Clique na imagem para ampliar – Alta resoluçao
A Lotus revelou no Salão de Frankfurt a versão 2012 do Exige, o esportivo inglês ganhou visual renovado mais agressivo e moderno, além de melhorias na parte mecânica com mais tecnologia embarca, além da chegada de um potente motor de 350cv. Confira…
Desenvolvida com base nas pistas de corrida, o Exige S 2012 ganhou novos faróis, para-choques e capô, tudo visando uma melhor aerodinâmica, tanto a dianteira quanto a traseira trazem pesadas mudanças em relação a geração anterior do coupé de 2 lugares, um dos destaques é o aerofólio traseiro, o Exige 2012 ficou um pouco maior, agora ele mede 4.052 mm de comprimento por 1.802 mm de largura, e apenas 1.153 mm (1.15 metros) de altura.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O novo Lotus Exige 2012 traz emprestado do Evora o esperto motor 3.5 V6 24v Supercharged, que desenvolve 350 cavalos e 40 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm. Este motor vem acoplado com uma caixa de câmbio manual de 6 velocidades, com relações esportivas.
Segundo a Lotus o novo Exige S pesa apenas 1.080 kg, ou seja o motor de 350cv não tem muito trabalho para empurrar o carro, que vai de 0 a 100km/h em apenas 3.8 segundos e pode alcançar os 274 km/h de velocidade máxima, ou seja este é o carro mais rápido produzido pela Lotus atualmente.
O Lotus Exige 2012 poderá ser comprado junto com dois pacotes de acessórios para o interior Premium e Premium Sport, sendo que este último pacote “Primium Sport”, foca na funcionalidade e no máximo de esportividade para o carro, enquanto o primeiro traz um orientação visando mais conforto.
Este novo Lotus Exige virá de série com pneus especiais de alta performance Pirelli P-Zero Corsa, além do interessante recurso DPM (Dynamic Performance Management), um sistema eletrônico que gerencia a performance do carro, tornando a vida do motorista mais fácil, claro que para os mais aficionados por velocidade e diversão este sistema permite três modos de pilotagem: Touring (modo onde a eletrônica está mais presente), Sport (onde a eletrônica ajuda de forma moderada a manter o controle do carro) e o modo mais rústico DPM off, na qual a eletrônica e os controles de tração e de estabilidade são desligados. Caso estes três modos de pilotagem ainda não forem suficientes há ainda o Race Pack, um pacote que adiciona um quarto modo de pilotagem, chamado “Race”, este modo permite que o carro tenha o máximo possível de tração nas curvas e também agrega um inédito controle de largada, além de ajustar a suspensão para se obter o máximo de grip.
Este novo brinquedo da Lotus começará a ser vendido no mercado Europeu em breve, seu preço ainda não foi anunciado.