foto: tazio.com.br
Em uma corrida marcada por confusões e punições, o espanhou Fernando Alonso conseguiu sua segunda vitóra seguida. Felipe Massa apesar de sofrer uma punição após se envolver em um toque com Lewis Hamilton, ainda marcou dois pontos, na verdade Massa foi o oitavo mais herdou a sétima posição após o piloto francês Sebastian Bourdair ser punido após a corrida, já Hamilton que também foi punido mas em um incidente na largada com Kimi Raikkonen terminou apenas na 12° posição. A diferença entre Hamilton que é o líder do campeonato e Massa que vem em segundo caiu para 5 pontos faltando apenas duas provas para o final da temporada, o GP da China que acontece semana que vem (19/10) e o Gp do Brasil que ocorre no dia 2 de novembro.
foto: globo.com/reuters
A prova do Japão foi definida praticamente nas primeiras voltas, após uma largada confusa de Lewis Hamiltonm, que acabou se estranhando com Kimi Raikkonen, a liderança caiu nas mãos do polonês da BMW Robert Kubica, seguido era seguido por Alonso.
Após a Largada Hamilton caiu para a sexta posição ficando logo atrás de Felipe Massa que vinha em quinto. o inglês da Mclaren não quis saber de espera pelo momento certo e logo tentou ultrapassar o piloto brasileiro, Hamilton colocou o carro ao lado do de Massa mas acabou rodando após ser tocado pelo piloto da Ferrari na saída da chinquene, resultado o inglês caiu para a última posição, Massa proseguiu em sexto mais acobou sendo punido mais tarde.
Enquanto isso la na frente após 17 voltas Kubica fezia sua primeira parada, Alonso então assumia a ponta da prova. A Renault optou por colocar menos combustível no carro de Alonso, com isso o piloto espanhou conseguiu ficar a frente de Kubica. Alonso conseguiu impor um bom ritmo de corrida e abriu uma ótima vantagem para o piloto da BMW, vantagem suficiente para o piloto da Renault fazer sua ultima parada na volta 43 e apenas esperar que o polonês fosse para os pit para retornar a primeira posição onde ficaria até a bandeirada final.
Kubica teve ainda que se segurar para não perder a segunda posição para Raikkonen que vinha em terceiro. O brasileiro Nelsinho Piquet fez uma ótima prova chegando até a liderar a prova durante as paradas dos lideres nos pits e terminando em uma inesperada 4° posição.
Foto: quatrorodas/grid
A Algumas voltas para o fim Felipe Massa que vinha tentando chegar a zona de pontuação, acabou se tocando com Sebastian Bourdair que saia dos pits Massa acabou rodando após ser tocado. O piloto brasileiro ainda protagonizou um bela ultrapassagem em sobre Mark Webber faltando três voltas para o fim e garantindo assim a oitava posição, que mais tarde se tornaria sétima com a punição de Bourdair, que só foi dada após a prova.
Hamilton não conseguiu ter um bom ritmo durante a prova e cruzou a linha de chegada apenas na 12°
Confira a classificação final da prova:
1 F. Alonso (ESP) Renault 67 voltas em 1h30m21s892
2 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 5s283
3 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 6s400
4 N. Piquet (BRA) Renault a 20s570
5 J. Trulli (ITA) Toyota a 23s767
6 S. Vettel (ALE) STR a 39s207
7 F. Massa (BRA) Ferrari a 46s158
8 M. Webber (AUS) RBR a 50s811
9 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 54s120
10 S. Bourdais (FRA) STR a 59s085
11 N. Rosberg (ALE) Williams a 1m02s096
12 L. Hamilton (ING) McLaren a 1m18s900
13 R. Barrichello (BRA) Honda a 1 volta
14 J. Button (ING) Honda a 1 volta
15 K. Nakajima (JAP) Williams a 1 volta
16 G. Fisichella (ITA) Force India a 45 voltas/mecânico
17 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 50 voltas/motor
18 A. Sutil (ALE) Force India a 58 voltas/pneu
19 T. Glock (ALE) Toyota a 60 voltas/mecânico
20 D. Coulthard (ESC) RBR a 66 voltas/acidente
Confira a classificação do campeonato logo abaixo:
1 °L. Hamilton (ING) 84 pts
2 °F. Massa (BRA) 79 pts
3 °R. Kubica (POL) 72 pts
4° K. Raikkonen (FIN) 63 pts
5° N. Heidfeld (ALE) 56 pts
6° H. Kovalainen (FIN) 51 pts
7°F. Alonso (ESP) 48 pts
A próxima etapa acontece no próximo domingo dia 19/10 na China.