Nos últimos dias, a Bentley criou uma grande expectativa em torno do lançamento do seu primeiro SUV, porém a apresentação do protótipo no Salão de Genebra acabou sendo um banho de água fria. Quem esperava um modelo de visual belo e esportivo inspirado no Continental GT, acabou se surpreendendo com o estranho e decepcionante EXP 9 F Concept.
Claro gosto é gosto mas na nossa humilde opinião as linhas do primeiro SUV da Bentley não são necessariamente bonitas. Ao invés de apostar na esportividade, os designers da Bentley prefiram colocar suas fichas em um visual elegante e imponente. O EXP 9 F parece um misto mal sucedido do Bentley Mulsanne (o sedan top de linha da marca inglesa) com o Land Rover Range Rover.
Se o exterior divide opiniões o mesmo não se pode dizer do interior, a Bentley cumpriu a promessa de criar o SUV mais luxuoso do mundo, do volante ao revestimentos dos bancos tudo é absolutamente sublime e impecável, o interior é feito artesanalmente, só há materiais nobres, como madeira, couro nobre, e alumínio.
Claro que não podemos esquecer que se trata de um conceito, por isso os engenheiro da Bentley tiveram a liberdade de criar coisas inusitadas como bancos com formas nunca vista, sistema multi-mídia com telas removíveis posicionadas atrás dos bancos dianteiros, a até mesmo um kit de prataria com copos, talheres, caixas e frascos. A tampa do porta malas vira uma espécie de mesa.
Além de ser o mais luxuoso, o SUV da Bentle, que por enquanto é chamado de EXP 9 F, também será o mais potente do planeta, a previsão é de que ele seja equipado com um poderoso motor W12 6.0 L com 600 CV de potência (isso mesmo 600 CV de potência), que irá trabalha em conjunto com um câmbio de 8 marchas. Haverá ainda um versão menos potente, com um motor 4.0 L V8.
A previsão é de que a produção do SUV seja iniciada em 2013, até lá vamos torcer para que o EXP 9 F ganhe um visual um pouco mais bonito.