Dois dias depois da justiça de Minas Gerais proibir a Toyota de vender o Corolla no estado, nesta sexta-feira 23 de abril, o Procom de São Paulo e o GEPAC (Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo) informou que a Toyota será obrigada pelo Ministério da Justiça a fazer um recall nacional do Corolla, devido ao tapete que pode se soltar e prender ao acelerador.
Este tapete, que fica abaixo do banco do motorista, quando não fixado corretamente, ou mesmo quando trocados pelos não originais, pode vir a se soltar e vir a se prender no acelerador, causando uma aceleração continua. Segundo o Procom de Minas Gerais foram registradas 9 ocorrencias deste problema somente no estado de Minas.
Segundo o GEPAC, que é formado por integrantes do Departamento de Proteção ao Consumidor, que é ligado ao Ministério da Justiça e ao Ministério público de São Paulo e do Distrito Federal, além do Inmetro e do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), chegou a a ser solicitado perante ao Denatran, que a Toyota deixasse de vender o Corolla em todo o Brasil, porém a montadora negociou e aceitou convocar um recall do carro.
A Toyota deve divulgar dentro da próxima semana, qual o procedimento que será feito no recall, quando começará a ação e quantos carros estarão envolvidos.
Um problema parecido com este fez a Toyota dos Estados Unidos a convocar um mega recall de milhões de carros, que culminou na maior crise da história da montadora japonesa.
A montadora havia se pronunciado na quinta-feira dia 22 sobre a proibição de vender o Corolla em Minas Gerais, em nota eles disseram: “A Toyota do Brasil respeita, mas não concorda com a decisão de suspender as vendas do Corolla no Estado de Minas Gerais e tomará as medidas necessárias que preservem seus direitos”, com relação a este recall a Toyota deve se pronunciar apenas na semana que vem.
Respostas de 2
Esta história está muito confusa, para não prejudicar sua imagem a Toyota deveria esclarecer isto corretamente, mostrando assim que respeita o seus clientes.
Esta história está muito confusa, para não prejudicar sua imagem a Toyota deveria esclarecer isto corretamente, mostrando assim que respeita o seus clientes.