A família de carros da Mini continua crescendo, depois de lançar o Countryman, seu primeiro crossover no fim de 2010 e o Mini Coupe no começo desse ano, a marca inglesa continua ousando e explorando todo o potencial do Mini Cooper. Dessa vez com Mini apresenta o Mini Roadster, seu primeiro modelo feito exclusivamente para duas pessoas.
Assim como os demais modelos da Mini, o Roadster será produzido no Reino Unido, mais precisamente na sua fábrica em Oxford na Inglaterra.
Para o Roadster a Mini preparou quatro tipos de motores, na versão de entrada contará com o bloco 1.6 quatro cilindros, capaz de desenvolver 122 CV de potência, já na intermediária SD são 143 CV de força extraídos deste mesmo motor, enquanto que a Cooper S vem com um propulsor de 181 cavalos. Por fim a versão top de linha John Cooper Works traz um motor 1.6 TwinPower Turbo de 211 CV de potência.
Outro destaque é o interior, que assim com os demais modelos da Mini segue a linha retrô, no painel é impossível não reparar no enorme velocímetro clássico de visual clássico ao centro do painel. O acabamento é de alto nível, conta com revestimentos em couro, e detalhes em black piano e alumínio.
Entre os equipamentos de série destaque para a direção com assistência elétrica e que se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais firma quanto maior a velocidade, o sistema de som com MP3, entrada auxiliar e CD Player, bancos com ajustes elétricos, sensor de estacionamento, airbags frontais e laterais, freios com ABS e EBD, controle dinâmico de estabilidade DSC, controle de tração TSC.
Com exceção da John Cooper, todas as versões vem de série com um câmbio manual de seis velocidades, porém uma transmissão automática de seis velocidades também estará disponível como opcional. A tração é dianteira.
Só há 2 lugares, o espaço que seria o banco traseiro, fica guardada a capota, que é de lona e estranhamento tem acionamento de forma manual, ou seja caso comece a chover o motorista tem de parar o carro e puxar a capota para o seu devido lugar, ao estilo dos antigos conversíveis, repare na foto acima.
Acima o inteligente difusor de ar localizado entre os bancos, a função dele é simples, diminuir a ação e o barulho causado pelo vento no interior do carro.
O espaço no porta malas é pequeno mas existe, ele acomoda 240 litros, é o mesmo espaço de um hatch compacto nacional.
Assim como no Mini Coupe, na traseira há um pequeno aerofólio, que se abre automaticamente quando o carro ultrapassa os 80 km/h, e volta a se esconder quanto o carro retoma uma velocidade inferior a 60 km/h. Claro este aerofólio pode ser também comandado através de um botão.
Esta é a segunda versão sem capota do Mini Cooper a ser lançada, desde 2006 o modelo conta com a versão Cabrio, porém esta é um hatch e possui 4 lugares. Enquanto o Mini Roadster é maior e possui apenas 2 lugares. Compare os dois na foto abaixo.
O Mini Roadster será mostrado oficialmente em janeiro no Salão de Detroit e deve ser lançado no Brasil possivelmente ainda no primeiro semestre de 2012.