Audi R18 e-tron quattro – Modelo híbrido participará das 24 Horas de Le Mans

audi r18 e-tron hybrid

Enquanto que a Peugeot teve que abandonar o automobilismo devido a sua situação financeira corrompida, a Audi segue uma trajetória completamente diferente, a montadora alemã continua investido centenas de milhões de euros em seu programa de Motorsport, de crianção e preparação dos carros da marca que disputam provas de longa duração. Nessa última semana a marca apresentou em Munique na Alemanha o seu mais novo bólido, o R18 e-tron quattro, este não é um protótipo de corrida qualquer.

audi r18 quattro

O principal destaque do novo modelo R18, é a sua inovadora motorização. A ideia é mostrar que um carro de corrida pode ser extremamente rápido e ao mesmo tempo econômico e ecológico. Sob o capô ele traz um motor  3.7 L V6 TDI (diesel) com 510 CV de potência, que trabalha em conjunto com um sistema de propulsão híbrida nas rodas traseiras. Na prática, o R18 é um carro com tração integral, dai o nome Quattro usado no carro. Outra inovação é o sistema de reaproveitamento de energia, que armazenas a energia gerada nas frenagens para recarregar as carga do motor elétrico.

audi r18 e-tron

Além de servir de vitrine, as 24 Horas de Le Mans, principal prova do automobilismo mundial, também serve de laboratório para Audi. Em um futuro próximo varias das tecnologias inovadoras do R18 e-Tron poderão estar nos carros de rua da marca.

audi r18 e-tron hybrid

Acima o R18 Ultra, uma versão evoluída do R18 que venceu as última edição das 24 Horas de Le Mans, este modelo também estará na Le Mans 2012

O novo protótipo não irá substituir o R18 do ano passado. Neste ano a Audi irá disputar Le Mans com quatro carros (um a mais do que o ano passado),  sendo dois exemplares do R18 e-tron Hybrid e dois do R18 ultra, basicamente o modelo de 2011 com algumas melhorias.

audi r18

A estreia do R18 e-Tron quattro acontece no próximo dia 05, na prova de longa duração 6 Horas de Spa Francorchamps na Bélgica, já as 24 Horas de Le Mans está  marcada para os 16 e 17 de junho, com a ausência da Peugeot, neste ano a principal rival da Audi na prova será a Toyota, que também aposta sua fichas em um LMP1 híbrido.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas