A Honda parece está disposta em transformar o Fit, em um símbolo de carro ecológico e econômico. Depois de lançar uma versão híbrida apresentada em setembro no Salão de Paris esta que já está sendo produzida em série, o monovolume japonês acaba de ganhar no Los Angeles Auto Show uma variante elétrica que deve entrar em produção até 2012.
Visualmente o protótipo se distingue do Fit convencional (também conhecido como Honda Jazz em alguns mercados), pelo design mais ousado e futurista. O Fit EV traz uma série de diferenciais como novos para-choques e grade dianteira, faróis com novas lentes e luzes LEDs, rodas de liga leve com desenho diferenciado, enquanto a carroceria recebeu uma pintura chamada de Deep Clear Blue.
Mais o que mais interessa é a motorização, a Honda promete que o Fit EV terá uma autonomia de mais de 160 km e emissões zero de poluentes. Outro destaque deste Honda elétrico é o sistema “3 mode E-Drive”, adaptado do híbrido Honda CR-Z, o equipamento irá permitir ao motorista escolher entre três modos de direção, Econ, Normal e Sport.
O primeiro modo pressa sobretudo pela economia de combustível, ele consome 17 % menos do que o modo Normal e 25 % menos do que o Sport, que como o próprio nome diz proporciona ao motorista uma direção mais esportiva, neste modo a potência do Fit EV é semelhante ao de um carro com motor a gasolina. De acordo com a marca o protótipo pode atingir a marca de 90 milhas ou 144 km/h de velocidade máxima.
Outra preocupação da Honda foi o com o tempo gasto na recarga das baterias, em uma tomada caseira de 120 V, serão necessários cerca de 12 horas, já com uma tomada especial de 240 V o tempo cai para seis horas.
A previsão da marca é de que o Fit elétrico comece a ser produzido em série a partir de 2012, porém de início ele será comercializado apenas nos EUA e Japão, onde já existe postos com tomadas próprio para recarregar carros elétrico.