A Mercedes mostrou hoje em Paris na Eurosatory (uma feira voltada para empresas de defesa), uma versão especial do Mercedes Classe G voltado para o uso militar. Chamado de G-Wagon LAPV 6-X, o protótipo foi desenvolvido em parceria com a EADS (que ao lado da americana Lockheed Martin é a maior empresa bélica do mundo).
A versão militar do Classe G, tem a carroceria blindada contra armamento pesado, são 6 placas de aço que revestem o carro, com isso o jipe pode ser utilizado para fazer patrulha em regiões de conflito. Os pneus também são blindados e podem se encher novamente automaticamente mesmo furado, há um sistema que pode controlar a pressão dos pneus dependendo do piso em que se anda.
O assoalho do carro pode também receber uma proteção especial contra minas terrestres. A suspensão ganhou novos amortecedores a ar, que podem ser ajustados em até 450 mm, garantindo uma ótima altura em relação ao solo.
Os ocupantes do Classe G LAPV 6.X contam com um avançado sistema de navegação e de comunicação por satélite, há até mesmo uma espécie de caixa preta que pode armazenar informações especiais, como posicionamento, missões e outras informações vitais.
O G-Wagon pode carregar até 1.3 toneladas de carga, sem comprometer o desempenho, mesmo com capacidade máxima lotada, o jipe é capaz de chegar aos 150 km/h de velocidade máxima. O motor também foi alterado, trata-se de um motor a diesel common-rail, porém sem potência o outros detalhes divulgados.