A Hyundai apresentou nesta quinta feira (9 de setembro ) na Coreia do Sul, o protótipo Blueon FSEV (Full Speed Eletric Vehicle), que pode ser definido basicamente com uma versão de produção elétrica do Hyundai i10, apresentado no fim do ano passado no Salão de Frankfurt.
O BlueOn é impulsionado por um motor elétrico alimentado por baterias de ion-lithium, mesma usada nos notebooks por exemplo, que neste desenvolve uma energia de 61 KW, ou cerca de 82 CV. Essa cavalaria é capaz de impulsionar o compacto de 3.58 metros da inércia aos 100km/h em 13.1 segundos, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 130 km/h. O desempenho agrada mas o grande destaque do conjunto, é a economia, com uma carga completa o i10 elétrico pode rodar por até 140 quilômetros.
Para recarregar totalmente as baterias de ion-lithium em uma tomada de 220 V convencional, são necessários 6 horas. Porém em uma tomada especial de 380 V, são necessários apenas 25 minutos para fazer um recarga de 80 %.
A montadora coreana investiu no projeto cerca mais de US$ 34,000,000. A expectativa da Hyundai é de que até 2012 sejam produzidas 2,500 unidades do BlueOn, 30 exemplares do modelo deverão ser testada por departamentos do governo coreano a partir do próximo mês.