Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Durante um evento no circuito de Fuji no Japão, a Toyota apresentou oficialmente o seu mais novo esportivo, o GT 86. Desenvolvido em parceria com a Subaru, o coupê de tração traseira, é equipado com um motor de 200 CV de potência e começa a ser produzido em série no início do próximo ano.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O belo design talvez seja um dos principais atrativos do Toyota GT 86, suas linhas começaram a ser esculpidas em 2008 com o conceito FT86, de quem ele empresta a dianteira com faróis agressivos e grade em forma de boca, o modelo segue a antiga tendência dos coupés esportivos japoneses, dianteira longa e traseira curta, e interior na configuração 2+2.
O 86 no nome do coupe é uma referência ao AERIS86, uma versão esportiva do Corolla, lançada na década de 80. A Toyota. O GT 86 tem medidas bastante compactas, ele mede apenas 4.24 metros de comprimento, 1.57 de largura e apenas 1.27 de altura. Suas rodas são aro 16 ou 17.
O GT 86 é impulsionado por um motor 2.0 Litros quatro cilindros Boxer (cilindros contrapostos) que entrega 200 CV de potência e um torque máximo de 14.7 kgfm. A força do motor Boxer associada a um peso de apenas 1.210 quilos (versão manual), e uma distribuição de peso quase perfeita de 53% na dianteira e 43% na traseira, fazem com que o esportivo seja capaz de atingir os 230 km/h de de velocidade máxima e de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos. É esperado para breve uma versão mais apimentada do GT-86, provavelmente com motor turbo. A tração é traseira e o câmbio é manual de 6 velocidades, ou opcionalmente automático também de seis marchas.
Muitos podem pensar que faltou um pouco de pimenta ao GT-86, porém a proposta da Toyota ao criar o GT-86 não foi desenvolver um superesportivo para reviver o Toyota Supra, ou um rival para o Nissan GT-R, mas sim criar um carro esportivo e divertido de ser dirigido, que fosse acessível a grande maioria dos japoneses, apaixonado por esse tipo de modelo. O GT-86 também nasceu para recuperar a tradição esportiva da Toyota, que desde a aposentadoria do Supra em 2002 estava praticamente esquecida.
Como manda a cartilha dos esportivo japoneses, o interior do GT 86 é bem sóbrio, nada de luxo ou sofisticação, tudo foi pensado para ser funcional ao máximo, e claro aliviar o peso extra do carro. Grande parte do painel conta com revestimento em fibra de carbono, há ainda detalhes em alumínio. Os mostradores traz em destaque um enorme conta-giros com fundo branco, na parte inferior deste mostrador há dois displays digitais que informam a velocidade e mostram informação de um mini-computador de bordo. No centro do painel há um moderno sistema multi-mídia.
O Toyota GT 86 mede 4.24 metros, ele concorrerá com Audi TT, Hyundai Genesis Coupe entre outros
O GT 86 promete ser o principal destaque do Tokio Motor Show que começa nesta semana. Além da Ásia ele também será vendido na Europa. Nos EUA segundo os rumores o GT86 será vendido pelas mãos da Scion, uma marca da Toyota voltada ao publico jovem e que tem seu principal mercado nos EUA.
Subaru BRZ:
A versão da Subaru do Toyota GT 86, será o BRZ, o modelo trará algumas sutis mudanças visuais, como novo design na dianteira e na traseira, além de interior com um novo painel. O Subaru BRZ terá sua versão de produção apresentada em breve.