O carro híbrido roda por até 60km sem usar combustível
Considerado um dos lançamentos mais importantes da história da General Motors, o sedan elétrico Volt já tem preço definido. De acordo com a montadora americana o carro será vendido de início apenas em seis estados por 41,000 dólares algo próximo de R$ 70,000.
No Brasil que tem um carga tributária bem mais alta do que a americana, R$ 70,000 pode parecer um preço ultracompetitivo para um carro com uma motorização inédita, porém nos EUA US$ 40,000 é considerado caro para um sedan de médio porte, por exemplo com US$ 7,000 a mais é possível comprar um Mercedes Classe E Sedan. Bem um Toyota Corolla parte de US$ 16 mil.
Por isso a Chevrolet irá contar com incentivos fiscais do governo americano, com isso o preço do Volt será reduzido para até US$ 33.500 (R$ 59,261).
Além dos subsídios fiscais, a Chevrolet também irá oferecer um programa de leasing para o Volt, neste caso o cliente irá pagar mensalmente US$ 360 durante 36 meses e mais US$ 2,500 pela assinatura do contrato. Em alguns estados dos EUA, o Volt já pode ser encomendado, inicialmente ele será oferecido em apenas na Califórnia, Nova York, Michigan, Connecticut, Texas, Nova Jersey e Washington DC.
Como funciona o Volt…
Ao contrário do primeiro protótipo lançado em 2007 (que era totalmente elétrico), a atual geração do Volt conta com dois propulsores, um movido a eletricidade e outro a gasolina com 120 CV. Por uma distância de até 60 km, o modelo poderá ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, neste caso as emissões de poluentes são zero. Já com o motor a combustão que na realidade serve apenas para recarregar as baterias de íons de lítio, a autonomia sobe para 450 km e o consumo médio é de impressionantes 97.7 km/l, o que faz dele o carro híbrido em série mais econômico dos EUA e possivelmente o carro de produção mais econômico do mundo.
Os compradores dos Chevrolet Volt, terão ainda a opção de recarregar as baterias do carro, em uma tomada comum 120v, (conceito chamado de hybrid plug in), porém os primeiros compradores do carro, ganharão uma espécie gerador de recarga de 240 volts, com isto a recarga das baterias podem ser feitas em menos tempo.
Obviamente o principal atrativo é o consumo impressionante do Chevrolet, porém outro destaque é o interior que traz um bom conjunto de equipamentos de série, que inclui bancos com revestimento em couro, oito airbags, freios ABS, ESP (controle de estabilidade), GPS, ar condicionado digital automático, computador de bordo, sistema multi-mídia com tela de LCD touch-screen. Painel e mostradores digitais, com sistema informativo inédito, como uma tela de computador. As linhas do interior também merecem destaque.
Por enquanto a produção do Volt será muito pequena comparado ao de um sedan de médio porte convencional. Porém a GM tem metas ambiciosas para o modelo, até 2012 a produção deverá chegar a 30,000 exemplares.
Resta saber como será a receptividade do público perante a um carro extremamente inovador, e que consumiu mais de meio bilhão de dólares em seu desenvolvimento. Será que o consumidor vai querer pagar caro por um carro fora dos padrões, com cara de protótipo, porém super econômico ?.