Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A grande atração da Hyundai na edição 2011 do Salão de Frankfurt, foi o lançamento da nova geração do i30, o hatch que é um dos modelos mais vendido da marca coreana, foi totalmente reformulado ficou maior, mais bonito e luxuoso, além de receber uma gama de motores mais eficientes. Confira em detalhes…
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Design…
O novo Hyundai i30 2012/2013 adota a proposta de estilo da Hyundai chamada ‘fluidic sculpture’, ou escultura fluída, este padrão de design já está presente em modelos como o ix35, Sonata e Elantra. No caso do i30 o grande destaque é a dianteira que ostenta uma enorme entrada de ar no para-choque integrado com a grade dianteira em forma hexagonal, que de acordo com a versão pode trazer acabamento cromado. Os faróis são bem maiores que os da geração anterior, e chegam a lembrar o Sonata e o i40 vendido na Europa. Como dissemos tudo é novo, as formas das laterais do carro trazem vincos mais salientes e apresentam mais volume, passando uma aparência mais robusta ao i30, na traseiras as lanternas possuem formato único, elas invadem as laterais e se sobressaem da carroceria, a tampa do porta malas também traz visual diferenciado, ela possui ângulos retos e prioriza o espaço no porta-malas.
Um i30 maior e mais espaçoso…
O novo Hyundai i30 ficou maior em relação a antiga geração, agora o carro mede 4.30 metros de comprimento (6 cm maior que o antigo i30), por 1.78 m de largura e 1.47 m de altura. O espaço interno traseiro foi ampliado em 10%, assim como o porta malas que agora leva 378 litros, contra 340 litros da geração anterior.
Interior…
Por dentro também é tudo novo, o i30 2012/2013 segue o atual padrão de qualidade da Hyundai, com um painel de formas modernas e um console central em forma de torre ao centro, os revestimentos também foram melhorados, assim como a qualidade do acabamento, claro que não há exageros, o i30 não é nenhum carro de luxo porém os detalhes receberam uma atenção melhor por parte dos engenheiros da Hyundai, materiais na cor prata quebram um pouco a sobriedade do ambiente e passam mais esportividade.
A lista de equipamentos passa agora a incorporar itens mais tecnológicos, como um moderno sistema multi-mídia com tela touch-screen de 7 polegadas, que integra funções de som, vídeo e outras informações essencial sobre o carro além de contar com navegador GPS. Outro destaque é o volante com assistência elétrica Flex Steer™, desenvolvida pela Hyundai, ele permite ao motorista escolher entre três modos de operação: Confort, Normal e Sport. O sistema pode ser usado para variar o grau de assistência e “feedback” do volante, tornando a condução do carro mais divertida ou mais confortável. O novo i30 2012 traz ainda acessórios inéditos como ar-condicionado dual zone (com duas zonas independentes de temperatura), seis airbags de série, freios com ABS, EBD, controle eletrônico de estabilidade ESP além de VSM (gerenciamento de estabilidade do veículo).
Haverá ainda opcionalmente um moderno teto solar panorâmico de vidro que cobre também o banco traseiro e tem seu acionamento de forma totalmente elétrica (foto acima).
Motorização…
Outra boa novidade no novo Hyundai i30 estará debaixo do capô, o carro passa a contar com a nova família de motores com injeção direta da Hyundai, pelo menos na Europa serão nada menos que seis diferentes opções de motores, com potência variando entre 90 cv a 135 cv. Sendo que a versão top de linha contará com um 1.6 Gamma GDI de 135 cv e 16.4 kgfm de torque máximo, este virá com um câmbio manual ou automático de seis marchas, provavelmente esta versão será a configuração do Hyundai i30 que será vendido no Brasil.
Os europeus terão acesso ainda a versão 1.6 VGT a diesel que será capaz de desenvolver 128 cv de força a 4.000 rpm, esta versão terá ainda o sistema Start&Stop e pneus com baixa resistência de rolagem, priorizando o baixo consumo de combustível.
No Europa e no Brasil…
Na apresentação do modelo no Salão de Frankfurt, a Hyundai afirmou que o novo Hyundai i30 começará a ser vendido na Europa a partir de março de 2012, o modelo chegará as lojas já como modelo 2013. Portanto nós aqui do Brasil só teremos o novo i30 no final de 2012 ou começo de 2013.
Desdes o seu lançamento na Europa em 2007 o Hyundai i30 já vendeu mais de 360.000 exemplares, sendo 110.000 somente em 2010. Já no Brasil onde o modelo chegou em 2009 ele foi um dos responsável pela verdadeira explosão nas vendas da Hyundai, fazendo a marca coreana se consolidar no mercado nacional. A Hyundai espera que com esta nova geração amplie ainda mais o sucesso mundial que o i30 obteve.
Respostas de 6
Tenho receio de não gostar da grade frontal do modelo azul.
quem sera seu concorrente?????????????
Resposta – Fenomeno
Os concorrentes desta nova geração do Hyundai i30 serão vários, na Europa o carro baterá de frente com VW Golf, Citroën C4, Ford Focus, Opel Astra, Chevrolet Cruze Hatch, Kia Rio entre outros hatchs premium. No Brasil o novo i30 deve ser manter nesta mesma faixa de mercado, porém por aqui nós temos as gerações antiga desta grande maioria de modelos, como VW Golf, Citroen C4, Ford Focus e Chevrolet Astra, que em 2012 deve ser substituído pelo Cruze hatch.
abraço
sem duvidas compraria !!
nao tenho coragem de compra
bonitão, pena que ja vem com os 30% de aumento srsrsr