Alonso comemora a primeira vitória da Ferrari em 2011
Foto: Ferrari
O GP de Silverstone foi uma das provas mais movimentadas da temporada até agora, ao começar pela chuva que havia caído pela manhã e literalmente encharcou o circuito inglês, colocando um dilema na cabeça dos pilotos, na escolha de qual tipo pneu eles iriam largar. Após uma corrida muito interessante e disputa, no final Alonso conseguiu sua 27º vitória na carreira, quebrando o jejum da Ferrari e a série de vitórias seguidas da Red Bull. Confira os detalhes…
A chuva agitou o começo da prova na Inglaterra
Foto: Getty Images / Red Bull
Com um ritmo impressionante Alonso com sua Ferrari surpreendeu a todos que esperavam ver mais um domínio da Red Bull, principalmente após o treino classificatório que foi dominado por Webber e Vettel, mas este não foi o final de semana perfeito para a Red Bull.
Webber que largou na pole position, acabou antes da primeira curva sendo superado por Vettel, que após pular para o primeiro lugar começou a abrir uma boa e segura vantagem para os demais.
A grande maioria dos pilotos optaram por largar com pneus misto, já que parte do circuito de Silverstone estava molhada na hora da largada, porém conforme os carros foram girando a pista secou muito rápido, e logo nas primeiras voltas o que se viu foi uma verdadeira corrida nos boxes, com muitas alternâncias nas posições.
Após todo mundo colocar pneus slicks para pista seca, isto na volta 15, os seis primeiros eram: Vettel, Webber, Hamilton, Alonso, Button e Massa, enquanto no pelotão intermediário o bicho pegava com várias disputas.
Até que Fernando Alonso que na ocasião estava na quarta posição, começou a ter um ritmo superior ao dos rivais, e foi em busca da terceira posição, que ele havia perdido minutos antes para Hamilton, não demorou muito a Ferrari do espanhol superar a Mclaren do inglês, dai Alonso começou a tirar a diferença para Mark Webber.
Foto: Getty Images / Red Bull
Na volta 25, começaram a segunda rodada de parada nos pits, porém os lideres só foram parar na volta 27, foi ai que a sorte de Alonso falou alto, Webber foi para os pits e a Red Bull se atrapalhou em sua parada fazendo o australiano perder valorosos segundos, enquanto Alonso ainda na pista fazia volta rápida em cima de mais rápida.
Alonso foi para os pits na passagem de número 28, junto com o líder Sebastian Vettel, e mais uma vez a Red Bull errou, desta vez ao trocar o pneu traseiro esquerdo de Vettel. Com isto Alonso saiu dos boxes como o líder da prova, tendo Hamilton mais atrás na segunda posição com Vettel na sua cola em terceiro, Mark Webber estava em quarto.
Algumas voltas depois, enquanto Alonso abriu uma confortável vantagem na liderança, Vettel optou por ir mais uma vez ir aos boxes, voltando a pista na 6º posição. Hamilton também fez o mesmo na volta seguinte, porém o inglês perdeu sua posição, voltando atrás de Vettel.
Com pneus novos Sebastian Vettel começou a imprimir um ritmo impressionante virando quase 1 segundo mais rápido que o líder Fernando Alonso, que só foi para os pits novamente na volta 40.
A decisão de Alonso de ficar na pista se mostrou acertada, já que ele conseguiu abrir uma boa vantagem para os demais, voltando do seu terceiro pit stop com 10s3 segundos à frente de Vettel e como se não bastasse o espanhol com sua Ferrari começou a andar ainda mais forte, deixando Vettel cada vez mais para trás.
Foto: Red Bull
Foto: Getty Images / Red Bull
Mesmo sem ter sua vitória ameaçada, Fernando Alonso andou forte até o final e recebeu a bandeira quadriculada, após 1 hora 28 minutos de corrida, com 16.5 segundos de vantagem para Vettel, que chegou ao final muito pressionado por Mark Webber.
Já Lewis Hamilton na quarta posição, teve que economizar combustível no final da prova, o inglês completou a prova com sua Mclaren praticamente parando na pista, chegando lado a lado com Felipe Massa, Hamilton ficou com a quarta posição por apenas 24 milésimos à frente de Massa, que se contentou com um modesto quinto lugar.
Foto: Sauber
Nico Rosberg da Mercedes foi sexto, o mexicano Sergio Perez fez um ótimo trabalho com a Sauber chegando no sétimo lugar. Nick Heldfeld da Renault foi 8º, Michael Schumacher (Mercedes) e Jaime Alguersuari da Toro Rosso completaram os 10 primeiros em Silverstone.
Rubens Barrichello fez uma prova razoável, chegando em 13°, uma posição à frente do seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado.
O campeonato…
Apesar de não ter vencido, o segundo lugar de Sebastian Vettel foi um ótimo resultado para o piloto da Red Bull, Vettel soma 204 pontos, abrindo agora uma confortável vantagem de 80 pontos, para o novo vice-líder do campeonato Mark Webber. Fernando Alonso com a vitória pulou para a terceira posição na tabela de pontos tendo 112. Lewis Hamilton está em terceiro com 109 pontos, empatado com Jenson Button, que devido a um erro da Mclaren não completou a prova de Silverstone. Já Felipe Massa amarga a sexta posição com apenas 52 pontos.
Jenson Button ficou com apenas três rodas na pista, após erro da Mclaren nos pits
Foto: Mclaren
Próxima etapa…
A próxima corrida da F1 acontece no dia 25 de julho, no famoso circuito alemão de Nürburgring.
Confira abaixo o resultado do GP de Silverstone 2011:
1. Fernando Alonso (Ferrari) 1h28min41s194
2. Sebastian Vettel (Red Bull) + 16s511
3. Mark Webber (Red Bull) + 16s947
4. Lewis Hamilton (McLaren) + 28s986
5. Felipe Massa (Ferrari) + 29s010
6. Nico Rosberg (Mercedes) + 1min0s665
7. Sergio Pérez (Sauber) + 1min5s590
8. Nick Heidfeld (Renault) + 1min15s542
9. Michael Schumacher (Mercedes) + 1min17s912
10. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1min19s108
11. Adrian Sutil (Force India) + 1min19s712
12. Vitaly Petrov (Renault) + 1min20s600
13. Rubens Barrichello (Williams) + 1 volta
14. Pastor Maldonado (Williams) + 1 volta
15. Paul Di Resta (Force India) + 1 volta
16. Timo Glock (Virgin) + 2 voltas
17. Jérôme DAmbrosio (Virgin) + 2 voltas
18. Vitantonio Liuzzi (HRT) + 2 voltas
19. Daniel Ricciardo (HRT) + 3 voltas
Não completaram:
Jenson Button (McLaren)
Sébastien Buemi (Toro Rosso)
Kamui Kobayashi (Sauber)
Jarno Trulli (Lotus)
Heikki Kövalainen (Lotus)
Volta mais rápida: Alonso, com 1min34s908
Confira abaixo a classificação do mundial de pilotos após o GP da Inglaterra:
1º Sebastian Vettel 204 pontos
2º Mark Webber 124
3º Fernando Alonso 112
4º Lewis Hamilton 109
5º Jenson Button 109
6º Felipe Massa 52
7º Nico Rosberg 40
8º Nick Heidfeld 34
9º Vitaly Petrov 31
10º Michael Schumacher 28
11º Kamui Kobayashi 25
12º Adrian Sutil 10
13º Jaime Alguersuari 9
14º Sergio Pérez 8
15º Sébastien Buemi 8
16º Rubens Barrichello 4
17º Paul di Resta 2
18º Pastor Maldonado 0
Abaixo a classificação do mundial dos construtores:
1º Red Bull Racing 328 pontos
2º McLaren 218
3º Ferrari 164
4º Mercedes 68
5º Lotus Renault 65
6º Sauber 33
7º Toro Rosso 17
8º Force India 12
9º Williams 4
Uma resposta
Alonso surpreende que nos deu nesta grande corrida. É claro que tudo foi ajudado por um erro de RedBull, mas Alonso também teve um ótimo ritmo durante toda a corrida, e como de costume, sem erros.
Eu gostaria de poder ir um dia para ver uma corrida de F1 ao vivo … Monaco tem de ser surpreendente. Eu estou em todas as competições, mas nada nunca tocar em alguma coisa. Agora eu vou tentar isso, se você quiser tentar, mas por enquanto eu não posso pensar de qualquer video http://www.youtube.com/formulasantander bom ter fé!