Texto: Luciano Monteiro – Fotos: Regis Lefebure
O brasileiro Jaime Melo e seu parceiro finlandês Toni Vilander viveram altos e baixos neste sábado (9 de julho), na terceira etapa da American Le Mans Series. A dupla da Risi Competizione, que ocupava o último lugar no grid geral da corrida no Lime Rock Park, em Lakeville, empreendeu uma notável atuação de recuperação, que trouxe a expectativa da primeira vitória no ano, mas abandonou a disputa por conta de problemas eletrônicos na Ferrari F458 Italia número 62.
O último lugar no grid foi decorrência de um acidente entre Vilander e Bill Auberlen nos treinos livres da sexta-feira (8). A dupla ficou fora dos demais treinos e os mecânicos da Risi trabalharam até a metade da madrugada do sábado para o carro estar na pista pela manhã, no treino de aquecimento. “O trabalho de todos foi incrível, o carro tinha sofrido danos sérios, e no warm up estava tão competitivo quanto estava no treino, antes do incidente”, avalizou Melo.
Foi Vilander quem largou para cumprir o primeiro trecho da prova. De 31º no grid geral, já aparecia em 20º depois de duas voltas. Na quinta, era o 15º, nono entre os pilotos da classe GT. Um acidente envolvendo vários carros depois de 20 minutos de corrida tirou da disputa três dos carros da GT. Em menos de uma hora de corrida, o finlandês já figurava em terceiro lugar na categoria com o carro que fora praticamente reconstruído depois do acidente na véspera.
A corrida chegava aos 56 minutos – a duração total foi de duas horas e 45 minutos – quando a Risi Competizione aproveitou a primeira intervenção do safety car para alterar sua estratégia. Vilander passou o comando do carro a Melo, que já havia recuperado o terceiro lugar da GT quando teve de procurar o caminho dos pits com problemas na ignição do carro. Sem ter identificado a causa do problema, a equipe texana confirmou a retirada de seu carro da disputa.
“Claro que estamos desapontados, e bastante, mas não posso dizer que seja uma surpresa completa para nós. Temos enfrentado dificuldades com a parte eletrônica do carro”, lamentou Melo. “A gente tinha se preparado para uma corrida bem difícil contra duas BMW, dois Corvette e dois Porsche, e no fim estava só contra uma BMW e um Porsche. Eu tenho certeza que a gente teria ido ao pódio, talvez numa posição melhor que o terceiro lugar”, acrescentou.
O brasileiro destacou a estratégia de uso dos pneus Michelin durante as quase três horas de corrida. “Nossa estratégia estava funcionando muito bem, e a gente estava firme indo para o fim da corrida. O mais importante neste momento é que eu tenho de agradecer muito, muito mesmo, o Toni. O trabalho dele para levar o nosso carro lá para a frente foi simplesmente fantástico”, finalizou Melo. A quarta etapa, no dia 24, será na pista canadense de Mosport.
O resultado final da categoria GT na corrida deste sábado em Lakeville foi o seguinte:
1º) Dirk Mueller/Joey Hand (ALE/EUA)
BMW Motorsport, BMW M3 GT, 176 voltas
2º) Jörg Bergmeister/Patrick Long (ALE/EUA)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, a 20s387
3º) Wolf Henzler/Bryan Sellers (ALE/EUA)
Team Falken Tire, Porsche 911 GT3 RSR, a 2 voltas
4º) David Murry/Anthony Lazzaro (EUA/EUA)
Robertson Racing, Doran Ford GT, a 2 voltas
5º) Scott Sharp/Johannes van Overbeek (EUA/EUA/ALE)
Extreme Speed Motorsports, Ferrari F458 Italia, a 2 voltas
6º) Bryce Miller/Sascha Maassen (EUA/ALE)
Paul Miller Racing, Porsche 911 GT3 RSR, a 4 voltas
7º) Seth Neiman/Marco Holzer (EUA/AUT)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, a 11 voltas
8º) Bill Auberlen/Dirk Werner (EUA/ALE)
BMW Motorsport, BMW M3 GT, a 13 voltas
9º) Olivier Beretta/Tommy Milner (MON/EUA)
Corvette Racing, Corvette C6 ZR1, a 15 voltas
10º) Oliver Gavin/Jan Magnussen (ING/DIN)
Corvette Racing, Corvette C6 ZR1, a 20 voltas
11º) Ed Brown/Guy Cosmo (EUA/EUA)
Extreme Speed Motorsports, Ferrari F458 Italia, a 23 voltas
12º) Bruno Junqueira/Cristiano da Matta (BRA/BRA)
Jaguar RSR, Jaguar XKR, a 27 voltas
NÃO COMPLETARAM
David Robertson/Andrea Robertson (EUA/EUA)
Robertson Racing, Doran Ford GT, a 60 voltas
Jaime Melo/Toni Vilander (BRA/FIN)
Risi Competizione, Ferrari F458 Italia, a 97 voltas
PJ Jones/Rocky Moran (EUA/EUA)
Jaguar RSR, Jaguar XKR, a 127 voltas