Este novo motor possui tamanho compacto, porém é bastante potente e econômico
A Volvo apresentou nesta semana seu novo e inédito propulsor 2.0 GTDi turbocharged à gasolina e com injeção direta de combustível, ele desenvolve 203cv e 30.6 kgfm de torque já em baixa rotação 1.750 rpm, este moderno motor estará presente em breve nos modelos XC60, V70 e S80.
O motor GTDi da Volvo conta com comando de válvulas variável e tem como principal vantagem oferecer um baixo nível de consumo de combustível com uma performance acima da média, outro detalhe é que ele é o primeiro motor no mundo a contar com saída de exaustão e o sistema de turbina feitos em chapa de aço, a Volvo diz que a chapa de aço é mais leve e compacta, o que na pratica resulta em menos calor no motor, e uma queima de combustível mais eficiênte. Este sistema foi desenvolvido em parceria com as empresas Borg-Warner e Benteler Automotive especializada em componentes de aço para motor.
De acordo com a Volvo o consumo esperado para este propulsor no sedan de luxo S80 por exemplo é de mais de 12km/l, em média fazendo 100km com 8.3 litros de gasolina. Grande marca se lembrar-mos de que se trata de um motor turbo de mais de 200cv.
A Volvo pretende fazer deste novo motor GTD um propulsor global equipando seus carros em diversos países como Holanda, China, Japão, e para o Sul da Ásia, e em outros países que oferecem incentivos fiscais para motores com menos de 2.0 litros. Por enquanto nada de Brasil.