Clique na imagem para ampliar – Alta Resolução
Além do LEAF normal, outro destaque da Nissan no New York Internacional Auto Show, é o LEAF Nismo RC, uma interessante versão de corrida do inovador elétrico da montadora japonesa, que mostra além de econômico e ecológico, o modelo também pode ser um esportivo.
Impulsionado por um motor elétrico que desenvolve uma energia de 107 CV e um torque de 28,8 kgfm, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6.8 segundos e atingir uma velocidade de 148 km/h, sem emitir um átomo de CO² na atmosfera.
Por fora o bólido que foi desenvolvida em parceria com a Nismo (famosa divisão esportiva da Nissan), traz uma série de diferenças em relação ao LEAF convencional, ele é mais baixo e curto do que o modelo de rua. A distância entre-eixos é 9.9 cm menor, e a carroceria é 2.03 cm mais curta, porém a maior diferença entre esta versão e a versão de rua do LEAF está na altura, a versão de competição é 35 cm mais baixa, o que deixa o elétrico da Nissan com um visual bastante interessante.
O interior também sofreu modificações radicais, os bancos traseiros foram retirados, enquanto os da frente foram substituídos por um único acento esportivo do tipo concha. O acabamento e revestimentos das portas e até mesmo o painel foram totalmente refeito, só restando o essencial.
A intenção da Nissan com o LEAF RC é chamar a atenção do público do vasto potência dos veículos elétricos, além do modelo servir de laboratório de testes para os componentes do sistema elétricos e aerodinâmico do LEAF de rua, que alias é vendido em baixa escala nos Estados Unidos, Europa e Japão.
Assim como o LEAF de rua, o LEAF RC é empurrado por um motor totalmente elétrico alimentado por uma batera de lithium-ion, dividas em 48 módulos compactos, isto totaliza um força total de 80 kW, ou 107 cavalos de potência e 20.7 kgfm de torque. A baterias podem ter 80% de sua recarga feitas em apenas 30 minutos, usando um recarregador portátil, localizado no interior do capô traseiro. Em condições de corrida o carro tem uma autonomia de 20 minutos.
Outra particularidade do LEAF RC é que ele possui tração traseira, ao contrário do modelo de rua que traz tração dianteira.
Uma curiosidade é que ao contrário dos outros veículos de competição, o Nissan LEAF RC não tem sistema de escapamento, ou seja além de não emitir CO² na atmosfera, também não produz som.
Por enquanto ainda não há uma previsão de quando o Nissan LEAF RC irá estrear nas pistas, por enquanto agora em 2011 a Nissan pretende fazer algumas demostrações em eventos e corridas, a montadora prevê em um futuro breve, a criação de uma categoria no automobilismo, esse será primeiro o campeonato com carros elétrico, e a emitir zero de poluentes.