A austríaca KTM, começa vender ainda neste trimestre na Europa, a nova geração da Duke 690. A naked que foi mostrada no fim do ano passado no Salão de Milão, foi totalmente renovada, traz visual com características únicas, a Duke 690 continua sendo a moto com motor monocilíndrico (motor de apenas 1 cilindro) mais potente do mundo, este motor conta com 654 cm³, é do tipo LCA, quatro tempos, capaz de desenvolver incríveis e quase inacreditáveis 70 CV.
Visualmente a Duke ficou mais agressiva e moderna, tudo praticamente é novo neste modelo 2012. Além disso a 690 Duke ficou mais leve e segura. O peso foi reduzido para 150 quilos, outra novidade é a adoção de freios ABS de série, o conjunto foi desenvolvido pela Bosch. Os discos de freio são assinados pela renomada marca italiana Brembo.
Com este conjunto mecânico ela se da bem tanto no asfalto quanto em pequenas estradas de terras, podendo encarar ainda viagens, tanto é que a KTM oferecerá como opcional um kit com baús, para aqueles que planejam pegar a estrada com a Duke 690. Para quem não sabe a KTM tem uma forte tradição em criar motos aventureiras, as motos da marca austríaca venceram por diversas vezes o rali Dakar.
Um dos destaques da nova Duke 690 é seu exclusivo chassi tipo treliça, ele é feito de uma liga de alumínio especial, que permite que a moto seja mais rígida e bem mais leve, como em toda naked a KTM faz questão de deixar o chassi da 690 bem exposto, a pintura laranja característica da marca está presente no chassi.
Segundo dados de fábrica a KTM Duke 690 2012 pode ultrapassar facilmente e rapidamente os 160 km/h.
Na terra natal da KTM, a Áustria, o preço da 690 Duke partem de 8,498 euros, algo próximo de R$ 19,279. Se você gostou da Duke 690, saiba que a naked, é uma das motos que a KTM irá produzir no Brasil em 2012, ela será montada na fábrica própria da empresa, na Zona Franca de Manaus. As vendas devem começar no Brasil ainda no primeiro semestre de 2012.