Neste final de fevereiro a Audi começa a vender no Brasil a linha 2011 do Q7, o SUV recebeu leves e quase imperceptíveis atualizações visuais, mas a grande novidade está debaixo do capô, é o novo motor 3.0 V6 TSI. Confira mais detalhes…
Este novo motor 3.0 V6 a gasolina desenvolve 333 cv e 44 kgfm de torque máximo a apenas 2.900 rpm, ele ficará no lugar do antigo 4.2 V8 que equipava o Q7 até o modelo 2010. A grande vantagem deste novo propulsor é que ele consegue ser mais econômico e menos poluente do que o V8, com a grande proeza de ser mais potente e obter um melhor desempenho. O modelo consegue fazer 11.7 km/l na estrada e polui 21% menos que o V8.
Segundo a Audi o Q7 com este novo motor 3.0 V6 vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.9 segundos, sendo que antes eram necessários 7.4 segundos, este melhor desempenho é devido ao emprego de novas tecnologias como um inédito sistema de sobrealimentação por compressor (um supercharged mais sofisticado).
Ainda como novidade o Q7 2011 inaugura um moderno câmbio automático Tiptronic de oito velocidades, esta transmissão traz a interessante opção de fazer as trocas de forma manual usando os “paddle shift”, borboletas que ficam posicionadas atrás do volante. O motorista pode escolher entre dois modos de condução: esportivo ou econômico.
Visualmente o Q7 2011 traz um conjunto dianteiro levemente redesenhado, com grade, e para-choques com um estilo diferenciados em relação ao modelo 2010 com um apelo mais esportivo, os faróis possui luzes LED e lâmpadas bi-xênon, há também novas e maiores rodas aro 20, com pneus 274/45.
Por dentro também o Q7 2011, vem com novos revestimentos, o grande destaque é o sistema de entretenimento Audi MMI, que através de um tela de 6.5 polegadas, permite ao motorista ter acesso e gerenciar diversas funções do veículo, como o sistema de som e vídeo, informações como a distribuição e temperatura do ar-condicionado, o sistema de câmera para auxílio de estacionamento entre outras funções. Há ainda um poderoso sistema de som, com Audi Music Interface, que permite que os passageiros conectem tocadores de Mp3, ou iPOd ao sistema multimídia do carro.
O Q7 2011 traz de série vários sistema de segurança ativa, como sensores que monitoram o que acontece ao redor do veículo e alertam o motorista em caso de alguma aproximação ao redor do carro, alertando também quando o motorista não deve mudar de faixa. Ainda na parte da segurança há como opcional o inovador sistema Adapative Cruise Control, um inteligente piloto automático que monitora e mantém uma distância segura do carro que vai a frente do Q7, o sistema pode reduzir a velocidade ou até parar o carro em caso de risco de colisão, ele retorna a velocidade pré-estabelecida quando o caminho fica livre novamente. O motorista escolhe a distância e a velocidade que serão mantidas.
O Q7 mede 5.07 metros e possui 3.00 metros de distância entre-eixos, ou seja o espaço interno é bastante generoso, o modelo pode acomodar opcionalmente até sete ocupantes (com a terceira fileira de bancos, que acomoda com conforto pessoas com até 1.6 metros de altura), e tem porta-malas com capacidade para levar 775 litros, ou até mesmo 2.035 litros com o banco traseiro rebatido.
O Q7 chega as lojas da Audi com preço partindo de R$ 320.000, ele terá 8 opções de cores e três de revestimentos interno.