Clique na imagem para ampliar (alta resolução)
Famosos no mundo principalmente após o jogo Gran Turismo, os carros desenvolvidos pela Nismo (divisão de alta performance da Nissan) são conhecidos por serem autênticos bólidos japoneses, um dos mais recentes lançamentos dessa linhagem é o Nismo 370Z, lançado em 2009, ele é uma versão extrema do 370 z, com um design mais marcante, alterações mecânicas e um preço bastante convidativo, US$ 39,139 (algo em torno de R$ 68,500), nos EUA é claro.
O carro tem identidade própria. Por fora o Nismo se distingue do 370Z pelo visual mais arrojado. Entre os principais diferenciais estão o novo para-choque dianteiro, nova saias laterais e as rodas de alumínio forjado de 19 polegadas. Destaque também para o aerofólio traseiro, que além de deixar o esportivo colado ao chão, também confere ao Nissan um visual de carro de corrida.
Outra exclusividade é um kit de suspensão esportiva desenvolvida pela própria Nismo. Ainda na parte mecânica o sistema de exaustão foi substituído por um de alta performance, “H-configured” com ponteiras maiores feito em aço inox, ele aumenta a performance do carro, o módulo eletrônico do motor (ECM) também foi alterado. O 370Z da Nismo traz ainda diferencial limitado (Viscous Limited-Slip Differential – VLSD), além de freios mais eficientes, com discos maiores (14.4 polegadas na dianteira e 13.8 na traseira), ambos ventilados e mais resistentes ao fadiga.
Clique na imagem para ampliar (alta resolução)
O 370Z Nismo não chega a ser um Ferrari, um Audi R8 V10 ou Nissan GT-R, porém a tradição esportiva da Nismo e do primeiro Nissan Z, lançado em 1969, está muito bem representada com um motor V6 3.7 L com 350 CV de potência e torque de 27.6 kgfm a 5600 rpm. O câmbio é manual de 6 velocidades, com relações encurtadas, esta transmissão possui o sistema “SynchroRev Match” que quando acionado ajusta e controla automaticamente as rotações do motor para a próxima posição de marcha, diminuindo a perca de potência durante as trocas, o que permite ao motorista focar mais na frenagem e na direção, ou seja tornando a condução deste carro japonês mais prazerosa e esportiva.
Ao pisar fundo no acelerador o motorista, leva pouco mais de 5 segundos para atingir os 100 km/h, já a velocidade máxima por questões de segurança é limitada eletronicamente aos 250 km/h, sem o limitador os 370z poderia passar dos 280 km/h.
O interior do Nismo acomoda com conforto dois ocupantes. O acabamento conta com detalhes em alumínio e couro e o conjunto de equipamentos é completo. De série o esportivo traz ar condicionado automático, piloto automático, sistema de navegação integrado com sistema multimídia e computador de bordo, tudo mostrado em um tela de LCD touch-screen no meio do painel. Além de obviamente equipamentos de segurança básicos, freios com ABS, EB, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, sem esquecer dos airbags frontais e laterais, nas laterais do bancos e até mesmo no teto.
No Brasil, a Nissan ainda não começou a comercializar nem mesmo o 370Z convencional lançado no final de 2008 nos Estados Unidos. Portanto pelo mesmo por enquanto não há planos de importar o 370 Nismo para o país, adquiri-lo só é possível por meio de importadoras independentes, com um preço não um pouco atrativo se comparado ao do mercado americano, em parte por causa dos altos impostos da importação, ele não sai por menos de R$ 300,000.