Após uma incessante batalha com a Peugeot, a equipe Audi se sagrou campeã das 79° edição das 24 Horas de Le Mans, uma das maiores mais tradicional e importante corrida do automobilismo mundial. Esta foi a segunda vitória consecutiva da montadora alemã em Le Mans e a 10° na história da marca, a conquista deste ano venho com o Audi R18 número 2 pilotado pelo trio Andre Lotterer, Marcel Fassler e Bernoit Treluyer. Essa sem dúvida foi a edição mais disputada das 24 Horas de Le Mans na última década, após uma maratona de 354 voltas, a diferença entre o Audi R18 para Peugeot 908 número 9, que terminou na segunda posição foi de menos de 10 segundos uma marca sem dúvida impressionante em um corrida que dura 1 dia. Confira os detalhes…
Além do duelo e do equilíbrio entre Audi e Peugeot, a edição 2011 das 24 Horas de Le Mans ficou marcada pelo acidente impressionante de Alam Mcnish, o vencedor da edição 2008 destruiu completamente o seu Audi R18, após um toque com uma Ferrari da categoria GTE Pro, logo nas primeiras voltas da corrida. Apesar das imagens chocantes, Mcnish não teve nenhuma lesão e felizmente ninguém se feriu com as centenas de pedaços lançados pelo Audi na colisão. Vale a pena conferir o vídeo do impressionante acidente, mais abaixo.
Acima o vídeo do impressionante acidente de Alam Mcnish nas 24 Horas de Le Mans 2011, e abaixo a foto de como ficou o Audi R18 após a colisão.
Das 10 vitórias da Audi em Le Mans essa foi a mais suada de todas, além de ter vistos durante às 24 Horas de prova o Peugeot 908, na cola do R18 N2, o chefão da Audi Wolfgang Ullrich, viu dois dos seus três carros avaliado em mais de 10 milhões de dólares cada, virarem sucata. Horas após o acidente de Mcnish, já com a noite instalada sobre o circuito de Le Mans, Mike Rockfeller a mais de 330 km/h destruiu o R18 N1 após se chocar com força contra o muro, na parte central do circuito de 13km.
Acima os Peugeot 908 HDi FAP, os grandes adversários da Audi em Le Mans
Os outros vencedores...
LMP2 – Na categoria LMP2 o triunfo foi da Nissan que em um belo trabalho com as equipes Zytek e Oreca faturou pela primeira vez os dois primeiros lugares da categoria. A primeira posição ficou com o Nissan Zytek 41 da Greaves Motorsport, já o segundo lugar foi para o Nissan Oreca da Greves Motorsport.
GT3 Pro – Quem deu show na categoria GT3 Pro foi o Corvette C6.R 53 , na parte final da prova, o bólido americano do trio formado por Oliver Beretta, Tommy Milner e Antonio Garcia conseguiu superar a Ferrari 458 Italia da AF Corse guiada por (Fisichella/Bruni/Vilander), conquistando a primeira posição na categoria e a 11° no geral. O Corvette praticamente dominou com folga esta categoria deste as primeiras horas de prova.
Brasileiros…
Essa não foi uma boa edição para os brasileiros, a BMW M3 GTS de Augusto Farfus, que largou na pole position da sua categoria (GT3) acabou tendo problemas mecânicos na segunda metade da corrida. O mesmo aconteceu com Jaime Melo que correu com a Ferrari 458 Italia da equipe Luxury Racing. O melhor brasileiro foi Thomas Erdos que terminou na quarta posição na categoria LMP2 (12° no geral), pilotando o protótipo HPD da Honda.
A edição 2011 das 24 Horas de Le Mans foi um grande sucesso, além de ter atraído uma audiência de centenas de milhões de pessoas pela TV, a prova atraiu um publico de 249.500 pessoas um alta de 5 % em relação ao ano passado.
Confira abaixo o resultado completo das 24 Horas de Le Mans 2011: