A Honda começa o mês de abril, com o lançamento de duas novas motos no Brasil, a Transalp e a VFR 1200F, a primeira é uma estradeira off-road com motor V2 de 700 cilindradas ela chega por R$ 31.900, já a touring VFR 1200 F desembarca no país com preço de R$ 69,900, é da VFR 1200 F que nós falaremos agora…
Essa bagatela de R$ 69.900 deixa claro que a VFR 1200 FF não é uma moto comum, equipada com motor em V de quatro cilindros que desenvolve nada menos que 172,7 CV de potência a 10,500 rpm, a VRF promete oferecer esportividade e conforto ao seu comprador. Ela foi criada para aqueles que querem no fim de semana pegar a estrada em cima de uma moto, tendo o máximo de conforto porém sem abrir mão de altas doses de esportividade.
O painel mescla modernidade com funcionalidade, há no centro um grande conta-giros analógico, e dois displays digitais que mostram o velocímetro e outras informações como o nível do combustível, temperatura do líquido de arrefecimento, consumo de combustível, relógio, indicador da temperatura ambiente e se o ABS está ativado.
Além do motorzão de 1200 cc o principal destaque dessa sport tourer é o seu design incrivelmente ousado e original. A pintura metálica contrasta com os componentes em alumínio, a moto não tem um design tão chamativo quanto ao de uma sportbike, porém o estilo desta Honda agrada bastante. Na dianteira a forma inédita do farol e das curvas nas laterais também merecem uma olhada mais atenta, assim como o enorme escapamento retangular, tudo pensado para melhorar a aerodinâmica. No geral as linhas da Honda VFR 1200 F são bastante ousadas, limpas, modernas e bonita, sem necessariamente ser uma anomalia nas ruas que divide opiniões. Ou seja ela é uma moto que agrada a quase todos.
Outro equipamento que faz a VFR 1200 F uma moto diferente é a transmissão automatizada de 6 velocidades e dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission), este câmbio permite que a moto seja pilotada de forma manual ou totalmente automática. Algo inédito em uma motocicleta.
O piloto escolhe o tipo de condução que deseja, entre (AT) automático ou (MT) manual, sendo que no modo automático há ainda outros dois ajustes “D” que prioriza o melhor conforto e economia de combustível e “S” que ajusta o câmbio para se obter uma melhor esportividade. Enquanto no modo manual, o piloto tem total controle sobre as marchas, sendo que as trocas é feitas através dos botões “+” e “-“, estes botões ficam localizados próximo aos dedos indicador e polegar da mão esquerda.
Também merece destaque nessa Honda, a carenagem de dupla camada chamada (Dual Layer); essa tecnologia inovadora foi pateteada pela Honda e traz como grande vantagem a melhora na aerodinâmica, graças a um fluxo de ar interno que proporciona melhor estabilidade em altas velocidades. Além disso, suas fixações não são visíveis, deixando-a com uma superfície “limpa” e sem pontos de resistência ao ar.
O fluxo de ar passa entre as camadas, pelas duas aberturas da carenagem dianteira, e é canalizado. Assim, também ajuda no arrefecimento do motor, fazendo com que a saída do ar quente fique distante do piloto e do garupa, para garantir uma viagem mais prazerosa e confortável.
As rodas aro 17 são equipadas com freios de 320 mm com seis pistões, já na traseira há um disco de 276 mm mordido por pinças de pistão duplo, claro há ainda o Combined ABS o que certamente da segurança o piloto, principalmente aqueles que não está acostumados com um motor de mais de 170 CV.
No mercado brasileiro, a moto estará disponível com duas opções de cores, vermelho metálico ou preto metálico, o preço sugerido é de R$ 69.900 válido para o estado de São Paulo, sendo que para os demais estados este valor pode variar.
Assista acima o vídeo de apresentação da Honda VFR 1200F
Confira abaixo a fica técnica da VFR 1200F:
Categoria | Sport Touring |
Motor | 1236,7 cc, OHC, quatro cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida |
Potência máxima | 127 kW (172,7 CV) a 10.000 rpm |
Torque máximo | 129 N.m (13,2 kgf.m) a 8.750 rpm |
Diâmetro X Curso | 81,0 x 60,0 mm |
Sistema de alimentação | Injeção Eletrônica PGM-FI |
Relação de compressão | 12,0 : 1 |
Sistema de partida | Elétrico |
Transmissão | 6 velocidades, podendo ser engrenadas automaticamente ou manualmente |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal |
Ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 11.2 Ah |
Farol | 55/55W |
Capacidade do tanque | 18,5 litros (6,4 litros de reserva) |
Óleo do motor | 4,9 litros (3,6 litros para troca) |
Chassi | Diamond frame (Alumínio) |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
Suspensão traseira | Pro-Link |
Freio dianteiro | A disco, com 320 mm de diâmetro e pinças de seis pistões |
Freio traseiro | A disco, com 276 mm de diâmetro e pistão duplo |
Pneu dianteiro | 120/70ZR 17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 190/55ZR 17M/C (75W) |
Dimensões (c x l x a) | 2244 x 740 x 1222 mm |
Distância entre-eixos | 1545 mm |
Altura mínima do solo | 128 mm |
Altura do assento | 815 mm |
Peso seco | 264 kg |
Cor | vermelha metálica e preta metálica |
Preço público sugerido | R$ 69.900,00 (base Estado de São Paulo, não inclui despesas com frete e seguro) |