Nesta quarta feira dia 23 de março a Volkswagen está lançando oficialmente no Brasil a nova e aguardada geração do Jetta, que chega ao país trazendo praticamente tudo novo em relação ao antigo modelo, o Jetta ficou maior, mais equipado e bonito, porém o acabamento interno foi simplificado, ele chega com a missão de fazer frente aos líderes do segmento Toyota Corolla e Honda Civic, conheça em detalhes o novo Jetta que acaba de desembarcar no Brasil.
O Novo Jetta chegará as lojas em duas versões: Confortline e Highline. A opção de entrada Jetta Confortline terá um atrativo preço de R$ 65.755, e virá equipada com um modesto motor 2.0 flex quatro cilindros 8 válvulas e 120 cv de potência, este motor é o mesmo que equipa atualmente o Golf 2.0 no Brasil. Esta mesma versão Confortline pode trazer câmbio automático de seis marchas, porém neste caso o preço salta para R$ 70.005. No caso do câmbio automático trata-se do conhecido Tiptronic porém agora ele vem com borboletas atrás do volante para as trocas de forma manual.
Falando de equipamentos mais acessível do novo Jetta virá com razoável pacote de itens de série como: quatro airbags, duas frontais e dois laterais, roda de alumínio aro 16, controle de tração, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, sistema de som com seis alto falantes mais MP3 e entrada USB, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, volante com ajuste de altura e profundidade entre outros acessórios. Como opcionais o comprador poderá adquirir bancos em couro, teto solar, sensor de chuva, volante multifuncional.
Enquanto a versão top de linha Jetta Highline é bem mais interessante e cara, partindo de salgados R$ 89.520 (quase R$ 25 mil a mais que a versão de entrada) ela traz um moderno e potente motor 2.0 TSI (turbo com injeção direta de combustível) a gasolina que desenvolve 200 cv de força, esta versão também agrada pelo câmbio automatizado DSG (dupla embreagem) de seis marchas.
O Jetta Highline 2.0 TSI trará um respeitável conjunto de itens como sistema de som com MP3 e Bluetooth, controle de tração e de estabilidade ESP, seis airgabs, rodas de alumínio aro 17, ar-condicionado dual zone – que permite dois ajustes de temperatura ao mesmo tempo, piloto automático, sensores de estacionamento entre outros itens, como bancos em couro.
Design…
O design do Jetta segue uma linha mais conservadora, adotando fielmente o novo padrão de estilo mundial da Volkswagen, mesmo sem tanta originalidade ainda assim o sedan ainda agrada pelo equilibrado conjunto visual, os acentuados vincos nas laterais passam mais robustez ao Jetta, enquanto a traseira lembra os atuais modelos da Audi, como o A4.
O Jetta cresceu…
Um dos principais problemas da geração anterior do Jetta era o limitado espaço interno no banco traseiro, pensando nisto ao projetar o novo carro a Volkswagen pensou inicialmente em ampliar as dimensões do Jetta, o resultado foi um modelo 9 cm maior (agora com 4.65 metros) e este aumento se reflete principalmente no interior do carro graças aos 7.3 cm a mais de entre eixos que agora é de 2.65 metros, similar ao do Toyota Corolla. O porta malas também ficou maior o Jetta agora leva mais de 500 litros.
Para quem estava acostumado com o requinte do acabamento detalhado do antigo Jetta, esta nova geração adota um apelo mais racional, o painel exibe linhas sóbrias e sem grande apelo, enquanto o acabamento é de bom gosto mas pobre em detalhes, porém a Volkswagen afirma que em comparação a versão americana o Jetta vendido no Brasil traz um interior mais evoluído e bem acabado. O grande destaque fica sendo o moderno sistema multi-mídia com tela LCD Touchscreen de 7.5 polegadas que permite ao motorista ter acesso ao sistema de áudio, computador de bordo e ao navegador por satélite GPS, porém este interessante sistema será oferecido como opcional nas duas versões.
Desempenho…
O novo Jetta na versão de entrada com motor 2.0 aspirado na versão mecânica vai de 0 a 100km/h 10 segundos e alcança os 202 km/h , enquanto a versão com câmbio automático precisa de 11.1 segundos para ir de 0 aos 100km/h, podendo chegar aos 198 km/h de velocidade máxima,isto quando abastecido com etanol nos dois casos.
A versão 2.0 TSi com seus 200 cv vai de 0 a 100 km/h em apenas 7.3 segundos e chega até os 238 km/h de velocidade máxima.
A aceitação que o Jetta terá no nosso mercado ainda é um mistério, porém o carro sem dúvidas traz mais qualidades e atrativos em relação a antiga geração que nunca chegou a vender bem, a proposta da Volkswagen com o novo Jetta é simples, colocar no mercado um carro mais racional, ou seja sem tanto requinte mas com um bom espaço interno, design fácil de agradar, preço competitivo e uma boa qualidade mecânica, porém será que a montadora acertou na dose, só as vendas irão dizer.
Assim como os outros modelos normais da Volkswagen o novo Jetta terá apenas 1 ano de garantia total e 3 anos para motor e câmbio.
Respostas de 4
O que me desanimou foi esse motor de bora!
Porque o Jetta Variant saiu novo antes desse?
Resposta – Gabriel
O Jetta Variant vendido no Brasil desde o começo de 2010, na verdade não é um Jetta, bem vamos explicar, ele nada mais do que o Golf europeu em sua versão perua (Variant). Porém como o carro chegou ao Brasil com um preço bastante salgado e recheado de equipamento, além de ter a missão de ficar no lugar da antiga versão perua do Jetta, a Volkswagen decidiu batizar o modelo de Jetta Variant. Porém é bom deixar claro que esta Jetta Variant não tem nada a ver com o novo Jetta, a não ser a plataforma.
abraço
Pra mim já tem varios fotos…