12 horas de Sebring 2011 – Equipe Oreca vence com Peugeot

peugeot 908 hdi fap 2011 team oreca 12 horas de sebring

As 12 horas de Sebring teve sua primeira edição disputada em 1950 e é ao lado das 24 horas de Le Mans e das 24 horas de Nurburgring uma das provas de endurance mais tradicionais e respeitadas do mundo. Este ano a corrida foi bastante disputada com a vitória ficando nas mãos do Peugeot 908 HDI FAP da equipe independente Oreca, guiado pelo trio Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Pedro Lamy. Confira mais detalhes..

peugeot 908 hdi fap 2011 12 horas de sebring

Como já se previa os Peugeot 908 iriam dominar a prova, fato que realmente aconteceu nas primeiras sete horas de corrida, porém o carro de fábrica da Peugeot pilotado pelo trio Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Pedro Lamy acabou tendo problemas deixando a liderança nas mãos do Peugeot 908 da equipe Oreca que foi guiado pelo trio Nicolas Lapierre, Loic Duval e Olivier Panis.

peugeot 908 hdi fap 2011 12 horas de sebring

Equipe Oreca alias que correu com o modelo 908 do ano passado enquanto a Peugeot já usou o modelo 2011 com qual a marca francesa irá disputar as 24 horas de Le Mans deste ano.

hpd arx 01 2011 12 horas de sebring

Na segunda posição também outra surpresa, com o protótipo HPD ARX-01  equipado com um motor Honda/Acura da tímida equipe Highcroft fazendo bonito em Sebring chegando a apenas 31 segundos atrás do badalado Peugeot 908 da equipe Oreca e a 13 segundos à frente do carro de fábrica da Peugeot, o 908 HDI 2011.

audi r15 + 2011 12 horas de sebring

A Audi que optou por correr Sebring com o R15 “+” de 2010, ao invés de usar o novo R18, teve alguns imprevistos durante a prova e não chegou a ameaçar a liderança dos Peugeot, ao final o trio da Audi Allan McNish, Tom Kristensen e Rinaldo Capello terminaram na razoável 4° posição.

Na categoria LMP2 a vitória ficou com o Lola Honda da equipe Level 5, este modelo guiado por Ryan Hunter-Reay, Scott Tucker e Luiz Dias terminou a 32 voltas atrás do líder e mesmo assim venceu em sua categoria já que os outros concorrentes sequer chegaram ao final.

audi r15 + 2011 12 horas de sebring

Na categoria GT a briga foi boa e envolveu Ferrari 458 Italia, Chevrolet Corvette e BMW M3 GT, ao final a BMW comemorou muito ficando com o primeiro e segundo lugar, com o trio Andy Priaulx, Dirk Muller e Joey Hand vencendo, seguido pelo outro BMW M3 GT guiado pelo brasileiro Augusto Farfus Jr, em parceria com Dirk Werner e Bill Auberlen.

ferrari 458 italia gt 12 horas de sebring

O brasileiro Jaime Melo JR com a Ferrari 458 da Ricci Competizione (foto acima) estava liderando nesta categoria GT quando foi deixado na mão pelo seu carro a poucas horas do final da prova.

Este ano as 12 Horas de Sebring faz parte do campeonato Intercontinental Le Mans Cup e pelo American Le Mans Series, sendo que a próxima etapa do ALMS acontece no dia 16 de abril em Long Beach.

Confira abaixo o resultado das 12 horas de Sebring 2011:

Legenda: Posição – categoria – Pilotos Equipe/Carro Tempo/Diferença

1. LMP1 Voltaierre/Duval/Panis ORECA Peugeot 12h00m28.423s

2. LMP1 Brabham/Franchitti/Pagenaud Highcroft HPD + 31.868s

3. LMP1 Montagny/Sarrazin/Lamy Peugeot + 44.502s

4. LMP1 Capello/Kristensen/McNish Audi + 5 voltas

5. LMP1 Bernhard/Dumas/Rockenfeller Audi + 6 voltas

6. LMP1 Dyson/Smith/Cochran Dyson Lola-Mazda + 8 voltas

7. LMP1 Prost/Jani/Bleekemolen Rebellion Lola-Toyota + 12 voltas

8. LMP1 Wurz/Gene/Davidson Peugeot + 17 voltas

9. LMPC Petersen/Cameron/Guasch Genoa ORECA + 20 voltas

10. GT Priaulx/Muller/Hand BMW + 20 voltas

11. LMPC Bennett/Montecalvo/Dalziel Core ORECA + 20 voltas

12. GT Farfus/Auberlen/Werner BMW + 20 voltas

13. GT Beretta/Milner/Garcia Corvette + 20 voltas

14. GT Gavin/Magnussen/Westbrook Corvette + 21 voltas

15. GT Fisichella/Bruni/Kaffer AF Corse Ferrari + 21 voltas

16. GT Bergmeister/Long/Lieb Flying Lizard Porsche + 22 voltas

17. GT Law/Neiman/Holzer Flying Lizard Porsche + 26 voltas

18. LMPC Jeannette/Gonzalez/Junco Core ORECA + 27 voltas

19. GTE Am Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari + 30 voltas

20. LMP2 Tucker/Hunter-Reay/Diaz Level 5 Lola-Honda + 32 voltas

21. GTC Pappas/Faulkner/Bleekemolen Black Swan Porsche + 33 voltas

22. GTC Enda/Pumpelly/Li TRG Porsche + 33 voltas

23. GTC Cisneros/Kauffmann/Edwards NGT Porsche + 36 voltas

24. GTC Ham/Blackett/Cumming JDX Porsche + 37 voltas

25. GTC Von Moltke/Ludwig/Norman TRG Porsche + 37 voltas

26. GT Robertson/Robertson/Said Robertson Doran Ford + 38 voltas

27. LMPC Lux/Julian/Zugel Genoa ORECA + 38 voltas

28. GT Ortelli/Mackowiecki/Deletraz Luxury Ferrari + 40 voltas

29. GTC LeSaffre/Davis/Faieta Kelly Moss Porsche + 41 voltas

30. LMP2 Mailleux/Ordonez/Ayari Signatech ORECA-Nissan + 42 voltas

31. LMP2 Barlesi/da Rocha/Lafargue OAK Pescarolo-Judd + 45 voltas

32. GTC Potter/Stanton/Marsh Magnus Porsche + 50 voltas

33. LMP2 Tucker/Bouchut/Barbosa Level 5 Lola-Honda + 52 voltas

34. GTC Sweedler/Keen/Wong Alex Job Porsche + 53 voltas

35. GT Brown/Cosmo/Bell Extreme Speed Ferrari + 64 voltas

36. GT Melo/Vilander/Salo Risi Ferrari + 66 voltas

37. GT Murry/Lazzaro/Braun Robertson Doran Ford + 71 voltas

38. GT Jones/Moran/Wilden RSR Jaguar + 76 voltas

39. GTE Am Lietz/Roda/Ried Proton Porsche + 80 voltas

Não classificados:

LMPC Nicolosi/Boon/Lueders Performance Tech ORECA 246 voltas

GT Miller/Rast/Maassen Miller Porsche 231 voltas

GTE Am Ehret/Lynn/Wills CRS Ferrari 226 voltas

LMP1 Lahaye/Moreau/Ragues OAK Pescarolo-Judd 222 voltas

GT Henzler/Sellers/Ragginger Falken Porsche 220 voltas

LMPC Moro/Mowlem/Lombard WRO ORECA 203 voltas

LMPC Dobson/Lewis/Richard PR1 Mathiasen ORECA 185 voltas

LMP1 Pickett/Graf/Luhr Muscle Milk Lola-Aston 151 voltas

LMP1 Nicolet/Hein/Yvon OAK Pescarolo-Judd 111 voltas

GTC Curtis/Sofronas/Seyffarth GMG Porsche 87 voltas

LMPC Marcelli/Drissi/Mitchell Intersport ORECA 86 voltas

GT Sharp/van Overbeek/Farnbacher Extreme Speed Ferrari 49 voltas

GTE Am Bornhauser/Canal/Gardel Larbre Corvette 37 voltas

GT Junqueira/da Matta/Servia RSR Jaguar 35 voltas

GT James/Leuenberger Panoz 19 voltas

GT Pastorelli/Schwager West Lamborghini 10 voltas

GTE Am Giroix/Goethe/Wainwright Gulf Aston Martin 5 voltas

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas