A Volvo está lançando esta semana no Brasil, a nova geração do hatch médio C30, o modelo sofreu uma boa reestilização em 2009, ele recebeu um visual ainda mais ousado e moderno. O novo C30 chega ao Brasil em cinco versões, a mais em conta parte de R$ 79.900, esta vem com motor 2.0 e câmbio manual, já a top de linha sai por R$ 119.900, porém conta com um potente motor turbo de 230cv.
Visualmente o C30, segue a nova tendência de estilo da Volvo, a parte frontal, foi alongada, os faróis esticados, e a grade frontal redesenhada, outra característica e o pára-choque que ficou mais volumoso, com novas entradas de ar e um conjunto visual que não passa despercebido.
Na lateral e na traseira as mudanças foram mais sutis, os fortes vincos ainda estão lá, e a polêmica tampa do porta malas recebeu apenas novos detalhes, o pára-choque foi redesenhado e a versão esportiva T5, traz apliques na cor prata.
O Volvo C30, vem importado da Bélgica, onde é produzido na fábrica de Ghent. Claro um dos seus maiores atrativos, além do design diferenciado, é o ótimo conjunto de equipamentos, principalmente na parte da segurança, uma das características da Volvo.
O modelo vem equipado desde a versão de entrada, com airbags-frontais, laterais e do tipo cortina e controle dinâmico de estabilidade e de tração, (DSTC), chassi dinâmico, sistema de proteção contra lesões da coluna cervical, e cinto de segurança com pré-tensionadores, além de freios com ABS e EBD.
Agora falando em itens de conforto, o Volvo C30 2010, traz ar-condicionado digital, um moderno computador de bordo, sistema de som de 40w com 8 alto-falantes, espelhos retrovisores retráteis, volante com controle de som, descansa braço central. A versão de entrada 2.0, tem bancos e revestimento em tecido, já o resto da linha traz revestimentos em couro. Já a versão top de linha sistema de alerta para pontos cegos nos retrovisores, sistema de chave Keyless, que permite entrar no carro e dar a partida sem precisar tirar a chave do bolso., além de sistema de som com Bluetooth, bancos frontais com ajustes elétricos, e aquecimento, faróis de xênom e sensores de chuva e estacionamento.
A versão 2.0 tem rodas de alumínio aro 16, enquanto que a top de linha T5, traz rodas aro 17, além de detalhes na carroceria na cor prata, e escapamentos esportivos com ponteiras cromadas.
Com relação a motorização, a linha 2010 do Volvo C30 continua oferecendo os mesmos motores, da geração passada, o motor mais básico é o 2.0 de cinco cilindros e 145cv de potência, este vem com um câmbio manual de cinco velocidades. Com este motor o C30 vai de 0 a 100knm/h em 9.4 segundos e atinge os 210km/h de velocidade máxima. Há ainda como opcional um moderno câmbio automatizado com dupla embreagem e seis marchas (PowerShift).
Já o C30 T5, conta com um propulsor de 2.5 litros turbo que rende 230cv e torque de 32.6kgfm, este vem com transmissão automática Geartronic de cinco marchas. Neste caso o C30 tem um ótimo desempenho, vai de 0 a 100km/h em apenas 7.1 segundos e atinge os 240km/h de velocidade máxima.
Apesar de ser um dos modelos mais vendidos da Volvo no Brasil, (perdendo apenas para o XC60), e ainda ser mais barato e potente que seus principais concorrentes direto, como Audi A3 R$ 98.708 (motor 1.6 8v e 102cv), e BMW Série 1 R$ R$ 95.000 (motor 2.0 16v e 136cv), o C30 ainda tem vendas um pouco tímidas. Durante o ano de 2009 foram comercializadas apenas 472 unidades. Porém sem dúvida, o hatch da Volvo é uma das melhores opções para quem dispõem de R$ 80 mil, e quer um carro que fuja do comum além de ser bem equipado, razoavelmente potente e muito seguro.
Confira abaixo os preços da linha do Volvo C30 2010:
Volvo C30 2.0 manual: R$79.990
2.0 manual S: R$86.990
2.0 automático: R$91.990
Volvo C30 T5: R$ 109.990
T5 Top: R$ 119.990