Fotos: Fernanda Freixosa
Neste domingo, o Autródromo Internacional de Curitiba, foi palco da 3 e 4 etapa da temporada 2010 do Itaipava GT Brasil. Por causa da forte chuva que atingiu o circuito, a corrida do sábado teve que ser adiada, com isso a duas provas foram realizadas no domingo.
3° Etapa…
A terceira etapa foi vencida pela Ferrari F430 da dupla Raphael Derani e Claudio Ricci, que em 2009 consquistaram em Curitiba o título do GT Brasil por antecipassão. No começo da corrida, a vitória do dois parecia improvável já que eles largaram em quinto, porém os seus principais adversários tiveram problemas e a vitória caiu nas mãos da dupla, que cruzou a linha em primeiro com 13s de vantagem sobre o segundo colocado.
Acima a largada da 3° etapa
A segunda posição ficou com a dupla Alam Khodair e Marcelo Hahn, que apesar de terem tido problemas com o seu Lamborghini Gallardo LP-560, tiveram um ótima prova. Pedro Queirolo que corre sozinho com um Gallardo, ficou com o terceiro lugar após uma apertada disputa com Claudio Dahruj, o paulista cruzou a linha de chegada lado a lado, conseguindo a posição por apenas 0.001s a frente de Dahruj, que corre em dupla com Rafael Daniel.
Valdeno Brito e Matheus Stump com um Ford GT, terminaram em 5°, Bruno Garfinkel e Ricardo Mauricio foram o 6°, Chico Serra e João Adibe, que chegaram a liderar a prova terminaram na sétima posição.
O Ford GT de Aluízio Coelho e Lico Kaesemode tinha tudo para vencer, porém eles foram punidos, por deixar o boxe fora da janela permitida para o pit stop obrigatório, com isso a dupla terminou apenas na 10 posição.
4 etapa
Vencida por Daniel Serra e Chico Longo (foto acima), a segunda prova foi marcada pela forte chuva, que deixou a corrida muito movimentada e com vários acidentes.
A largada da quarta etapa foi dada com pista seca, e o Ford GT guiado Aluizio Coelho seguua em primeiro, e Matheus Stumpf seguia logo atrás com outro Ford GT da mesma equipe (foto abaixo). Eles e começaram a abrir uma boa vantagem e chegando a ter 50 segundos de vantagem para os demais, porém a chuva caiu muito forte e o Safety Car teve que entrar na pista e a liderança dos Ford foi por água abaixo.
V.Brito/M.Stumpf carro número 7, Aluizio Coelho e Lico Kaesemodel número 5, chegaram a liderar a prova porém não tiveram sorte com a chegada da chuva
Após isto Lico Kaesemodel relargou na ponta, porém sem pneus para chuva, rodou logo na primeira curva, Antonio Pizzonia pulou para a liderança porém também rodou. Dai a primeira posição ficou com Daniel Serra que corre em parceria com Chico Longo, ele domou bem seu Lamborghini e soube andar com a pista molhada terminando a prova com 11s774 de vantagem para a dupla Bruno Garfinkel e Ricardo Maurício. Cláudio Dahruj/Rafael Daniel completaram o pódio, garantindo o 3° Lamborghini nas três primeiras posições da prova.
Na categoria GTBR4, que corre com Maserati 3200 GT, vitória ficou com Renan Guerra (foto acima), ele também venceu a primeira corrida e lidera o campeonato da categoria.
A próxima etapada da Itaipava GT Brasil acontece nos 15 e 16 de maio em Interlagos.
Campeonato;
Após 4 etapas disputadas a dupla Cláudio Dahruj/Rafael Daniel estão em primeiro com 68 pontos, Matheus Stumpf/Valdeno Brito aparece na vice liderança com 45 pontos, Bruno Garfinkel/Ricardo Mauricio estão em terceiro com 42. Confira a classificação completa abaixo.
O RESULTADO DA PRIMEIRA CORRIDA
1º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), 34 voltas em 51:12.352 (média de 147,20 km/h)
2º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 13.357
3º) 13 – Pedro Queirolo (VI , SP), a 15.550
4º) 8 – C.Dahruj/R.Daniel (LA , SP/SP), a 15.551
5º) 7 – V.Brito/M.Stumpf (FO , PB/RS), a 18.792
6º) 33 – B.Garfinkel/R.Mauricio (LA , SP/SP), a 19.816
7º) 77 – C.Serra/J.Adibe (LA , SP/SP), a 22.841
8º) 30 – Cleber Faria (LA , SP), a 37.167
9º) 70 – W.Derani/A.Pizzonia (FE , SP/AM), a 39.021
10º) 5 – L.Kaesemodel/A.Coelho (FO , PR/SP), a 41.108
11º) 100 – L.Linardi/J.Campos (FE , SP/PR), a 45.742
12º) 55 – Renan Guerra (MA , SP), a 1 volta
13º) 82 – M.Mello/W.Freire (MA , SP/SP), a 2 voltas
14º) 105 – Vanue Faria (LA , SP), a 2 voltas
15º) 72 – C.Federico/L.Medrado (MA , SP/SP), a 2 voltas
16º) 75 – H.Assunção/C.Kray (MA , SP/RS), a 2 voltas
17º) 21 – V.Rossete/F.Greco (FC , SP/SP), a 2 voltas
18º) 99 – R.Ribeiro/Sondermann (MA , SP/SP), a 3 voltas
19º) 17 – M.Santanna/L.Vital (VI , SP/SP), a 3 voltas
20º) 81 – Carlos Burza (MA , SP), a 5 voltas
21º) 69 – M.Gomes/T.Viana (LA , SP/SP), a 14 voltas
22º) 19 – C.Longo/D.Serra (LA , SP/SP), a 25 voltas
O RESULTADO DA SEGUNDA CORRIDA
1º) 19 – C.Longo/D.Serra (LA, SP/SP), 30 voltas em 51:07.372 (média de 130,09 km/h)
2º) 33 – B.Garfinkel/R.Mauricio (LA , SP/SP), a 11.774
3º) 8 – C.Dahruj/R.Daniel (LA , SP/SP), a 37.690
4º) 7 – V.Brito/M.Stumpf (FO , PB/RS), a 39.437
5º) 5 – L.Kaesemodel/A.Coelho (FO , PR/SP), a 1:09.735
6º) 13 – Pedro Queirolo (VI , SP), a 1:19.358
7º) 105 – Vanue Faria (LA , SP), a 1 volta
8º) 70 – W.Derani/A.Pizzonia (FE , SP/AM), a 1 volta
9º) 100 – L.Linardi/J.Campos (FE , SP/PR), a 2 voltas
10º) 55 – Renan Guerra (MA , SP), a 2 voltas
11º) 82 – M.Mello/W.Freire (MA , SP/SP), a 2 voltas
12º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 3 voltas
13º) 21 – V.Rossete/F.Greco (FC , SP/SP), a 3 voltas
14º) 75 – H.Assunção/C.Kray (MA , SP/RS), a 4 voltas
15º) 72 – C.Federico/L.Medrado (MA , SP/SP), a 6 voltas
16º) 99 – R.Ribeiro/Sondermann (MA , SP/SP), a 11 voltas
17º) 51 – Otavio Mesquita (FC , SP), a 13 voltas
18º) 30 – Cleber Faria (LA , SP), a 23 voltas
19º) 17 – M.Santanna/L.Vital (VI , SP/SP), a 28 voltas
20º) 77 – C.Serra/J.Adibe (LA , SP/SP), a 29 voltas
21º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 29 voltas
22º) 81 – Carlos Burza (MA , SP), a 29 voltas
CLASSIFICAÇÃO EXTRA OFICIAL DO CAMPEONATO
1 Claudio Dahruj/Rafael Daniel, Lamborghini, 68 pontos
2 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 45
3 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 42
4 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 37
5 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 36
6 Julio Campos, Ferrari, 33
7 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 31
8 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 30
9 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 29
10 Lico Kaesemodel, Ford GT, 28
11 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 24
12 Andreas Mattheis/Xandy Negrão, Ford, 22
13 Beto Monteiro, Porsche, 21
14 Aluizio Coelho, Ford GT 17
15 Vanue Faria, Lamborghini, 16
16 Thiago Viana/Marcos Gomes, Ferrari, 14
17 Cleber Faria, Lamborghini, 14
18 Linneu Linardi, Ferrari, 12
19 Leo Burti, Ford, 11
20 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 10
21 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7
22 Fernando Poeta/Fabio Carreira, Ferrari, 5
23 Marcello Sant’Anna/Leonardo Vital, Dodge Viper, 3