De olho nos mercado emergentes, a Honda apresentou de forma oficial nesta última terça-feira (30 de novembro), o protótipo Brio, um compacto de formas simpática que irá dar origem a um novo modelo que em 2011 será produzido em série na Tailândia e Índia, e mais tarde no Brasil. Confira os detalhes…
Para fazer sucesso entre os asiáticos o Brio aposta principalmente em um preço bastante atrativo. Na Tailândia, ele custará cerca de 400,00 bath, algo em torno dos R$ 22,700. A versão indiana do carro deve ser ainda mais barata.
Por fora o compacto que mede apenas 3.64 metros, por 1.68 m de largura e 1.47 m de altura, ele traz um design moderno e original com formas atraentes. Já o interior como era de se esperar de um modelo de baixo custo é bastante simples, tanto no acabamento quanto no conjunto de equipamentos de série. O protótipo mostrados nas fotos é equipado com um câmbio automático porém a Honda não divulgou qualquer detalhe sobre a motorização do Brio, existe há possibilidade dele trazer um motor 1.4 iVETEC, e um motor menor, provavelmente um 1.0 ou 1.2.
Além de barato, o Brio também deverá ser econômico. O motor da versão que será vendida na Tailândia de acordo com a montadora, será capaz de fazer mais de 20 km por litro de gasolina.
O palco escolhido para a apresentação mundial do Brio Concept foi o Thailand Internacional Motor Expo, que abre as portas nesta quarta-feira. Por enquanto não é oficial porém o modelo pode ser produzido no Brasil, a produção deve ter início no final de 2012 ou começo de 2013, ele seria o modelo de entrada da Honda, rivalizando com nomes de peso em nosso mercado, como o Fiat Uno e os modelos mais baratos da VW, GM e Ford. O Brio teria uma trajetória semelhante ao do Honda City, que primeiramente foi lançado na Tailândia e tempos depois começou a ser produzido na fábrica da Honda em Sumaré São Paulo.