No Brasil o Astra não deve mudar tão cedo, já na Europa depois do hatch foi a vez da versão perua ganhar uma nova geração. A Opel uma das subsidiárias da GM, apresentou ontem 15 de junho o Astra Sports Tourer, a perua será uma das atrações da montadora no Salão de Paris em outubro e deve chegar as ruas em novembro deste ano.
Sem dúvida um dos destaque do modelo, é o design. O Opel Astra Spors Tourer traz linha harmoniosas e arrojadas. Um dos destaque é formato dos vidros e o teto exageradamente curvo, que dá a impressão de que se não se trata de uma spacewagon, mais sim de um versão estendida do Astra, um conceito visual bastante interessante.
Na traseira as lanternas lembram em muito as do Astra hatch, já a tampa do porta-malas é bastante ampla se abrindo
Já o interior deve aliar um acabamento de bom nível, com um ótimo conjunto de equipamentos de série e uma capacidade de carga bastante satisfatória, a perua pode carregar até 550 litros, porém com os bancos rebatidos essa marca aumenta para 1.550 litros. Destaque também para distância entre-eixos, que é de 2.68 mm e para o inovador sistema FlexRider que adapta a direção ao tipo de terreno em que se anda.
Ao todo serão oito motores com níveis de potência que vão de 95 CV a 180 cavalos, a principal novidade é o lançamento de um propulsor 1.4 L Turbo com 120 cavalos. O modelo também terá propulsores a diesel, o mais potente será o motor 2.0 L CDTI com 160 CV de potência, ele impressiona pelo baixo consumo de combustível, de acordo com a Opel, a versão mais econômica faz em média 19.6 km/l e emite somente 134 gramas de C0² por km rodado.
Outra atração será o câmbio de manual ou automático se seis velocidades e o sistema Start-Stop, que estará disponível na versão EcoFLEX. este sistema desliga o motor quando o carro para e volta a ligar quando o acelerador é pressionado, economizando combustível.
O Astra Sports Tourer deverá ser vendido apenas na Europa, mercado onde este tipo de carri ainda é bastante popular. Com vários atrativos, que vão do design ao espaço interno, ela deverá ser uma das spacewagon mais vendidas na Europa e poderá repetir o sucesso do Opel Astra, em apenas seis meses o hatch vendeu 160,000 exemplares.