A Subaru ao lado da Porsche, são atualmente as únicas no mundo a usar os motores Boxer, na qual os cilindros são contra-postos horizontalmente em linha, e nesta semana a montadora apresentou a terceira geração deste interessante motor, o 2.0 4 cilindros Boxer que começará em breve a equipar os modelos da marca.
Segundo a Subaru este novo motor Boxer, é mais eficientes que o anterior, sendo cerca de 10% mais econômico, além de entregar mais torque em baixas rotações. Para isto o curso dos pistões foram aumentado e a largura dos cilindros diminuiu.
Na pratica o novo 2.0 Boxer conserva a mesma potência da geração anterior, desenvolvendo 146 hp, mas despejando mais torque, são 196 kgfm contra 191 kgfm do anterior.
Comparado com os tradicionais motores em “V”, o Boxer com seus cilindros contra-postos, tem como vantagem além de possuir um menor tamanho, são mais leves o que melhora em muito o centro de gravidade do carro, outro ponto é que este tipo de motor produz bem menos vibrações, já que os pistões da direita cancelam a vibração de cada outro na esquerda. Estes motores são bastante antigos, os primeiros foram lançado no começo da década de 1940 e se tornaram popular principalmente pelos Volkswagen Fusca e Kombi, que traziam este tipo de motor com refrigeração a ar, claro que bem inferior e quase que totalmente ao Boxer usado hoje em dia pela Porsche e Subaru.
O primeiro modelo da Subaru a receber este novo motor Boxer será o Forester.
Respostas de 3
Subaru 4 Cil. refrigerado por água equipa a aviação experimental c/ sucesso !
100 HP
Prezado editor,
Não existe "menas" vibrações e sim MENOS vibrações.
Outro detalhe, os motores de fusca e kombi eram refrigerados a ar e não a água como você descreve. Isto na época era um dos atrativos do Fusca, Brasília e Kombi, já que não tinham radiador.
Rogerio
Obrigado pelas correções, claro é menos e não menas, como nós escrevemos.
Quanto ao motor do Fusca e da Kombi, eles trazia refrigeração a ar e não a água.
abraço