BMW X1 estreia inédito motor 2.0 turbo de 242 cv

bmw x1 xdrive28 i 2.0 twin power turboClique na imagem para ampliar – Alta Resolução

O BMW X1 foi escolhido para fazer a estreia do totalmente novo motor 2.0 turbo quatro cilindros a gasolina. Este motor traz tecnologias inéditas em sua concepção, ele substituirá o atual 3.0 6 cilindros em linha que equipa parte dos modelos da montadora alemã.

bmw x1 xdrive28 i 2.0 twin power turbo 2011Clique na imagem para ampliar – Alta Resolução

Claro ao abrir mão de um 3.0 6 cilindros para um 2.0 o principal ganho é a economia de combustível, mas apesar de ser mais econômico e menos poluente, graças a alta tecnologia este novo motor 2.0 TwinPower Turbo consegue desenvolver uma potência bastante satisfatória, ele entrega 242 hp e um torque máximo de 35 kgfm.

bmw x1 xdrive28 i 2011 rear view

Em sua construção a BMW usou a tecnologia batizada de TwinPower Turbo, isto somado a injeção direta de combustível com bico injetores mais precisos, um inédito comando de abertura da válvulas desenvolvido pela BMW chamado de Valvetronic, um bloco totalmente em alumínio e dois turbo compressores, fazem este motor 2.0 quatro cilindros um dos mais modernos e eficientes já feitos.

bmw x1 xdrive28 i 2.0 twin power turbo

Este novo propulsor fará sua estreia no BMW X1 xDrive 28i (modelo mostrado nas fotos), segundo a montadora neste caso ele permitirá ao SUV compacto ir de 0 a 100 km/h em apenas 6.1 segundos (com transmissão manual) e 6.5 s com câmbio automático, porém o mais interessante é seu consumo de combustível, a montadora afirma que o X1 com motor 2.0 Twin Power rodará em média 100 km com 7.9 litros de gasolina, algo em torno de 12.6 km/l. Uma ótima marca para um carro 4×4 com motor de mais de 240 cavalos. Outro ponto interessante é o nível de emissão de CO2, que é de 183 gramas por km rodado.

bmw x1 xdrive28 i 2.0 twin power turboClique na imagem para ampliar – Alta Resoluação

O X1 xDrive28i sairá de fábrica equipado com um câmbio manual de seis marchas, além das tecnologias como freios auto regenerativos que reaproveitam a energia gerada pelos discos para economizar combustível, além do sistema Start/Stop que desliga o motor quando o carro para, em um semáforo ou em congestionamento.

Para aqueles que fazem questão do conforto do câmbio automático este novo X1 poderá ser equipado com a uma caixa de transmissão automática de 8 velocidades.

A expectativa é que o novo motor 2.0 turbo (TwinPower Turbo) esteja presente nos demais modelos da BMW até o final do ano.

Compartilhe

Uma resposta

  1. acabei de ler na revista auto foco (Portugal)29/06/11 que o X1 vai ter uma versão 2.0i com 184hp e 2 opções: s drive com consumo de 7,1L/100km e x drive com 7,7L/100km…e uma versão diesel de 163hp e consumo de 4,9L/100km.

    será que vem pro Brasil algum destes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas