O carro mais antigo do mundo ainda em funcionamento, foi leiloado na última sexta-feira (7 de outubro) nos EUA, pela bagatela de US$ 4.620.000 (algo em torno de R$ 8.071.000). O modelo produzido em 1884 (há 127 anos atrás) é um triciclo movido através de um motor a vapor.
Chamado pelo longo nome de De Dion Bouton et Trepardoux Dos-a-Dos Steam Runabout, ou simplesmente “La Marquise”, foram produzidas apenas 20 unidades deste veículo, que é capaz de chegar a 60 km/h. O que na época era muito veloz, tanto é que segundo a empresa que fez o leilão, o veículo foi o primeiro automóvel a participar de uma corrida.
Um detalhe curioso do De Dion Runabout “La Marquise” é que ele não possui volante nem acelerador, para acelerar o carro era usada uma alavanca, e para fazer curvas o motorista girava uma espécie de manivela ligada diretamente as rodas dianteiras, girava-se a manivela para a direta e as rodas viravam para a direita, ou para a esquerda e as rodas iam para a esquerda.
Em seus 127 anos de vida o De Dion Bouton teve apenas 4 proprietários. Atualmente no mundo existem apenas 6 unidades do modelo, das 20 produzidas em 1884.