Pode não parecer porém o modelo acima é um dos lançamentos mais importantes da Toyota nos últimos anos, esse carro de visual simples é a principal aposta da marca para ganhar participação em dois dos mercados mais importantes do mundo, o indiano e o brasileiro. Na Índia o carro será oferecido em versão sedan e hatchback que por lá será chamado de Liva, esta última foi revelada oficialmente nesta última segunda-feira (27 de junho). Já no Brasil o Toyota Etios chega em 2012 equipado com motor Flex. Confira os detalhes da versão hatch do Etios…
O apelo do Toyota Etios é o mesmo de modelos como Renault Logan e Nissan March, ser um carro global de baixo custo, feito especialmente para os países emergentes, na Índia o seu preço partirá do equivalente a R$ 14.200 a R$ 21.300.
Assim com o seu irmão sedan, o design do Etios Liva divide opiniões, o visual é simples e conservador. Na Índia haverá apenas uma opção de motor para o hatch, um 1.2 litros a gasolina que desenvolve 80 cavalos de potência.
Por dentro o acabamento é simples porém de bom gosto, os materiais usados são de boa qualidade, os revestimentos dos bancos podem variar de acordo com o gosto do cliente, há a possibilidade de equipar detalhes em cores chamativas como o vermelho mostrado na foto acima.
A versão mostrada nas fotos é a top de linha, esta virá com kit aerodinâmico com spoilers dianteiros e traseiros, saias laterais, aerofólio, além de rodas de liga leve e faróis de neblina, claro que a versão mais barata trará visual mais simplificado.
No Brasil o Etion hatch e sedan serão montados na fábrica que a Toyota está construindo em Sorocaba interior de SP. Se o Liva será capaz de incomodar Gol e Uno isto ainda em é uma grande incógnita, em parte a resposta para essa pergunta irá depender do preço que o modelo terá por aqui, isto ainda não está definido, falasse em R$ 30,000. Além dos dois carros mais vendidos no mercado, a aposta da Toyota também terá que enfrentar a chegada de novos concorrentes, entre eles o Nissan March e o Hyundai HB, ambos começam a ser produzido em 2012. Quem ganha com isto claro é o consumidor que terá novas opções de escolhas.