Nesta terça-feira (9 de agosto) a Fiat veio a publico para revelar os primeiros detalhes oficiais de sua segunda fábrica de automóveis no Brasil. A nova unidade de produção ficará no estado de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Goiana, sim no Pernambuco.
A Fiat informou que para a construção de sua segunda fábrica no Brasil, será necessário um investimento entre R$ 3 bilhões a R$ 3.5 bilhões. O local para a construção possui 14 milhões de metros quadrados e vai abrigar um verdadeiro polo automotivo, ou seja terá além de uma linha de montagem, centro de pesquisas e desenvolvimento, pistas e campos para testes, parque de fornecedores, centro de treinamento entre outros recursos associados a produção de um automóvel. No total a Fiat esperar criar 3.500 empregos diretos nesta nova fábrica.
A montadora italiana deve ainda, montar um centro logístico na cidade de Suape, também em Pernambuco, esta cidade possui um porto que facilitará a chegada e o envio de componentes e automóveis prontos.
Segundo a expectativa inicial este nova fábrica da Fiat em Goiana, Pernambuco deve começar a operar em 2014, ainda não há confirmação sobre quais modelos serão produzidos nesta nova unidade, mas a grande expectativa é que a Fiat monte lá um novo carro, um compacto de baixo custo que substituirá o Fiat Mille, atualmente o modelo de entrada da marca no Brasil.
Deste que se instalou no Brasil no final da década de 1970, a Fiat possui apenas uma unidade de produção no país, localizada na cidade de Betim, Minas Gerais de lá saem todos os modelos que a marca produz no Brasil.