Hélio Castroneves foi punido após uma decisão polêmica da direção de prova, confira o vídeo
foto: Indy Car / Chris Jones
Neste domingo 25 de julho, podemos dizer, que não foi o dia dos pilotos brasileiros nas principais categorias do automobilismo mundial, pela manhã, Felipe Massa entregou a pedido da Ferrari, a vitória no GP da Alemanha para Fernando Alonso, e agora à noite Hélio Castroneves, venceu na pista o GP de Edmonto, 10° etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy, porém a direção de prova resolveu injustamente (bem confira o vídeo e de sua opinião), punir o piloto brasileiro por ter, segundo os comissários de pista feito uma manobra anti-esportiva na relargada quando faltavam 3 voltas para o fim. Com isto o neozelandês Scott Dixon, que cruzou em segundo, ficou com a vitória, e Hélio Castroneves, caiu para o 10° lugar, confira no vídeo abaixo como foi a manobra que tirou a vitória de Hélio Castroneves.
Vídeo postado por www.cafecomf1.com
Após ser punido, Hélio Castroneves, decidiu não cumprir a punição, e terminar a prova na liderança, mas a bandeirada foi dada para Scott Dixon. E após sair do carro com muita raiva, Hélio foi direto discutir com a direção de prova, bastante revoltado, o piloto brasileiro chegou até a agarrar um fiscal da corrida pelo colarinho da camisa, porém não deu em nada e a punição não foi retirada. Após a prova a Penske informou que entrará com um apelo contra a decisão tomada pela direção da Indy.
foto: Indy Car / Chris Jones
Will Power (foto acima), companheiro de Hélio Castroneves, terminou em 2°, e Dario Franchitti completou o pódio.
A corrida em detalhes …
A equipe Penske dominou praticamente todo o final de semana, o australiano Will Power, líder do campeonato, largou na pole position e liderou grande parte da corrida, imprimindo um ritmo superior aos demais, enquanto Paul Tracy e Raphael Matos se estranhavam, com o brasileiro levando a pior rodou, tendo um pneu furado.
No começo a classificação da corrida seguia assim, Will Power na liderança, seguido por Hélio Castroneves, Scott Dixon, Dario Franchitti e Ryan Briscoe. Enquanto lá no final do pelotão Tony Kanaan que largou em último tentava ganhar posições.
O circuito de Edmonton no Canadá é montado em um pequeno aeroporto, por isto área de escape não falta, o que evitou as bandeiras amarelas, a prova correu sem grandes disputas até a volta 70° quando aconteceu a segunda rodada de paradas nos boxes, já que na primeira parada que aconteceu na volta 31°, as posições não se alteraram. Porém desta vez o líder Will Power optou por usar pneus mais duros, enquanto os seus adversários colocaram compostos mais macios.
Hélio Castroneves voltou para a pista com um ritmo bem melhor do que os outros, e conseguiu ultrapassar Power na volta 78° assumindo a liderança da corrida.
Faltando apenas 6 volta para o final, surge uma bandeira amarela, causada pela piloto Simona de Silvestro. O Safety Car foi para a pista e juntou todo o pelotão.
Na relargada, que aconteceu quando faltavam 3 voltas para o fim, Will Power tentou passar Hélio Castroneves, que se defendeu ficando pelo lado da dentro da larga pista de Edmonton, Hélio contornou a curva pelo lado de dentro fechando a porta para Power, que acabou perdendo sua posição para Scott Dixon.
Scott Dixon chegou em segundo, mas ganhou a vitória de presente
foto: Indy Car / Dana Garrett
Mas a direção da prova, achou esta manobra invalida, e a vitória caiu nas mãos de Dixon, com Will Power ficando em segundo, e Dario Frachitti em terceiro.
Ryan Briscoe da Penske, completou a prova em 4°, Ryan Hunter Reay foi o 5° e o experiente canadense Paul Tracy, completou os 6° primeiros.
Mario Moraes foi o melhor brasileiro, terminando na 7° posição, a frente de Ernesto Viso e Takuma Sato, já com a punição Hélio Castroneves caiu para o 10° lugar. Enquanto Tony Kanaan não conseguiu passar da 12° posição. Vitor Meira também não foi bem, terminando em 16°. Mario Romancini, abandonou a prova, o piloto brasileiro, deve estar deixando a Indy por falta de patrocínio para correr.
Acima o pódio em Edmonton, Dixon, no centro, Power à esquerda e Frachitti à direita
Campeonato:
Com a segunda posição Will Power segue com muita folga na liderança do campeonato, agora o australiano tem 377 pontos, contra 335 de Dario Franchitti. Com a vitória Scott Dixon sobe para a terceira posição na tabela com 299 pontos, Hélio Castroneves, após os importantes pontos perdidos, já começa ficar distante dos líderes, atualmente é o 6° com 285 pontos.
A próxima etapa da Fórmula Indy acontece no dia 8 de agosto em Mid Ohio, mais um circuito misto normal.
Abaixo a classificação do GP de Edmonton da Fórmula Indy:
1. Scott Dixon (Ganassi)
2. Will Power (Penske)
3. Dario Franchitti (Ganassi)
4. Ryan Briscoe (Penske)
5. Ryan Hunter-Reay (Andretti)
6. Paul Tracy (KV)
7. Mario Moraes (KV)
8. Ernesto Viso (KV)
9. Takuma Sato (KV)
10. Helio Castroneves (Penske)
11. Marco Andretti (Andretti)
12. Tony Kanaan (Andretti)
13. Raphael Matos (De Ferran Dragon)
14. Bertrand Baguette (Conquest)
15. Danica Patrick (Andretti)
16. Vitor Meira (Foyt)
17. Hideki Mutoh (Newman/Haas)
18. Alex Lloyd (Dale Coyne)
19. Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold)
20. Dan Wheldon (Panther)
21. Justin Wilson (Dreyer & Reinbold)
Não chegaram ao fim:
Simona de Silvestro (HVM)
Alex Tagliani (Fazzt)
Mario Romancini (Conquest)
Milka Duno (Dale Coyne)
Confira como está a classificação do campeonato da Indy após 11 corridas disputadas, das 17 previstas para a temporada 2010:
1 W. Power AUS Penske 377
2 D. Franchitti GBR Ganassi 335
3 S. Dixon NZL Ganassi 299
4 R. Briscoe AUS Penske 292
5 R. Hunter-Reay EUA Andretti 286
6 H. Castro Neves BRA Penske 285
7 T. Kanaan BRA Andretti 273
8 J. Wilson GBR Dreyer & Reinbold 240
9 D. Wheldon EUA Panther 231
10 M. Andretti EUA Andretti 225
11 D. Patrick EUA Andretti 218
12 V. Meira BRA Foyt 191
13 R. Matos BRA De Ferran Luczo Dragon 186
14 A. Tagliani CAN Fazzt 182
15 M. Moraes BRA KV 177
16 E. Viso VEN KV 169
17 A. Lloyd GBR Dreyer & Reinbold 158
18 H. Mutoh JAP Newman-Haas-Lanigan 154
19 S. De Silvestro SUI HVM 143
20 M. Romancini BRA Conquest 137
21 G. Rahal EUA Sarah Fisher 125
22 T. Sato JAP KV 120
23 M. Conway GBR Dreyer & Reinbold 110
24 B. Baguette BEL Conquest 103
25 M. Duno VEN Dale Coyne 102