No Brasil somente agora com a chegada do Fusion Hybrid, o segmento dos sedãs de médio porte ganharam seu primeiro representante híbrido, ao contrário dos EUA, onde praticamente todas as grande montadoras já contam com um modelo desse tipo à venda. Sabendo disso a Kia não quer ficar atrás de seus rivais e acaba de apresentar no mercado americano, o Optima Hybrid (também conhecido com Magentis em vários países), o modelo conta com uma inédita motorização e deve chegar as ruas dos EUA no começo de 2011.
Como já era de esperar o principal atrativo do novo modelo é o apelo a economia de combustível. Graças a uma série de recursos tecnológicos, o sedã tem consumo digno de um carro compacto 1.0, na cidade a média de consumo fica em 15,3 km por litro, já na estrada o Kia Optima / Magentis híbrido roda 17,01 km/l.
O consumo fantástico se deve a um propulsor 2.4 L GDi de 166 CV que trabalha em conjunto com um bloco movido a eletricidade de 30 KW (40 CV), este pequeno motor é acoplado entre o motor e o câmbio, ele é alimentado por bateria de polímero de ion-Lithium desenvolvida em parceria com a LG. O desempenho é semelhante ao de um sedã de médio porte convencional, ele vai de 0 a 100 km/h em 9.2 segundos e pode atingir os 192 km/h de velocidade máxima. Os dois motores quando em funcionamento em conjunto somam 206 cv e 26.6 kgfm de torque.
O motor elétrico assume quando não é exigida tanta força do motor, por exemplo em velocidade superiores a 100 km/h.
Porém o baixo consumo combustível é apenas um de suas armas para conquistar os americanos. Assim como na versão convencional do Optima / Magentis, um dos maiores destaques do modelo é o design moderno e ousado, feito pelo alemão Peter Schreyer, considerado um dos melhores designers do mundo. Visualmente não há grandes diferenças entre as duas versões, o Optima Hybrid se distingue pela grande frontal menor e as rodas de liga leve de 16 polegadas feitas para melhorar a aerodinâmica e o consumo, pneus mais largos e com menor resistência de rolagem, ainda como diferenciais há pequenos detalhes cromados e um spoiler lateral e um mini aerofólio na traseira.
Ao bordo do Optima / Magentis os ocupantes dispõem de um bom espaço interno e de um excelente conjunto de equipamentos. Sem dúvida ele é um dos carros mais completos do segmento. Itens como ar condicionado com dual zone, câmbio automático de seis velocidades, volante multifuncional, airbags frontais e laterais para o motorista e passageiro são de série. Há ainda a opção de um teto solar duplo.
Nos Estados Unidos o Optima Hybrid chega as ruas no começo do próximo ano, por enquanto o preço ainda não foi divulgado. Já no Brasil o Kia Optima convencional desembarca no primeiro trimestre de 2011, com a missão de substituir o Magentis e dar trabalho ao rivais Toyota Corolla, Honda Civic, CHevrolet Malibu e Ford Fusion.
Confira acima o vídeo do novo Kia Optima Hybrid