Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Seguindo o estilo “boxy styling” ou estilo caixa, o Citroën Tubik que será apresentado no Salão de Frankfurt é literalmente uma van do futuro, suas formas impressionam por todos os ângulos que você olhe, provavelmente você nunca viu linhas iguais, o mesmo acontece no interior onde o modelo apresenta uma inédita solução de espaço com muita tecnologia e estilo. Confira…
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A dianteira é avançada e traz uma enorme grade contornada por luzes de neon, o conjunto é completado pelos faróis estreitos composto apenas por lampadas de LEDs, eles são bastante arrojados e lembram olhos. O Tubik traz formas curvas, note que não existe traços retos em sua carroceria.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Outra particularidade do Citroën Tubik é que no lado do motorista a porta se abre para cima ao estilo “asas de gaivota”, enquanto do lado do passageiro há apenas uma grade porta que se abre para cima e se entende da dianteira até a traseira do carro, criando um grande vão de abertura (confira nas fotos abaixo). Revelando também um espaço interno único com capacidade para levar até 9 pessoas.
E por falar no interior, são três fileiras de bancos, sendo que a segunda fileira e a terceira podem ser totalmente dobradas, criando uma espaçosa cama, os bancos podem ser retirados totalmente, ou ainda ser movidos em uma disposição inédita muito parecida como uma sala de estar ou um lounge com espaço de 2m². Os revestimentos também merecem destaque, para melhorar a aderência o piso traz revestimento em couro, os bancos são aveludados.
Outra particularidade do Citroën Tubik é que o motorista fica em uma posição a parte, em uma espécie de cockpit, não há painel, tudo é digital, há uma especie de display holográfico acima do volante que mostra ao motorista as principais informações. Os materiais usados também são inéditos e combinam com uma iluminação bastante futurista, tudo parece ter saído de um filme de ficção cientifica.
Note que não há janelas, assim como em um cinema há uma tela no centro do carro que pode ser vista por todos os ocupantes. Enquanto na traseira a janela foi substituída por uma câmera de vídeo que serve de retrovisor e exibe imagens em uma tela posicionada no centro do volante.
Na motorização também há muita inovação, o Citroen Tubik conta com a tecnologia Hybrid4, na qual um motor diesel fica a cargo de fazer girar as rodas do eixo dianteiro, enquanto as rodas do eixo traseiro são impulsionadas por um motor elétrico, com isto o modelo possui tração nas quatro rodas e uma alta autonomia para viagens mais longas.
Podemos citar ainda as rodas aro 22, equipadas com pneus especiais de baixo perfil e resistência de rolagem, o que ajuda a melhorar o consumo, outra novidade é a suspensão hídroativa, uma tecnologia exclusiva que está sendo desenvolvida pela Citroën, na qual a altura do veículo é monitorada e controlada em tempo real e constantemente, independente do peso, quantidade de passageiros e etc, sendo que em altas velocidades o carro automaticamente é rebaixado para melhorar a dirigibilidade, esta suspensão também contribui para reduzir os níveis de consumo e emissão de poluentes
O Tubik Concept será uma atrações da Citroën no Salão de Frankfurt que acontece agora em setembro, muitos dizem que este ousado conceito pode dar origem a uma nova van da marca, que ficaria no lugar da atual C8.