás que colocou o Marea Turbo como o carro mais rápido fabricado no Brasil na época, ao lado do Audi A3 1.8 Turbo com os seus 180cv e do Golf GTi Turbo que trazia o mesmo motor do A3 de 180cv.

Indo mais além e fazendo uma comparação mais improvável o Linea Turbo, perde em desempenho até mesmo para o lendário Tempra Turbo, que foi lançado em 1994, e trazia motor de 165cv, segundo a Fiat o Tempra turbinado tinha a velocidade máxima real de 220km/h, e como constatado no teste da revista Quatro Rodas naquele ano, acelerava de 0 a 100km/h em 8.2 segundos.

Resumindo a história, a versão turbo do Fiat Linea acaba decepcionando em desempenho, mais calma nem tudo esta perdendo para o T JET, se comparado com seus virtuais concorrentes diretos, Honda Civic Si e o VW Golf GTi, o Linea ganha com folga no quesito preço, custando cerca de 20 mil reais a menos, que Civic Si e 12 mil a menos que o Golf GTi.

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Respostas de 8

  1. Nao tiro o trofeu eterno do melhor e mais potente Fiat

    FIAT MAREA TURBO – fivetech turbinado de 186 cv, acelera de 0 a 100 em 7,1 s, mostrando a superioridade dos 5 cilindros sobre os 4 do IVET e do vw, e tambem aceleracao maxima superior ao honda e golf, o que poe o FIAT MAREA TURBO no posto de "O INSUPERAVEL TURBO NASCIONAL". So nao entendo porque a FIAT abandonou a sua mais bela e potente tecnologia nacional, que lansasse o linea mas mantivesse s fivetecs 2.4 e 2.0 turbo…

    O MAREA e muito mais carro que Linea, Honda Civic e Golf nao tenha duvidas…

  2. Horrível. Carro turbo, só se for usado. Dar 78 mil num breguete com 152 cavalos. Por que não turbinou logo o 2.4l. Ai, teriamos um motor.

    /como muitos já falaram, tem carro usado ai com essa potência ou mais. Conheço gente que tem motor de 1 litro e 155cv, rodando há mais de 100 mil km. 1,4 litros com com 153 é piada.

    So mais meu golzinho turbo, com 111cv, usado mas inteiro (só ando de 140 pra lá). Última viagem, coloquei 205 por hora durante mais de 20 minutos. Na hora que parei, o carro estva normalissimo, com a lenta perfeita. Vou ficar muito tempo com meu golzinho turbo (original), até achar uma coisa que realmente valha a pena.

  3. Imaginem só, tenho um carro de 10 anos, original com, 0,75 kg de pressão, que anda, bem dizer "junto" com os 02 ícones dos esportivos nacionais, aliás, o meu anda igual ou pouco mais, somente por ter filtro de ar esportivo duplo cônico, escape de 2,5 poleg. inteiro, apenas c/ 01 turbão no final e embrag. zerada, tenho um Tempra Turbo Stile 98 zerado e bala.

  4. Resposta ao Luiz Fernando

    No teste comparativo feito pela revista quatro rodas o Honda Civic SI foi 1 décimo mais rápido que o Golf GTi em aceleração.

    Acompanhe o trecho da matéria publicado na revista: "No campo de provas de Limeira, testamos os dois carros de olho no tempo de aceleração. Si e GTI praticamente empataram nessa prova. O Honda conseguiu a média de 7,9 segundos e o Golf foi 1 décimo mais lento, abastecido com combustível de alta octanagem. Com gasolina comum, seu número piora para 8,7 segundos. Nas retomadas, a disputa continuou apertada e o GTI foi 3 décimos mais rápido de 80 a 120 km/h em quinta marcha. Até no consumo os dois andaram próximos. Com a média de 8,7 km/ l, o GTI é mais econômico na cidade. E, com 13,1 km/l, o Honda agrada quem viaja mantendo a média de 100 km/h. Já as máximas não puderam ser aferidas, por conta de reformas na pista circular da GM."

    Confira a matéria completa:
    http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativ
    Valeu Luiz Fernando pela correção do português "po velho postar às 2horas da manhã é F### e acabamos cometendo vários erros, peço vcs que postem ai notificando os erros",

    Abraço

  5. TESAO ESSE LINEA, SHOW!!! trocava a grade dianteira larva umas mola esportiva, e colocava um G5 aki ninguem me ve. tesao de carro. eu soh nao compro pelo preço e pelos poucos cavalos que tem.

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