A Mercedes lançou nessa semana no mercado brasileiro, o roadster SLK 250, equipado com um motor 1.8L capaz de desenvolver 204 CV, esta nova versão do SLK chega as ruas do Brasil com preço sugerido de R$ 249,900.
O SLK 250 será agora a única versão do Mercedes SLK vendido no Brasil, com este lançamento as versões SLK 200 CGI e SLK 350 deixam de ser vendidas no Brasil.
A nova estratégia da Mercedes se deve ao aumento de IPI que entrou em vigor no fim do ano passado, o roadster, que já não custava uma pechincha, foi um dos modelos mais afetado pelo aumento, que elevou em até 30% a alíquota sobre os carros importados. Após a alta de IPI, a versão mais básica do SLK que traz motor de 184 CV passaria a custar mais de R$ 250,000, antes do aumento esse era o valor pedido pela versão top de linha do SLK, que traz motor de 306 CV de potência e após o aumento passaria a custar mais de R$ 300.000. Então a Mercedes resolveu concentrar as vendas do SLK na versão intermediária SLK 250 e repassar apenas parte do aumento para o consumidor.
Mas voltando ao SLK 250, o modelo chama a atenção pelo seu moderno visual, inspirado no superesportivo SLS AMG. Um dos destaque é o teto retrátil que em 20s transforma o conversível em um roadster.
A primeira vista 204 CV de potência pode não parecer muito coisa (é realmente não é muita para um esportivo), porém graças a um peso de apenas 1,470 quilos e uma boa aerodinâmica, o SLK 250 consegue ter um desempenho invejável, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.6 segundos (1s a menos do SLK 350) e pode atingir uma velocidade máxima de 243 quilômetros por hora (limitada eletronicamente).
Além do temperamento nervoso, outro destaque do SLK fica para o seu interior. Como praticamente todo os modelos da Mercedes, a cabine do roadster traz um acabamento sofisticado e muito luxuoso. Mordomia é que não falta no SLK, os bancos são revestido com um tipo de couro especial que reflete a maior parte dos raios UV, o que diminui a temperatura dos assentos, a central multimídia com tela sensível ao toque, combina sistema de navegação e o sistema de áudio, o controle climático conta com duas zonas individuais de temperatura.
Equipamento de segurança é o que não falta no Novo SLK. O roadster vem equipado com um verdadeiro arsenal de segurança, de série ele traz seis airbags, Neck-Pro, um sistema que projeta o encosto para frente em caso de acidente evitando o efeito chicote, o carro traz ainda sensores de ré que auxiliam o motorista a estacionar e um equipamento capaz de detectar sinais de sonolência do motorista.
Com relação a previsão de venda para o SLK em 2012, a Mercedes é realista, esperando comercializar apenas 400 exemplares neste ano. Para ser um ideia do impacto do aumento do IPI, no segundo semestre de 2011 a marca já havia conseguindo emplacar 700 carros.
O SLK 250 terá como concorrentes o Audi TT Roadster (motor de 211 CV e preço de R$ 211.250) e o BMW Z4 (204 CV e preço sugerido de R$ 218,050).
SLK 55 AMG:
Pelo menos até o início do próximo semestre, o 250 será a única versão do SLK vendido no Brasil, porém até o final de 2012, a Mercedes promete trazer para o Brasil a versão superesportiva do roadster. Chamada de SLK 55 AMG, ela conta com um motor de mais 400 CV de potência e vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos, pena que por aqui o bólido não deve custar menos de R$ 400.000.