A Audi continua a investir pesado na criação de motores menores e de maior potência, nesta segunda-feira (8 de agosto) a montadora alemã, apresentou seu mais novo propulsor, um 1.8 litros (1798cm³) que traz diversas tecnologias inéditas para diminuir o consumo e os níveis de poluição.
Este novo motor 1.8 TFSI da Audi, conta com um novo turbo compressor, mais resistentes a altas temperaturas e que trabalha com 1.3 bar de pressão, mas o grande destaque é o sistema de injeção, ele conta com injeção direta de combustível, porém inova ao utilizar também injeção indireta, usada apenas nas abertura de acelerador, diminuindo ainda mais o nível de emissão de poluentes e o consumo. A Audi afirma que o sistema, permite pulverizar o combustível na parte final do sistema de admissão, próximo as válvulas, ao contrário da injeção direta normal, que joga o combustível diretamente dentro da câmera de combustão.
Outras tecnologias inéditas neste novo propulsor da Audi são as válvulas de admissão e escape, que têm variação de abertura em até 60 graus, enquanto as de escapamento podem ainda ter variação de levantamento.
O novo 1.8 TFSI desenvolve 170 cv de potência a partir de 3.800 rpm, seu torque máximo é de 32.6 kgfm obtidos entre 1.400 a 3.700 giros. Ou seja a potência do motor será obtida antes, já em baixas rotações, a curva de potência é bastante alta e linear. Seu consumo é 21% menor do que o atual 1.8 usado pela Audi.
O Audi A5 será o primeiro modelo a receber este novo motor 1.8 TFSI, neste caso ele será capaz de levar o coupê esportivo aos 230 km/h, e os níveis de emissão de CO² por km rodado é de 134 gramas. O mais baixo nesta categoria. O consumo também impressiona, fazendo até 17 km/l. Algo único para um carro desta categoria a gasolina, que alcança os 230km/h.
Este motor será acoplado com câmbio automatizado DSG de dupla embreagem.