A alguns meses atrás a Lotus prometeu para o Salão de Paris, o evento automobilístico mais importante do ano, um lançamento de peso, um modelo que poderia ser considerado o sucessor da mítica Lotus Esprint, superesportivos mais potente e famoso da história da marca inglesa que foi produzido de 1994 a 2002. Essa promessa foi cumprida nesta segunda-feira (20 de setembro) com a divulgação das primeiras imagens da Elite Concept, equipado com um motor V8 5.0 L com 620 CV de potência, o modelo será um dos coupês de quatro lugares mais veloz do planeta. Porém essa máquina irá demorar para chegar as ruas, a produção começa apenas em 2014.
Por fora a Elite é tão chamativa quanto uma Ferrari ou um Lamborghini. A carroceria conta com linhas ousadas, futurista e de formas aerodinâmicas, que resultaram em um visual belo e com identidade própria, os cortes retos nas laterais também chamam atenção assim como a traseira que traz conjunto bastante interessante.
Caso já estive-se sendo produzido em série, a Elite seria o carro quatro lugares mais veloz do globo. De acordo com a Lotus com os seus mais de 600 CV, o novo modelo irá precisa de apenas 3.7 segundos para quebrar a barreira dos 100 km/h e poderá atingir a impressionante marca de 315 km/h, números que fazem dela o superesportivo mais rápido e potente já construído pela marca inglesa.
A Elite será um superesportivo ecológico, como opcional o cliente poderá levar para casa um modelo híbrido, ou seja o movido com um propulsor a combustão de 620 CV que trabalhará em conjunto com um motor elétrico. Para reduzir ainda mais o consumo a Lotus Elite também poderá ser equipado com Kers, sistema semelhante ao utilizado nos bólidos da F1, que aproveita a energia gerada pelos discos nas frenagens.
Em tamanho a Lotus Elite será a maior produzida pela marca, a carroceria irá medir 4.60 metros de comprimento. sendo bem maior do que a Evora e as pequenas Lotus Elise e Exige, os atuais três carros da marca.
Depois de quase ir a falência na década de 90, a Lotus parece que passou a fazer parte de segundo pelotão das montadoras de superesportivos, apesar de fazer carros incríveis alguns deles considerados os mais gostosos de serem dirigidos, a marca inglesa atualmente não tem um representante entre os modelos capazes de passar dos 300 km/h. Com a Elite, a Lotus esperar deixar essa imagem no passado e rivalizar de igual para igual, com Lamborghini, Ferrari, Porsche, Aston Martin, Mercedes e Audi, atualmente as maiores fabricantes de carros sonhos do planeta.
A Elite chega as ruas apenas em 2014, porém o preço já está definido será de 115,000 Libras (pela cotação atual, algo em torno de R$ 301,000).