Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Após apresentar no começo do ano a nova geração do SLK com um visual um tanto amigável, a Mercedes acaba de mostrar a versão “hardcore” do roadster, que além do visual mais agressivo traz a preparação da AMG. Chamado de SLK 55 AMG, esta nova versão impressiona pelo seu visual agressivo e tem o desempenho de um autêntico superesportivo, equipado com um motorzão V8 de mais de 400 CV de potência, (cerca de 60 cv mais potente que o modelo 2010), ele vai de 0 a 96 km/h em 4.5 segundos e tem velocidade final limitada aos 250 km/h. Confira os detalhes…
Assim como o SLK convencional o modelo conta com um teto rígido, que em apenas 20 segundos transformar o roadster é um coupe. O curioso é que este teto tem sua maior parte em vidro e permite ao motorista controlar a luminosidade do interior do carro através do MAGIC SKY CONTROL.
A fúria desse devorador de asfalto vem com um nova versão do V8 5.5 L que neste caso foi programado para desenvolver 415 CV de potência e 55 kgfm de torque máximo a 4.500rpm. Ele vem acoplado a um caixa de câmbio automatizado AMG Speedshift Plus 7G-Tronic, que conta com borboletas atrás do volante.
Este motor V8 5.5 é chamado pela marca de M152, é uma versão menor do propulsor V8 M157 que já equipa desde 2010 modelos como o E63 AMG e o CLS 63AMG, porém ele tem vários diferenciais, como novo sistema de admissão de ar, novas cabeças de cilindros, modificações nas válvulas e alterações no sistema de lubrificação e carter.
Visando diminuir o consumo de combustível o SLK 55 AMG traz ainda um sistema de injeção com a função “ECO” integrado com o sistema Start/Stop que desliga o motor quando o carro para e volta a ligar automaticamente quando o motorista tira o pé do freio.
Design:
Visualmente o SLK 55 AMG traz um novo conjunto de para-choques com entradas de ar maiores e visual mais agressivo, a grade frontal também é maior, o capô é novo e passa uma aparência mais musculosa ao roadster. Na traseira o modelo ganhou um pequeno difusor.
A Mercedes também fez alterações no sistema de freios, com discos maiores, com freios de alta-performance com discos de 14.2 polegadas na dianteira e 13 polegadas na traseira. A suspensão também foi modificada pela AMG, e o sistema de direção funciona em conjunto com os freios (Torque Vectoring e AMG Direct-Steer) o sistema analisa a velocidade e ângulo da direção, e quando o motorista vira a volante os freios são acionados automaticamente e suavemente, melhorando a segurança e aumentando a estabilidade do carro em curvas.
Assim como o visual, o interior do SLK55 AMG também é inspirado no SLS AMG, ele impressiona pela qualidade dos materiais, além de couro, o acabamento conta com detalhes em alumínio, fibra de carbono e couro aveludado Alcantara na versão equipada com o kit opcional AMG Performance Package. Outro destaque fica por conta dos luxuosos bancos esportivos, e do exclusivo sistema de aquecimento para o pescoço e cabeça, que graças a saídas de ar localizado no encosto de cabeça do banco, lança ar quente diretamente na nuca dos ocupantes.
O modelo que irá rivalizar como bólidos como o Audi TT RS Roadster e a versão top de linha do BMW Z4 começa a ser produzido em série no ínicio do próximo ano, antes disso o SLK 55 AMG 2012 será uma das grande atrações do Salão de Frankfurt que acontece em setembro.
Tudo indica que o novo Mercedes SLK 55 AMG chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2012, atualmente o modelo 2010/2011 que traz motor 5.4 de 360 cv sai por US$ 189.500.