A Chrysler está voltando suas atenções para o mercado brasileiro, a marca americana planeja uma forte ampliação em suas atividades no país para 2012, o primeiro fruto desta expansão é o Jeep Compass, o modelo chega para ser o SUV de entrada da marca no país, opção mais acessível ao Jeep Grand Cherokee, o Compass tem preço partindo de R$ 99.990.
Lançado nos EUA em 2006, o Jeep Compass passou por uma grande reestilização em 2011, onde ganhou um novo visual, novos motores e um interior completamente reformulado.
Mesmo tendo sido renovado no ano passado o Jeep Compass não traz o mesmo apelo em design que o Grande Cherokee, suas linhas são equilibradas e até bonitas, porém sem grandes atrativos. O Compass mede 4.44 m de comprimento, 1.66 m de altura e 1.81 m de largura, seu entre eixos é de 2.63 m de comprimento, medidas razoáveis para um Jeep, o porta malas leva apenas 325 litros, ou 725 litros com o banco traseiro rebatido.
O Compass deve conquistar compradores mais pela razão do que pela emoção, a versão vendida no Brasil conta com um razoável motor 2.0 16v, quatro cilindros, a gasolina, que é capaz de desenvolver 156 cv de potência e um torque máximo de 19.4 kgfm, contrariando o que muita gente esperava para o Jeep, a tração é 4×2 dianteira, e por enquanto não há previsão de chegada da versão 4×4 vendida nos EUA. Segundo a Jeep este motor foi preparado especificamente para o mercado brasileiro.
A transmissão é automática tipo CVT, com marchas continuamente variável, há opção de se fazer as trocas de forma manual sequencial através de toques na alavanca, o câmbio simula 6 marchas.
Por dentro o Jeep Compass conta com um interior moderno porém simples e sem muito luxo, o painel possui linhas interessantes e tudo é muito bem encaixado em seu devido lugar, ao melhor padrão da Jeep. Há alguns pontos negativos como a falta de bancos em couro, e detalhes como a tampa do tanque de combustível com abertura através de chave, detalhes quase que abomináveis para um carro de R$ 100.000.
Apesar de custar R$ 100.000 o Jeep Compass não conta com bancos em couro, além disso o tecido dos bancos é um tanto quanto simples, porém para compensar o teto solar elétrico (foto abaixo) vem de série.
A lista de equipamentos oferecidos de série no Jeep Compass é talvez um de seus melhores chamariz, é importante lembrar que não há opcionais, o modelo vem com teto solar elétrico, câmbio automático, seis airbags, freios com ABS e EBD, controle eletrônico para subidas e descidas, ESC controle de estabilidade, ar-condicionado automático, controle de tração, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sistema de som com CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e Bluetooth, além de disqueteira para seis CDs, há ainda limitador de velocidade, piloto automático, rodas de alumínio aro 17, faróis de neblina, volante multi-funcional, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, banco traseiro bi-partido entre outros itens.
A Jeep espera vender algo em torno de 2 mil unidades do Compass no Brasil em 2012, um número razoável pelas qualidades e atrativos do carro, que é uma opção interessante para quem quer ter um Jeep por menos de R$ 100.000, porém vale lembrar que o Jeep Compass terá um concorrente interno no Brasil, o Grand Cherokee Sport, este custa atualmente os mesmo R$ 99.900, porém este preço deve subir em breve devido ao IPI. Só para desencargo de consciência, o irmão maior e mais forte do Compass, o Jeep Grand Cherokee parte de R$ 154.900.
Respostas de 3
Para Mim e o mesmo carro tenho 2 carros Uma pagero Full e o crv mais nao do modelo 2012 antiga preta e estou querendo pegar a com´pass qual e melhor ? Podem me ajudar?
Boac tarde ,gostaria de saber qual melhor compra a nova crv 2012 ou jeep compass?
Resposta João Ulisses
Amigo depende do seu perfil, mas analisando o custo/benefício o Honda CR-V leva vantagem, ele oferece mais espaço, conforto, acabamento interno de melhor nível, além do que é mais barato, pelo preço pedido pelo Jeep Compass da pra levar a versão top de linha do CR-V que traz mais equipamentos e tração 4×4.
Mas claro que gosto e gosto, leve em conta também o apelo visual de ambos os carros, o Jeep Compass, traz visual mais diferenciado e fora do comum em comparação ao CR-V.
abraços