Dodge trará de volta o sedan Dart

dodge dart 2013 teaser

A Dodge surpreendeu hoje (6 de dezembro) ao divulgar dois teasers de seu mais novo sedan compacto, o modelo que trará de volta o nome Dart, (que fez bastante sucesso no Brasil na década de 1970), será apresentado em janeiro no Salão de Detroit.

O novo Dodge Dart 2013 será produzido nos EUA sobre a plataforma do hatch médio Giulietta da Alfa Romeo, marca que também faz parte do grupo Fiat, assim como a Dodge.

As linhas deste novo Dodge Dart prometem ser um dos atrativos do carro, com traços esportivos, agressivos e musculosos, ao melhor estilo dos carros da Dodge, porém pouco terá a ver com o antigo Dart da década de 70.

dodge dart 2013

O Dodge Dart 2013 será o primeiro carro da marca a contar com motor quatro cilindros chamados de Tigershark, os propulsores deste novo modelo devem ser os seguintes: um 2.0 16v aspirado e um 1.4 MultiAir com turbo e intercooler. No caso do 2.0 16v ele deve equipar a versão top de linha Dart R/T com potência de 180 cv, enquanto o 1.4 MultiAir deve ter potência na casa dos 168 cv. A Dodge afirma que serão três opções de câmbio, um seis marchas manual, uma caixa seis marchas automatizada TCT (com dupla embreagem), enquanto a terceira opção ainda é segredo, segundo rumores a Dodge pode até oferecer uma inédita transmissão automática de 9 marchas da marca alemã ZF.

O novo Dodge Dart será montado na fábrica do grupo Chrysler em Belvedere, Illinois nos EUA.

dodge dart coupe 1973

Na foto acima um Dodge Dart Coupe de 1973

foto: Oscarkoepke / Wikipédia

Nostalgia…

O Dodge Dart ficou famoso no Brasil, o modelo lançado nos Estados Unidos em 1960 como um coupê, chegou ao Brasil em 1969 na versão sedan 4 portas, o modelo foi produzido pela Dodge no país de 1969 a 1981 nas versões coupê e sedan. Uma das características do Dodge Dart é que ele na época tinha o maior motor produzido no Brasil, um V8 3.5 litros a gasolina que desenvolvia 198 cv de potência e poderosos 41.5 kgfm de torque a 2400 rpm, na década de 1970 o Dart brasileiro superava facilmente os 180 km/h, concorrendo com Ford Maverick e Chevrolet Opala.

Compartilhe

Respostas de 2

  1. Esse futuro dodje dart a se manter fiel ao modelo vazado para a imprensa especializada será praticamente uma versão menor do seu irmão maior o charger, com demanda por carros mais racionais após a crise de 2009 nos EUA que quase faliu com o PRQ automotivo deles, é estranho eles manterem carrões beberroes como o charger por exemplo que lá é até viatura policial, ou então o anuncio da volta do dodje viper com seu monstruoso motor de vários cilindros e sede de leão,pois é, a verdade é que é preciso muito mais que uma crise para se mudar décadas de predileção por carrões potentes como é o caso dos EUA onde a tradição disso pode ser retratada em filmes e séries americanos que fizeram o mundo conhecer modelos como ford mustang e outras barcas da indústria automotiva americana,isso é os EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas