Vergonha – Governo aumenta em 30% o IPI para carros importados

chery qq

Com o aumento o pequeno Chery QQ pode passar de R$ 23.900 para R$ 31.070

Vergonha, esta talvez seja a palavra que melhor defina o aumento de 30% no imposto IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para carros importados vindo de fora do Mercosul e México. Na pratica a polêmica medida anunciada na noite de ontem (15 de setembro) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega irá encarecer em até 30% o valor dos veículos importados 0km vendidos no Brasil, o que chega a ser um absurdo. Entenda melhor…

Este aumento de IPI para carros importados nada mais é do que uma medida protecionista para as montadoras nacionais, que estão sendo ameaçada com a forte aumento das vendas dos carros importados principalmente o de marcas chinesas.

jac j3

O JAC J3 que atualmente é vendido por R$ 37.900 pode custar R$ 49.270, difícil de acreditar não?

De início o polêmico aumento de imposto será válido a partir de hoje (16 de setembro) até o dezembro de 2012.

Um detalhe importante é que este aumento de IPI não englobará carros produzidos no Brasil, a não ser que não tenham 65% de seus componentes produzidos em território nacional. Para ficar livre deste aumento as montadoras precisarão ainda atender a alguns requisitos como ter estampagem, motores, suspensão, câmbio, entre outros componentes montados em solo brasileiro, este controle de nacionalização dos veículos será feito pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior dentro dos próximos 60 dias.

Na pratica este vergonhoso aumento de IPI para veículos importados irá afetar diretamente os veículos chineses de marcas como: JAC Motors, Chery, Hafei, CN Auto, Effa, Chana entre outras, além dos coreanos da Kia Motors e Hyundai, afetando ainda marcas de luxo como Audi, Mercedes e BMW entre outras.

Exemplificando as consequências desta medida, montadora novatas como JAC Motors por exemplo que chegou ao Brasil há poucos meses, e estava vendendo seu modelo J3 por R$ 37.990, terá que sacrificar o lucro ou vender este mesmo modelo por R$ 49.270. Ou seja um pesado aumento que quase inviabilizaria a comercialização do carro. Outro bom exemplo é o pequeno QQ da Chery Motors, ele é vendido atualmente como um dos carros mais baratos do Brasil por R$ 23.900, porém com o aumento do IPI, agora sairá por R$ 31.070, ou seja você acha que a Chery conseguirá vender um QQ pelo preço superior ao pedido por um VW Gol, muito difícil.

hyundai ix35

O Hyundai IX35 que até então partia de R$ 85.000 agora poderá custar a partir de R$ 110.000

Dando um exemplo de carros de luxo, temos o Hyundai ix35 ou o Kia Sportage que atualmente partem de R$ 85.000 e poderá agora poderão ter seus preços começando em R$ 110.500, um aumento de mais de R$ 25.000 somente devido ao imposto, enquanto a versão mais cara do IX35 sairia por mais de R$ 150.000.

Compartilhe

Respostas de 32

  1. Esse aumento de IPI é mesmo uma vergonha. Não sei como tem gente que não enxerga e fica aqui defendendo o aumento e achando que o governo está defendendo o emprego dos brasileiros. Ora a Argentina e o México não ficam no Brasil e a maior parte dos carros importados vendidos aqui vem de lá, o restante que vem de outros países fora desse eixo, somam pouco mais de 6%. E para quem não sabe, essa medida foi elaborada em conjunto com a ANFAVEA, justo o maior interessado nesse aumento, ou seja, colocaram o lobo pra cuidar das ovelhas, pois vão poder aumentar o preço das carroças que vendem sem concorrência. Além do mais, se a coisa fosse séria, fariam isso também para outros setores da economia?

  2. É uma vergonha! Proteger as montadoras multinacionais não é proteger os operários, estas montadoras não são nacionais, e nunca foram, vale lembrarmos que a única montadora nacional foi a Gurgel, que foi totalmente sufocada pelas "gigantes" aqui estaladas. Os carros chineses com baixo custo é o grande alvo desta "vergonha" de protecionismo "nacional", mas, que nacional? quem perde é o povo brasileiro, mas ninguém, o que o governo brasileiro tinha que fazer era abaixar os impostos dos carros "nacionais" e as montadoras deixarem de ter altos lucros. Vamos ficar ligados!

  3. É um absurdo tal posicionamento, descaracterizando uma concorrência totalmente desleal. É preciso repensar em tal medida e deixar tudo como estava antes, o nosso país precisa sair desta linha de pensamento de exploração, para crescer e se tornar uma potência é preciso mudar a forma de pensamento.

  4. Como 65% de seus componentes fabricados aqui no brasil ? ;como se no brasil ñ tem nenhuma montadora 100% nacional sendo que a vw é alemã , ford e gm são americanas e fiat é italiana. estamos condenados a pagar 40 ,50% de imposto que o govrno cobra e continuarmos andado com sucatas com desiner defasados e etc etc etc "estou muito decepcionado e revoltado.

  5. Querido WSENA:

    Protegeu empregos de quem? Meu é que não foi. Protegeu foi o bolso das 4 grandes, que tem a maior margem de lucro do mundo automobilistico no mercado brasileiro.

    Protegeu apenas o mercado mais injusto do mundo automobilistico. Se nao fossem os impostos mais a ignorancia de consumidores como você, teriamos carros decentes com preços decentes e mais uma montadora fabricando no brasil, gerando MAIS EMPREGOS para os brasileiros. No final quem ganha com a JUSTA CONCORRENCIA somos nós, agora sim, incluindo eu e você.

  6. Estava demorando para a dona dilma aprontar, mas a exemplo da Marta suplícy quando prefeita de SP que tinha um conportamento prepotente idêntico tentou a reeleição e não levou, pois é, enquanto que no México dodje charger, camaro são até viaturas policiais por aqui nossas montadoras que até hoje não engoliram a abertura das importações nos anos 90 forçando as a investir em produtos modernos e mais competitivos aguardaram ancíosas pela vinda de um governo estúpido de esquerda para vim com essa conversa fiada de proteção a nossa indústria que essa presidenta medíocre acabou comprando para a alegria dos mesmos que querem voltar a produzir carroças e vender a preço de automóvel, Fernando Collor sabia das coisas!!!!

  7. Senhores o governo proteger só as montadoras! E o consumidor?

    A questão do sucesso dos importados ditos populares é porque o nacional vende itens de segurança como opcionais. Se oferecer os mesmos itens a disputa e pela qualidade e assistência técnica.

  8. Pais de 3º mundo é assim os carros importados já são caríssimos em compração ao Estados Unidos por exemplo, um Chevrolet Camaro custa nos EUA pouco mais de 70 mil reais, aqui o carro custa R$ 180 mil reais e agora com o aumento do IPI vai para uns 250 mil. É ABSURDO. Tudo para nós é dificultados, no Brasil itens de tecnologia chegam atrasados em relação a outros paises e por preços altíssimos em relação ao mundo.

  9. Brasileiro ta acostumado a comprar merda em lata. E la vem a inflação ai!!! Quer ver a mulher jogar tudo que o Pais conseguiu no governo tucano fora! E as porcarias nacionais vão subir por tabela!

  10. Nós temos uma grande parcela de culpa nessa decisão,pois,nós assistimos a isso tudo de camarote,no máximo nos revoltamos pela internet!Deveriamos fazer um protesto e não comprar carros nacionais por pelo menos ums 6 meses até o governo voltar átras!

  11. eta brasil vei nao tem jeito nao so dar ladrao querem obrigar a gente pagar caro pelas essas carrocas brasileiras q e isso tanto carr bom etrando no mercado brasileiro com qualidade seguranca por q q o governo nao baixa o enposto pras carroca do brasil

  12. Ahhhh Fernando…

    Faça me o favor…

    Tem gente pra tudo… até mesmo para pagar uma fortuna em um carro de merda só com a casca.

    Vamos parar de comprar essas carroças minha gente! Que absurdo tudo isso.

    Os bolços, meias e cuecas desses canalhas é que vão crescendo e nós…. tadinhos….

  13. Se uma montadora quer cormecializar em nosso pais, então que venha pra cá e de mais credibilidade para seu produto, afinal gostamos de ver , tocar, e testar o que vamos adquirir.

    E não adquirir primeiro para testarmos depois.

  14. Aos que defendem essa medida vale a reflexao: Nao seria mais coerente DESONERAR a industria nacional ao inves de onerar ainda mais o consumidor final? Ja pagamos cariiiissimo por um carro em funcao da carga tributaria mais alta do planeta!!!!Fico chocada qd vejo pessoas que simplesmente nao pensam defendendo esse governo populista e retrogado de merda. Viva o Brasil de 5o. Mundo!!! E aos acefalos de plantao.

  15. FDPS!!!!!!

    Tinha que ser nesse governo de guerrilheiros petistas!!!

    Vamos lá gente, voltamos novamente as mesmas carroças defasadas da Gm, ford, fiat.

    Adeus aos novos sonhos!!!

  16. Além de nossos impostos já encarecerem os veiculos importados em mais de 200%, essa desgraça de governo, ainda aumenta mais o imposto. Colaboram com que esses caixoes ambulantes, que matam familias inteiras no transito por nao ter itens de segurança. Lixo….. este país é um lixo…..

    olhem só a tabela de preço da chevrolet no chile e se envergonhem…
    http://www.chevrolet.cl/vehiculos/modelos-showroo

  17. São pessoas como esse WSENA, os intectuais, os petistas de carteirnha, nao aqueles q estao lá, que pensam dessa forma, alienados, que abrem espaço para o governo agir dessa forma, em detrimento do consumidor brasileiro.Essa estória de preservar emprego é uma falácia, é o emprego dos mexicanos e argentinos que estamos preservando

  18. Em tempo, falou tudo Ferreira! O tal do WSENA não possui a mínima opinião própria! Ele escutou que estavam com isso zelando pelo emprego do Brasileiro e achou que esta era a unica verdade!

    Mas enfim, opinião é opinião… Vamos trazer Hugo Chavez e Fidel Castro para cá para governarem o Brasil e regressarmos ao passado, onde não existíam novidades e somente os carros xinfrins que vinham para cá!

  19. Vergonhoso mesmooo… Com isso, a nossa digníssima presidenta, às "montadoras nacionais" com a faca e o queijo nas mãos, para poderem praticar os aumentos que eles quiserem e entregarem a nós consumidores, os veículos com o n;ivel de acessórios que eles julgarem que devamos ter. Quanto ao atribuir esta decisão por garantía ao emprego dos brasileiros, então os Argentinos (FIAT) e Mexicanos (VW) devem estar super felizes, afinal nossa presidenta está zelando por eles, afinal veículos importados e produzidos nestes países não sofrerão nenhuma cobrança adicional !!! Só podemos lamentar, e também comprar carros mais caros e sem ítens adicionais de conforto! Amo meu país, mas odeio os governantes que temos!

  20. Voltamos a era pré Collor, ou seja, estaremos obrigados a andar novamente de carroças nacionais. Um absurdo juridico, já que nem o prazo de 90 dias para aumento de impostos foi respeitado. A camarilha do PT que governa esse pais nos fará voltar a inaceitavel reserva de mercado. Que a mudança fosse a redução de 30% no IPI dos carroças nacionais por um prazo de dois a tres anos com a obrigação de que os modelos novos fossem equiparados tecnologicamente aos veiculos importados, mas o que fizeram´foi um covarde golpe a livre concorrencia. Era bom desde já começar a investigar as contas bancarias do Ministro Mantega e da Presidente Dilma para ver o que as chamadas montadoras "nacionais"(Fiat, GM, Volkswagen e Ford) fizeram para obter tanto lucro com um beneficio vergonhoso. E o pior é que os chamados carros nacionais já, já subirão de preço tendo em vista a distância que se abrirá nas tabelas de vendas. Que medida danosa ao livre mercado. Tenho vergonha de ser brasileiro.

  21. Esse Wsena é um trouxa mesmo, mas um idiota enganado pela falácia do gorverno e das montadoras.

    Só para te informar, um corola fabricado em São Paulo é vendidos nas concecionarias argentinas por R$ 36.000,00 e um honda Fit fabricado também em São Paulo é vendido no méxico por R$ 26.000,00.

    Então vc paga a diferança que é vendido aqui em imposto + lucros exorbitantes das montadoras, elas não quebraram no fundo a fora porque nós macaquitos financiamos a vida de luxo da Europa e EU.

    Passa a se informar.

  22. o que o governo deveria fazer e reducir o imposto dos carros nacionales um 30 % se queren vender mais carros nacionales ,ja que no brasil os carros sao 50% mais caros que em muitos otros paises e me gustaria saver onde van esses impostos porque as estradas nao .

  23. Uma vergonha, isso tem que acabar nesse país. Fazem o que querem sempre. Isso é pelo acúmulo de porcarias que tem nos pátios das montadoras brasileiras que não conseguem desovar, daí dão uma pressão no governo e aí está. Isso é uma vergonha minha gente, bem dizia o nosso antigo presidente que foi expulso por Impeachment o Sr Fernando Collor que nossos carros eram e são uma carroça, agora que podemos ter um carro importado de qualidade o nosso governo aceita um tipo de negociação dessas. Isso é o fim.

  24. Aqui é uma democracia ou não!? Temos o direito de escolher um carro mais sofisticado, e aumentar o imposto dessa forma que o Governo aumentou significa indiretamente nos privar de adquirir um carro de melhor qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas