A Opel subsidiária do Grupo GM, apresenta no Salão de Genebra na Suíça, sua versão do Chevrolet Volt, trata-se do Ampera, o modelo será comercializado na Europa nos próximos anos. Segundo Alain Visser diretor de marketing da GM na Europa, o Ampera será o primeiro carro elétrico com autonomia para rodar por mais de 200km sem precisar para para reabastecer.
A GM vem investindo milhares de dólares no desenvolvimento do sistema chamado Voltec, que é um propulsor elétrico, que é alimentado a baterias de lithiun que podem ser recarregadas em qualquer tomada caseira com tensão de 220v. Por exemplo para viagens curtas de até 60km o Ampera usa apenas o motor elétrico, já para distâncias maiores o motor elétrico é alimentado por um pequeno motor a combustão. No total o Ampera tem autonomia para rodar por mais de 500km.
Extimativas da Opel mostram que o quilômetro rodado pelo Ampera com seu motor elétrico custará cerca de 1 quinto do valor gastado com um carro a gasolina.
Segundo a GM o Opel Ampera se adequara perfeitamente ao consumidores europeus, o motivo disto, é que segundo pesquisas, em média 80% dos motoristas da Alemanha andam menos que 50 quilômetros diariamente com seus carros. Portanto o carro seria abastecido uma vez por dia, o motorista chegaria em casa e deixaria o carro abastecendo na tomanda durante a madrugada. Para recarregar o Ampera deve levar cerca de 3 a 6 horas.
Somando os dois motores o Ampera tem 150 cavalos de potência, ele faz de 0 a 100km/h em 9.1 segundos tendo velocidade máxima de 160km/h.
Os planos da GM são de começar a produção em série do Ampera antes de 2011.