foto: AFP
A equipe Mclaren conseguiu fazer 1° e 2° lugar no GP do Canadá, Lewis Hamilton foi o que se saiu melhor, venceu e assumiu a liderança do campeonato em uma prova atípica onde os pneus foram o grande personagem, com um desgaste acima do previsto obrigou os pilotos a fazerem até 4 paradas nos boxes, o que garantiu várias ultrapassagens e uma corrida cheia de alternativas.
Acima Fernando Alonso, que voltou a andar bem com a Ferrari, era segundo até pouco antes do final da prova, mas foi superado por Button
foto: Don Emmert/AFP
Jenson Button foi bastante oportunista ultrapassou Fernando Alonso no finalzinho da corrida e garantiu a segunda posição na prova e a segunda dobradinha seguida da equipe Mclaren. Já para Alonso que sempre andou entre os líderes no Canadá, sobrou o 3° lugar no pódio.
Foto: Getty Images/Redbull.racing.com
A equipe Red Bull chegou a liderar parte da corrida, mas devido a uma estratégia diferente por causa dos pneus, não conseguiu acompanhar a Mclaren, chegando ao final em 4° lugar com Sebastian Vettel, enquanto Mark Webber que até então era o líder do campeonato, terminou na quinta posição e agora é o 3° na classificação do mundial.
Nico Rosberg com a Mercedes, completou a prova na razoável 6° posição, logo a frente de Robert Kuibica que terminou no 7° lugar. Sebastian Buemi levou sua Toro Rosso ao 8° posto, seguido pela dupla da Force India, Vitantonio Luizzi e Adrian Sutil (Sutil que superou Michael Schumacher na última volta) completaram os 10 primeiros colocados, fechando a zona de pontuação.
Michael Schumacher teve uma corrida difícil, terminou no 11° posição
Felipe Massa:
Apesar de ter renovado seu contrato com a Ferrari até 2012, Felipe Massa vive uma má fase na equipe, largando em 7° o brasileiro foi tocado por uma Force India logo na primeira curva, sendo obrigado a ir para os boxes para trocar o bico do carro, voltando para a pista na última posição. Massa remou, remou e voltou a a andar na zona de pontuação, porém o piloto da Ferrari, acabou se afobando ao tentar ultrapassar Michael Schumacher no finalzinho da corrida, tentou colocar seu carro onde não havia espaço e tocou o Mercedes de Schumacher, destruindo novamente o bico de seu carro, sendo mais uma vez obrigado a ir para os pits. Com isto Massa deu adeus a zona de pontuação, amargando um indigesto 15° lugar.
Os outros brasileiros também não tiveram sorte na pista do Canadá, Rubens Barrichello fez uma corrida discreta, tendo que fazer uma parada a mais para trocar o bico de sua Williams, terminou na 14° colocação. Lucas Di Grassi foi o 19° e Bruno Senna mais uma vez foi deixado a pé pelo carro da Hispania, abandonou a corrida.
foto: Getty Images
O campeonato:
Com a vitória no Canadá Lewis Hamilton assume a liderança do campeonato com 109 pontos, tendo como vice líder seu companheiro de Mclaren Jenson Button a apenas 3 pontos atrás, Mark Webber também está próximo deles com 103 pontos. Fernando Alonso aparece em 4° na classificação com 94 e Vettel é o 5° com 90 pontos. Felipe Massa está cada vez mais distante dos líderes, o brasileiro tem apenas 67 pontos é o 8° no mundial.
No mundial de construtores, a disputa também está acirrada, a Mclaren agora lidera com 215 pontos, seguida pela Red Bull com 193 pontos, a Ferrari está um pouco distante com 161.
Próxima corrida:
A Fórmula 1 volta a pista no dia 27 de junho, com o GP da Europa, que será disputado no circuito de rua de Valência na Espanha .
Confira a classificação do GP do Canadá:
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 70 voltas em 1h33min53s456
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s254
3°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 9s214
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 37s817
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 39s291
6°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 56s084
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 57s300
8°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1 volta
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
13°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1 volta
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 2 voltas
18°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 5 voltas
Abandonaram:
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 50/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 43/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 31/abandono
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 14/abandono
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 2/abandono
Melhor volta: Robert Kubica (POL/Renault), 1min16s972 (volta 67)
Abaixo a classificação do campeonato após o GP do Canadá, 8° das 19 corridas previstas:
1 L.Hamilton (ING) 109
2 J.Button (ING) 106
3 M Webber (AUS) 103
4 F.Alonso (ESP) 94
5 S.Vettel (ALE) 90
6 N.Rosberg (ALE) 74
7 R.Kubica (POL) 73
8 F.Massa (BRA) 67
9 M. Schumacher (ALE) 34
10 A.Sutil (ALE) 23
11 V. Liuzzi (ITA) 12
12 R.Barrichello (BRA) 7
13 V. Petrov (RUS) 6
14 S.Buemi (SUI) 5
15 J. Alguersuari (ESP)3
16 N. Hulkenberg (ALE) 1